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Nichos são oportunidade para pequenos negócios da moda

atualizado em: 08/04/15

Da Redação

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SEBRAE identificou sete segmentações possíveis e preparou cartilha com orientação e dicas para empresários do varejo, que somam mais de 800 mil empresas no País

Da Redação

Moda gestante é um dos nichos que merece atenção dos empresários (Foto: Banco de Imagens)

Brasília – Pensar e investir em nichos de mercado é uma estratégia vantajosa e uma oportunidade para os cerca de 800 mil pequenos negócios ligados ao varejo da moda no Brasil. Assim, o SEBRAE identificou sete nichos de mercado que podem ajudar a aumentar a competitividade e alavancar o faturamento desses empreendedores. Os dados estão disponíveis em uma cartilha que apresenta estratégias de diferenciação, cenários e perspectivas, que devem ser exploradas por essas empresas de varejo da moda.

Moda plus size, gestante, sustentável, brechó, gospel, streetwear e country são segmentações possíveis neste mercado, segundo o levantamento do SEBRAE. “Os nichos de mercado são formados por consumidores que são mais exigentes quanto ao conceito do produto e da sua cadeia produtiva. Assim, atuar neles exige uma compreensão sobre o público, buscando entender ainda mais suas necessidades, anseios, percepções e comportamento”, recomenda a coordenadora de Varejo da Moda do SEBRAE, Wilsa Sette.

Veja a seguir as principais características dos nichos:

  • Moda plus size

A moda plus size ou moda GG é direcionada para pessoas que usam roupas acima do padrão convencional usado nas lojas, isso é, pessoas muito altas, com coxas grossas, bustos maiores, pés grandes ou que usam tamanho acima do 44. É um mercado em expansão que cresce 6% ao ano e movimenta cerca de R$ 5 bilhões, o que representa 5% do faturamento total do segmento de vestuário, segundo a Associação Brasileira do Vestuário (Abravest). Esse percentual corresponde a cerca de 300 lojas físicas e aproximadamente 60 virtuais. A expectativa, segundo a associação, é de um crescimento de pelo menos 10% ao ano. Mais da metade da população brasileira é público alvo da Moda Plus Size já que, segundo dados do Ministério da Saúde, 50,8% dos brasileiros estão acima do peso, e destes, 17,5% são obesos.

Estratégias de diferenciação

• Busque fornecedores que produzam peças com modelagem específica para o público plus size

• Ofereça produtos que possuam um bom caimento, proporcionem conforto e que estejam dentro das tendências da moda

• Aposte em peças com rendas, brilhos, cores e modelos da moda. Cada vez mais bem resolvidas, mulheres deste nicho querem peças com mais charme

• Ofereça serviços diferenciados para os clientes, como, por exemplo, um personal stylist

• Esteja atualizado quanto às tendências de moda, com revistas especializadas, acesso a blogs e sites de referência

• Participe de feiras do segmento como o Fashion Weekend Plus Size

• Segmente seu público e monte um mix de produto direcionado, como jovem, feminino, masculino, infantil, casual, festa, fitness, etc

• Treine bem os vendedores para atenderem de forma diferenciada este público que exige atenção especial

  • Moda gestante

É direcionada para mulheres que estão vivendo um momento muito delicado de suas vidas, passando por uma série de transformações que vão do humor ao corpo. São mulheres exigentes, que vivem um momento de ansiedade, impaciência e insegurança, provocadas pelas alterações de humor típicas da gravidez e que mudam de numeração a cada semana. É um mercado em expansão que pode apresentar uma oportunidade para os empresários do setor de vestuário.

Estratégias de diferenciação

• Ofereça, peças confortáveis que valorize a silhueta e a beleza feminina

• Tenha opções de peças com modelagem que facilitem a amamentação

• Invista em produtos aliados às tendências de moda, principalmente para as mulheres são mais jovens

• Participe de feiras especializadas e desfiles do setor para saber o que está sendo utilizado pelo mercado

• Invista em produtos para bebês como uma alternativa para aumentar as vendas

• Invista em provadores com espaço para bolsas, cadeiras e um espelho grande para dar conforto às gestantes

• Cuide para que o ponto de venda tenha banheiro ou esteja próximo a ele, já que a gestante precisa usá-lo com frequência

• Disponibilize cadeiras e poltronas confortáveis ao longo da loja, deixando-os à disposição para que as grávidas possam descansar durante suas compras

  • Moda sustentável

O público de moda sustentável é crítico, consciente de seus hábitos de consumo e, por isso, valoriza um produto muito além da modelagem e do belo, mas com respeito à ética, sua relação com a natureza e com as pessoas. Este público valoriza uma peça de roupa, calçado ou acessório que contemple, em alguma medida, os princípios de moda sustentável. Ou seja, que seja feita de matéria-prima renovável, que polua menos para ser fabricada e que seja oferecida por empresa que paga um valor justo aos trabalhadores envolvidos no processo de fabricação.

Estratégias de diferenciação

• Busque fornecedores que ofereçam produtos confeccionados com matéria-prima ecológica tais como: borracha reciclada de pneus; tecidos feitos a partir de garrafas plásticas pet, algodão reciclável e algodão orgânico, resíduos de indústria

• Ofereça peças artesanais em seu mix de produtos

• Valorize seu produto aliando artesanato à conscientização ambiental

• Invista no e-commerce, uma vez que uma das grandes dificuldades deste público é encontrar produtos que atendam às suas necessidades “verdes”

• Trabalhe uma boa comunicação destacando o que agrega valor ao produto

  • Moda brechó

O número de pequenos negócios de artigos usados com faturamento anual até R$ 3,6 milhões cresceu 210% em cinco anos no Brasil, segundo cadastro nacional do Sebrae. No período de 2007 a 2012, passou de 3.691 para 11.469 pequenos negócios, que representam 95% do total das empresas do segmento especializado na venda de artigos usados de vestuário, acessórios, móveis, utensílios domésticos e eletrodomésticos. Consumir peças usadas, exclusivas e reaproveitadas, tem se tornado uma alternativa de consumo na moda. Esse mercado oferece baixo risco e concorrência, público bem diversificado e fiel, e investimento inicial relativamente baixo se comparado com outros segmentos do comércio varejista.

Estratégias de diferenciação

• Cuide da apresentação da loja e dos seus produtos uma vez que qualidade, limpeza e organização

• Ofereça serviços diferenciados para seus clientes, como leilões, bar, café e música ambiente

• Especialize o seu negócio em um determinado segmento. Por exemplo: roupas sofisticadas, “fashion”, exóticos, roupas infantis

• Crie uma proximidade com o cliente para ter giro no estoque, pois nesse nicho de mercado, os fornecedores são pessoas físicas, inclusive, clientes

• Invista em networking para adquirir mercadorias, uma vez que os amigos, os clientes e amigos de clientes podem indicar mais fornecedores

• Formalize o seu negócio para o cliente saber que onde compra tem cadastro formal, recolhe impostos e aceita pagamento com operadoras de cartão de crédito

• Atente-se para o movimento do varejo tradicional para se posicionar. A troca das estações, por exemplo, é o período em que os brechós costumam vender mais.

  • Moda evangélica ou gospel

Os brasileiros adeptos da religião evangélica fazem parte de um grupo que movimenta um mercado próprio de artigos religiosos e de produtos feitos sob medida para eles. São mulheres e homens que buscam elegância, sofisticação, estilo e conforto em um visual comportado. Para as mulheres o objetivo é estarem discretas e comportadas, mas usando cores e estampas dentro das tendências da moda. Em 2010, o Brasil possuía 42 milhões de evangélicos, o equivalente a 22% da população brasileira segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Estratégias de diferenciação

• Ofereça roupas que utilizem materiais sofisticados, com qualidade no acabamento, boa modelagem e dentro das tendências da moda

• Atente-se para as características das roupas desse público: saias mais compridas e blusas sem decote. As transparências são sempre usadas com sobreposição a alguma outra peça

• Visitar eventos, assinar revistas e sites especializados é necessário para acompanhar as tendências da moda

• Esteja atento à estrutura do ponto de venda, o qual deve ser montado de acordo com as características deste público

• Diversifique o canal de vendas, o e-commerce pode ser uma excelente oportunidade de canal de vendas

• Cuide do atendimento e da linguagem, pois alguns cumprimentos são característicos do público evangélico. Isso deve se estender a seus funcionários

  • Moda streetwear

A moda streetwear nasceu no Brasil há pouco mais de 20 anos, sendo lançada por adeptos do skate. Hoje, ela também está associada ao estilo do jovem urbano, como sinônimo de frescor e juventude, utilizado por um público que não é, necessariamente, skatista. Segundo o estudo realizado pelo DataFolha, encomendado pela Confederação Brasileira de Skate (CBSk), o número de pessoas que andam de skate no país tem crescido nos últimos anos: em 2010 existiam 3,8 milhões de no país – um aumento de 20% em relação ao levantamento anterior realizado em 2006. O entorno cultural que o mercado possui e o impacto que ele promove no comportamento das pessoas influenciam inúmeras pessoas que nem sequer andam de skate.

Estratégias de diferenciação

• Crie estratégias de promoção em veículos de comunicação segmentados e sites especializados

• Invista em negócios on line e utilize as redes sociais para promover ações promocionais

• Utilize e-mail marketing e links patrocinados no Google, interagindo com a loja virtual

• Ofereça produtos criativos e inovadores, pois este nicho é extremamente criativo

• Foque em resultados estruturando os processos de gestão, vendas e finanças

• Procure aliar o negócio às práticas sustentáveis

  • Moda country

O estilo country no Brasil é uma mistura do tradicional cowboy americano com os trajes utilizados pela elite da Inglaterra em torneios e cavalarias. De forma geral, é utilizado por homens e mulheres que gostam de música sertaneja, frequentam rodeios e estão envolvidos de alguma forma com o cenário agropecuário nacional. Atualmente, as roupas são mais modernas e acompanham tendências de moda, sem perder, contudo, o estilo clássico como a preservação do corte mais alto da calça, utilização de fivelas e cintos, a manga longa nas camisas, a estampa xadrez, o conforto das botas, o uso de chapéu, entre outros elementos.

Estratégias de diferenciação

• Ofereça peças mais tradicionais como camisa xadrez, calça jeans, chapéu, roupas com franjas, calças e jaquetas jeans, lenços e botas, ambos com elementos de tendência de moda

• Ofereça, também, peças que não necessariamente sejam tradicionalmente country, mas que estejam na moda, principalmente para as mulheres, para complementar o mix de produtos e, assim, aumentar vendas

• Busque fornecedores que ofereçam produtos com modelagem e tecidos diferenciados, como, por exemplo, tecidos xadrez em seda com brilho. Esse público gosta de qualidade e exclusividade

• Invista em linhas personalizadas, como por exemplo, peças com couros exóticos como o de avestruz desde que tenha autorização do Ibama

• Aproveite eventos como feiras agropecuárias, rodeios e shows sertanejos para vender seus produtos ou realizar alguma ação de promoção

• Esteja sempre de olho nas novidades do mundo country como visita a rodeios e feiras e acesso a revistas e sites especializados

• Faça parcerias com duplas sertanejas, casas de shows e festas para promover a marca

• Invista no visual da loja e na decoração que remeta ao universo country para que o cliente se sinta em um espaço típico enquanto faz as compras

• Busque diversificar o negócio oferecendo, por exemplo, peças para selaria, consertos de chapéus, entre outros

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