
Mais buscados: MeI credito Sei boas praticas Consultoria

Da Redação
A partir desta quarta-feira, 5 de dezembro, a Costa Doce do Rio Grande do Sul ficará ainda mais atrativa com a Rota dos Patrimônios 100% Natureza, que integrará o Parque Nacional da Lagoa do Peixe, em Tavares, ao Refúgio de Vida Silvestre do Molhe Leste, em São José do Norte, ao Estuário da Lagoa dos Patos e à Estação Ecológica do Taim, ambos em Rio Grande.

O evento de lançamento oficial acontecerá a partir das 14h, no Partage Shopping, em Rio Grande, aberto ao público e com entrada franca. Com a realização de CDL Rio Grande, Sebrae RS e Governança Corporativa, a atividade terá a apresentação da pesquisa Potencialidades para o Turismo da Zona Sul do Estado – realizada por Unisinos e Sebrae –, palestra, coffee break, apresentação do roteiro e coquetel de confraternização (confira abaixo a programação completa). Na ocasião, também estarão presentes os prefeitos dos três municípios, lideranças de turismo e empreendedores.
A nova opção de passeio da região faz parte do segundo resultado entregue pelo Projeto Costa Doce Natureza do Sebrae RS. Em maio deste ano, entrou em operação a Via Ecológica Serra dos Tapes. “Com as duas novas atrações, a ideia do projeto é fortalecer o desenvolvimento turístico da região, realizando a estruturação do nosso produto e valorizando o potencial proporcionado pela natureza local”, explica Jussara Cruz Argoud, gestora de Projeto de Turismo da regional Sul do Sebrae RS.
No começo do Costa Doce Natureza, a rede de agências receptivas ao projeto contava com sete empresas. Até o fim deste ano, o número deve dobrar. A Via Ecológica Serra dos Tapes, que envolve os municípios de Pelotas e Morro Redondo, beneficia diretamente oito empreendedores. Agora, com a Rota dos Patrimônios 100% Natureza, mais de 50 micro e pequenas empresas terão ganhos, principalmente nos setores hoteleiro e de alimentação. “O Parque Nacional da Lagoa do Peixe recebe visitantes de diversos lugares do mundo. Com a integração e o desenvolvimento da rota, pretende-se que esses turistas expandam o trajeto e conheçam ainda mais as belezas do Sul do Estado”, complementa Jussara.
Assim, com seus contornos moldados por belas paisagens, a Costa Doce gaúcha, tão conhecida por sua imponente, bela e histórica arquitetura, passa a ser, também – e cada vez mais –, destino de quem pretende apenas contemplar lindos cenários.
Programação:
14h – Abertura / Livraria Vanguarda
14h30 – Apresentação da Pesquisa Sebrae/Unisinos Potencialidades para o Turismo na Zona Sul do Estado
Ministrante: Amanda Paim / Coordenadora Estadual do Turismo do Sebrae RS
15h30 – Coffee break
16h – Palestra Contribuições Econômicas do Turismo em Unidades de Conservação
Ministrante: Antônio César Caetano / Instrutor e integrante da Equipe Ampliada de Interpretação Ambiental do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio)
17h15 – Lançamento da Rota dos Patrimônios 100% Natureza
Ministrante: Jussara Cruz Argoud / Gestora do Projeto Costa Doce Natureza do Sebrae RS
17h30 – Apresentação da Rota
Ministrantes: Roséli Azi Nascimento e Rita Michelon
18h – Encerramento com coquetel de confraternização
Siga o SEBRAE RS
Notícias
12 de Dezembro de 20254 Salas do Empreendedor da região dos Vales recebem certificação de selo de referência em atendimento
SAIBA MAIS12 de Dezembro de 2025
Com atuação em mais de 50 municípios, Programa Cidade Empreendedora fortalece a retomada econômica do RS em 2025
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
17/10/2025 16:30
Primeira edição do Camaquã Summit movimenta negócios no sul do Estado
16/07/2025 10:00
Da tecnologia às pessoas, podcast do Sebrae RS traz tendências para o setor de alimentos e bebidas
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.