Mais buscados: mei credito SEI BOAS Praticas consultoria
Da Redação
Um dos municípios pioneiros no Estado ao abrir uma Sala do Empreendedor e aderir à Redesimples (Redesim, na época) em 2014, Nova Santa Rita dá mais um passo importante no fortalecimento de sua cultura de desenvolvimento econômico e social com o projeto para a instalação de um Escritório do Empreendedor. Com apoio do Sebrae RS, o novo espaço deve começar a funcionar em 24 meses, dentro do futuro Centro Administrativo, que terá licitação aberta ainda este ano.
Segundo o prefeito Rodrigo Battistella, a estrutura será uma das mais modernas do Estado. “Seremos novamente pioneiros e modelo para outras cidades, contribuindo para o processo de desburocratização em todo o Estado”, diz. Três das novidades para o espaço serão o aprimoramento das conexões entre as instâncias responsáveis pela liberação de alvarás – secretarias municipais, Bombeiros, Vigilância Sanitária, Meio Ambiente, dentre outras – todas interligadas pela Redesimples; uma moderna e ampla infraestrutura e um coworking que disponibilizará salas de trabalho e também para reuniões.
A analista de Articulação Territorial do Sebrae RS, Paula Nicolini, que acompanhou desde o início a evolução da Sala do Empreendedor na cidade, lembra o interesse que ela despertou na época. “Entre 2014 e 2018 tivemos mais de 80 prefeituras gaúchas e também uma caravana de prefeitos de Rondônia e da Zona da Mata Mineira visitando o espaço”. Segundo ela, foi uma corrida para ver de perto e replicar a experiência em outras localidades. “Hoje, a realidade da cidade é outra: várias empresas de logística estão se instalando às margens da BR-386, fator muito positivo ao desenvolvimento do município”, aponta Paula.
“A Prefeitura tem que ser facilitadora e fomentadora do desenvolvimento econômico, não uma complicadora”, salienta Battistella, que teve papel decisivo no crescimento da cidade, antes mesmo de se tornar prefeito, nas últimas eleições. De 2013 a 2018 ele comandou a secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico com dois principais desafios: desburocratizar processos – para encurtar os prolongados 120 dias de espera por um CNPJ – e priorizar as micro e pequenas empresas locais. Hoje, o tempo para abertura de empresas na cidade é de 24 horas e o número de MEIs cresceu de 450, em 2013, para mais de 2.200, em 2022.
“Conquistamos uma evolução muito grande graças àquele início, em 2014. O Sebrae RS nos ajudou a formatar e monitorar a sala piloto, trouxe sugestões e capacitação aos profissionais. Se resolvia tudo ali. Em 2016, ganhamos o prêmio de Prefeitura Empreendedora do RS”, lembra. A desburocratização e as políticas públicas voltadas para as micro e pequenas empresas, segundo ele, foram responsáveis por impulsionar a aceleração da economia. Em oito anos (de 2014 para 2022), o orçamento municipal saltou de R$ 100 milhões para R$ 200 milhões.
“Construímos em Nova Santa Rita um caminho de desenvolvimento econômico que vai ficar marcado para sempre em sua história. É um caminho que todas as cidades precisam trilhar para que as políticas sociais possam acontecer. Não há desenvolvimento social sem desenvolvimento econômico”, acredita o prefeito.
Segundo Marco Aurélio Copetti, gerente regional do Sebrae Sinos, Caí e Paranhana, estabeleceu-se com Nova Santa Rita uma aliança estratégica muito forte, que aliou a qualificação da Sala do Empreendedor com programas intensivos de treinamentos e consultorias.
“Os resultados desse trabalho acabaram atraindo muitos empreendedores e investidores para a cidade, fomentando todo um ecossistema de ações virtuosas que geraram e seguem gerando um crescimento muito grande”, afirma Copetti. Hoje, junto com o avanço e desenvolvimento das MPEs, Nova Santa Rita consolida-se como um dos maiores e mais importantes polos logísticos do Estado, atraindo gigantes do e-commerce como a Amazon e grandes marcas como Nestlé, Reiter Log, Darcy Pacheco, Zé Pneus, e a Central de Distribuição dos postos AMPM, já instaladas no município.
O Programa Cidade Empreendedora é uma iniciativa do Sebrae RS voltada a engajar gestores e servidores na promoção de políticas públicas para o apoio e fortalecimento do empreendedorismo nos municípios, respeitando suas realidades. O programa tem como principal objetivo a transformação local, visando impulsionar o desenvolvimento econômico como um todo, por meio de eixos estratégicos, com a potencialização e institucionalização de alguns capítulos da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
22 de Novembro de 2024Sebrae participa do lançamento da 4ª Edição do Open InnovationX em 2025
SAIBA MAIS22 de Novembro de 2024
Santa Maria conclui capacitações para fortalecer micro e pequenas empresas locais com 196 participantes em 2024
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
01/01/2024 15:00Plano de Voo tem dicas para participar da Black Friday sem comprometer as finanças do negócio
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.