Mais buscados: MEi credito SEI Boas Praticas CONSULTORIA
Da Redação
Chicago – Depois de um movimento que ficou conhecido como gourmetização, chegou a vez de voltar às origens. E o principal evento mundial do setor de restaurantes, a NRA Show Chicago 2017 reforça a retomada de uma alimentação mais simples como tendência, ao lado do uso da tecnologia desde a produção até o atendimento ao cliente. Essa pode ser a síntese observada pela missão do SEBRAE RS ao evento, que levou 13 micro e pequenas empresas gaúchas para os Estados Unidos. Além da feira, a viagem, que começou no dia 17 de maio e vai até hoje, 24 de maio, contou com visitas técnicas a alguns restaurantes e espaços de alimentação que são referência no mundo.
Entre as atividades desenvolvidas ao longo do período, o grupo acompanhou uma apresentação da Euromonitor, uma das mais conceituadas empresas de tendências de mercado, sobre o que deve acontecer no setor de alimentação até 2025. O coordenador estadual na Gerência Setorial de Comércio e Serviços do SEBRAE RS, Roger Klafke, resumiu o que foi detalhado e que também pode ser conferido nas visitas. “O consumidor não quer mais alimentação artificial. Ele busca produtos e cardápios mais simples, com poucos e conhecidos insumos, provenientes de produtores locais”, comenta. “É a retomada do saudável, da qualidade, da preocupação com a sustentabilidade dos restaurantes e empresas éticas, da substituição dos alimentos de origem animal e as pessoas estão dispostas a pagar um pouco mais por isso”, complementa.
A experiência também precisa trazer esse bem-estar, desde que o cliente chega ao restaurante, com o cuidado da ambientação, temperatura, serviço, de uma forma mais completa e sensorial. E essa vivência positiva precisa ser levada para o delivery, com alimentos entregues com alta qualidade e temperatura adequada e apresentados como se fossem no restaurante, ou o mais próximo disso, mesmo se forem pedidos pela internet. “Uma das novidades é a valorização do feito em casa, com a venda de produtos artesanais e naturais nos próprios locais que vendem os alimentos prontos. Eles oferecem a possibilidade de aquisição dos ingredientes porcionados, para que o consumidor prepare ou finalize os pratos em sua residência”, relata o coordenador.
Para Juliana Anspach, da Love Suco, de Porto Alegre, um dos aspectos que chamou a atenção foi a importância do food service não apenas para atender as pessoas que passam em uma loja, mas como uma ferramenta para trazer valor e agregar experiências a marcas e pontos de venda de outros segmentos. A loja da Ikea, que vende produtos para casa, por exemplo, faz de seu restaurante um espaço de convivência e qualidade de vida, que convida as pessoas a ficarem e a conhecerem as novidades apresentadas nos outros ambientes.
Com a participação na missão à feira, às visitas a restaurantes e a apresentação da Euromonitor, Juliana revela que fará ajustes em seu plano de expansão. “Revi alguns conceitos que tinha sobre ponto de vendas, formas de comercialização e delivery e conseguirei aproveitar em nosso negócio”, revela.
A missão à NRA Show Chicago 2017 não termina com a volta ao Rio Grande do Sul. No dia 23 de maio, foram apresentados, ainda nos Estados Unidos, os principais aspectos observados na viagem. Até o dia 30 de junho, cada empresário deverá enviar um plano de ação para o SEBRAE RS. E, em novembro, o grupo se reunirá novamente para relatar a implementação das melhorias e os resultados das visitas para seus empreendimentos.
A missão, promovida pelo SEBRAE RS, conta com a parceria da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-RS), Sindicato de Hospedagem e Alimentação de POA e Região (SINDHA) e Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria Região Uva e Vinho (SEGH).
Siga o SEBRAE RS
Notícias
11 de Dezembro de 2024Lançamento: Ecossistema de Inovação de Santiago é apresentado no dia 18
SAIBA MAIS11 de Dezembro de 2024
Seminário em Cruz Alta destaca oportunidades de Compras Públicas para Micro e Pequenas Empresas
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
01/01/2024 15:00Plano de Voo tem dicas para participar da Black Friday sem comprometer as finanças do negócio
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.