Mais buscados: Mei Credito Sei boas praticas consultoria
Da Redação
Caxias do Sul/RS – Um dos problemas que a indústria enfrenta atualmente é o destino das sobras de sua produção. O que fazer com o excedente de matéria-prima, com parte do que foi produzido e que, por algum motivo, não pode ser aproveitada? Ou ainda, quando houve uma mudança na decoração da empresa e boa parte dos móveis antigos pode ser descartada, o que fazer? Já pensou que estes materiais podem ser transformados em fonte de receita? Foi pensando nisso que surgiu O Sucateiro, uma plataforma digital que faz a intermediação entre quem precisa se “livrar” de resíduos e quem pode aproveitar esse material de alguma forma, como reciclagem, por exemplo. O Sucateiro é uma das empresas que participaram do Salão de Inovação, um dos espaços da 27ª edição da Mercopar, em uma série de atividades promovidas para aproximar micro e pequenas de grandes empresas.
O diretor de Marketing d´O Sucateiro, Rafael Nonemacher, participou das disputas do Sebrae Like a Boss (Foto: Eduardo Rocha)
Operando desde 2016, O Sucateiro surgiu quando um de seus diretores, que já atuava com outro empreendimento, percebeu, durante viagens pelo mundo todo, o quanto o material excedente atrapalhava as indústrias. “Isso ocorreu depois de mais de 1,5 mil visitas em 24 países. Assim surgiu a ideia de fazer esse material circular gerando lucro”, conta o diretor de Marketing d´O Sucateiro, Rafael Nonemacher. Ele revela que, em um primeiro momento, a empresa se autodenominava como “vendedora de estoque parado”. No entanto, diz, percebeu-se que era muito mais que isso. “Porque não era somente a sobra de produção que podíamos intermediar. Qualquer item sem utilidade dentro da indústria pode ser vendido por meio de nossa plataforma”, explica Nonemacher.
RECEITA – Apesar disso, os itens que mais giram no site d´O Sucateiro correspondem à região em que a empresa está instalada. O polo metalmecânico ainda responde pelo maior volume com peças de aço e sucata de metal, de uma forma geral. Por outro lado, conta o diretor, há setores bem distantes disso, como a moda. “A moda é uma área onde existem mudanças muito rápidas, coleções trocam a cada semestre e os estoques ficam trancados, a saída é vender, ainda que por um preço bem abaixo do mercado, para ter o mínimo de receita com itens que não sairiam do depósito, o que deixa quem compra bastante satisfeito também”, conta Nonemacher.
Poder falar de tudo isso em um ambiente como a Mercopar, deixa o jovem diretor com boas expectativas. Participar do Salão de Inovação é estar em um contexto de colaboração muito longe da competição. “Não nos vemos como concorrentes. Estar aqui conhecendo o que outras startups fazem, e falar também do nosso trabalho, cria uma rede de crescimento e desenvolvimento que beneficia a todos”, completa. O desafio Sebrae Like a Boss foi uma das atividades das quais O Sucateiro participou, ficando como terceiro colocado. Para conhecer mais d´O Sucateiro, acesse o site www.osucateiro.com.
A Mercopar é promovida pelo Sebrae RS com o apoio institucional da Fiergs, no Centro de Eventos da Festa da Uva.
Siga o SEBRAE RS
Veja Mais
Notícias
11 de Setembro de 2024Ecossistemas de inovação do RS concorrem em um dos maiores eventos do Sistema Sebrae
SAIBA MAIS09 de Setembro de 2024
Sebrae estreia na Feira do Livro de Lajeado com foco na Educação Empreendedora
SAIBA MAISVídeos
Ouça o podcast do SEBRAE
29/08/2024 11:00Empreendedores contam história de união para superar perdas após enchente no RS no podcast do Sebrae RS
22/08/2024 13:00Setor de alimentos e bebidas e de inovação são temas de episódios do Plano de Voo
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.