Mais buscados: mEI Credito sei BOAS Praticas CONSULTORIA
Da Redação
O projeto Energia Mais do Sebrae RS finalizou mais uma edição com grande sucesso. Em 2017, foram 110 empreendimentos participantes entre micro e pequenas empresas que compõem a cadeia produtiva de energia elétrica. O programa compreendeu atividades das regiões Metropolitana, Serra e Sul do Estado e gerou um aumento no índice de competitividade dos negócios atendidos.
De acordo com o gestor do projeto pelo Sebrae RS, Cleverton Paranhos da Rocha, o principal foco do trabalho em 2017 foi melhorar a qualificação da gestão comercial e a geração de parcerias entre empresas. Para isso, foram realizadas uma série de cursos e consultorias focadas no marketing digital e na cooperação empresarial, consultoria tecnológica de eficiência energética, meio ambiente, indicadores de desempenho, entre outros. “Foi possível mostrar a eles que os integrantes do grupo não devem se ver como concorrentes e sim como aliados e parceiros. Criar essa aproximação entre as pequenas empresas é fundamental para futuras alianças em projetos maiores”, revela.
Rocha conta que foram conquistados resultados importantes, tais como o aumento da taxa de sucesso em vendas e o aumento da competitividade dos pequenos negócios participantes dos projetos. Para o gestor do Sebrae RS, a taxa de conversão de orçamento em vendas é um dos fatores mais importantes para os empreendimentos inscritos.
O gerente Industrial da Gas Service Industrial, empresa de aquecimento industrial a gás, baseada em Canoas, Jorge Weis, afirma que a presença no Projeto Energia Mais ajudou a tornar o negócio mais competitivo comercialmente. “Aprendemos bastante no programa e agora é a hora de colocar em prática e fazer valer o tempo que tivemos sob a guarda do Sebrae RS. Antes não tínhamos a mínima noção do que era marketing e agora já estamos até organizando o setor”, afirma o gerente.
Experiência positiva também é o caso da Vaporsul Caldeiras e Aquecedores, de Gravataí. O gerente de Desenvolvimento e Gestão, Ariosto Moraes, afirma que a empresa é outra depois de participar do Projeto. “Embora tenha conhecimento gerencial por ter trabalhado muitos anos em grandes corporações, dirigir um negócio é completamente diferente e a oportunidade de trocar experiências como outros empreendedores é sempre válido. Além disso, nessa nova etapa poderemos usar a teoria aprendida em novas oficinas e consultorias. Estamos realmente ansiosos por continuar no Energia Mais”, assegura.
Nova oportunidade está com inscrições abertas
A terceira etapa do Projeto Energia Mais irá inscrever 120 empresas, com início das atividades em março. Interessados em participar na Capital e Região Metropolitana devem entrar em contato com Cleverton Paranhos pelo e-mail clevertonr@sebrae-rs.com.br ou pelo telefone (51) 99277-2158. Já os empreendedores das regiões Norte e da Serra podem solicitar mais informações com Aldoir de Morais no e-mail aldoirm@sebrae-rs.com.br ou no telefone (54) 99998.4376. Para o Sul do Estado o contato é a Luciana Fonseca no e-mail lucianaf@sebrae-rs.com.br ou pelo telefone (53) 99976-1578.
O Projeto Energia Mais conta com o apoio da Associação RS Óleo, Gás e Energia, da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (ABINEE-RS), do Arranjo Produtivo Local Metalmecânico Automotivo da Serra Gaúcha (APL MMeA da Serra Gaúcha) e do Arranjo Produtivo Local Naval (APL Naval) e Energia de Rio Grande e Entorno.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
11 de Dezembro de 2024Lançamento: Ecossistema de Inovação de Santiago é apresentado no dia 18
SAIBA MAIS11 de Dezembro de 2024
Seminário em Cruz Alta destaca oportunidades de Compras Públicas para Micro e Pequenas Empresas
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
01/01/2024 15:00Plano de Voo tem dicas para participar da Black Friday sem comprometer as finanças do negócio
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.