Loading SEBRAE

Mais buscados: Mei Credito SEI boas Praticas CONSULTORIA

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

O vinho é simples

Oficinas de degustação no Salão do Empreendedor atraem interessados em aprender mais sobre a bebida da qual o Rio Grande do Sul é referência nacional.

atualizado em: 26/08/18

Da Redação

COMPARTILHE

Todo mundo sabe que a serra gaúcha é a maior produtora de vinhos e espumantes do Brasil. Mas, recentemente, outras regiões do Estado têm se destacado na produção da bebida de Baco: Campanha, iniciando por Bagé até Itaqui, e Serra do Sudeste, indo de Encruzilhada do Sul até Piratini. Essas informações e outras dicas interessantes, desde a produção da uva até a harmonização, podem ser conferidas no Salão do Empreendedor, localizado no Pavilhão Internacional, na 41ª Expointer. O espaço é uma iniciativa da Farsul, do Senar-RS e do Sebrae RS, através do Programa Juntos para Competir, além de parceiros, como a Fecomércio/Senac-RS, a Fiergs/Senai-RS e a Embrapa.

O vinho é simples 1

 Foto: Marcos Nagelstein/ Agência Preview

No espaço, que também traz informações sobre a cadeia da soja e da carne, os visitantes podem entender melhor as regiões produtoras, suas características, tipos de uvas, regiões com denominação de origem, além de visualizar 32 rótulos de vinícolas gaúchas. Para deixar a experiência mais viva, o Salão do Empreendedor conta com oficinas de degustação gratuitas (11h30, 13h, 15h e 17h), aplicadas pelo Somelier do Ibravin, Arlindo Menoncim. Grupos de até 15 pessoas acompanham explicações saboreando dois tipos de vinho (um branco e outro tinto) e uma espumante, e aprendem um pouco mais sobre essa bebida que, segundo Menoncim, é simples e deve ser tratada como tal. “A gente pode tomar vinho em qualquer lugar, a qualquer hora e utilizando, até mesmo, copo plástico. Taça de cristal é glamour, mas o vinho é simples”, reforça.

O vinho é simples 2

Foto: Marcos Nagelstein/ Agência Preview

O Salão do Empreendedor segue com atividades na Expointer até 2 de setembro.

O vinho é simples 3

Foto: Marcos Nagelstein/ Agência Preview

O vinho é simples 4

Foto: Marcos Nagelstein/ Agência Preview

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

26 de Março de 2026

Sebrae RS leva potências periféricas ao palco do South Summit Brazil com rodada de pitches

SAIBA MAIS

 

26 de Março de 2026

Sebrae RS leva atendimento gratuito a grupos de impacto social durante o South Summit Brazil

SAIBA MAIS

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 09/01/2026 16:00

Google recebe programação do Retail Day Sebrae em Nova York

Sebrae RS Podcast 19/12/2025 12:00

Sebrae RS leva comitiva de micro e pequenos empreendedores para a maior feira de varejo do mundo, a NRF

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: