
Mais buscados: Mei CREDITO SEI Boas praticas Consultoria

Da Redação
Porto Alegre – Considerado um segmento novo no Brasil, os food trucks deixaram de ser apenas uma tendência para se consolidar como negócio. Para aprimorar ainda mais o setor, o SEBRAE/RS, em parceria com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), realizará uma oficina de trabalho no dia 20 de julho, das 19h às 22h, em Porto Alegre, com entrada franca. O encontro ocorrerá na unidade do SEBRAE Metropolitana (Rua General João Manoel, 282, Centro). As vagas são limitadas e as inscrições podem ser realizadas pelo telefone 0800-570-0800.
Segundo a gestora de projetos do SEBRAE/RS, Francine Oliveira Danigno, essa é a segunda iniciativa destinada aos proprietários de food trucks. “Temos alguns empreendedores atendidos no Polo Gastronômico de Porto Alegre, e também apoiamos um evento da Associação Portoalegrense de Food Truck (APOAFT), com orientações para montar o negócio”, conta.
O objetivo da oficina em parceria com a ABNT é discutir e estabelecer normas técnicas para um funcionamento padronizado e ainda mais qualificado do serviço. “Esse evento será importante para colher informações sobre como o segmento atua. É tudo muito novo ainda, pois esse formato de negócio surgiu no Brasil em 2008”, revela a gestora. Atualmente, 12 food trucks integram as atividades do Polo Gastronômico de Porto Alegre.
O presidente da APOAFT, Rafael Lemos, explica que a associação existe há pouco mais de um ano e possui 25 empresas associadas. Uma das ações atuais é o acompanhamento de um decreto que será regulamentado nos próximos dias. “Havia uma lei que englobava o comércio ambulante. O texto foi alterado, para incluir os carros, e aponta uma série de questões como espaço a ser utilizado, o que não pode ser comercializado, entre outras questões”, revela. Até então os proprietários atuavam em caráter de evento. Com a lei, poderão ocupar espaços definidos na cidade.
Lemos afirma que é importante acompanhar de perto todas as atividades relativas ao setor. “Estaremos nessa oficina, que deverá definir, por exemplo, questões de segurança, volume de água potável a ser conduzido, aspectos técnicos da cozinha, entre outros pontos”, ressalta.
De acordo com dados da associação, existem 30 food trucks regulamentados no Estado, e mais 20 em processo de formalização. Podem participar da oficina apenas empresas que já possuam CNPJ, com o limite de duas inscrições por registro.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
07 de Novembro de 2025Inova Centro de Santa Maria participa do ELI Summit Nacional 2025, em Natal (RN)
SAIBA MAIS05 de Novembro de 2025
Sebrae RS leva experiência prática e reconhecimento à Expo Favela RS 2025
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
17/10/2025 16:30
Primeira edição do Camaquã Summit movimenta negócios no sul do Estado
16/07/2025 10:00
Da tecnologia às pessoas, podcast do Sebrae RS traz tendências para o setor de alimentos e bebidas
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.