Loading SEBRAE

Mais buscados: mei CREDITO Sei Boas Praticas consultoria

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Oficina mostra o que fazer do lixo eletrônico

atualizado em: 21/06/12

Da Redação

COMPARTILHE

Legislação determina que fabricante se responsabilize pelos resíduos e integre cooperativas na reciclagem do material

Rio+20

A multiplicação de celulares, computadores, tablets e tantos outros aparelhos eletrônicos tem um efeito colateral: o lixo tecnológico. Onde e como descartá-lo? A oficina TI Verde e a Destinação de Resíduos Eletrônicos: Ganhos Econômicos e Ambientais, que aconteceu no Espaço Sebrae de Educação, no Parque do Flamengo, esclareceu dúvidas sobre a reciclagem, métodos de coleta alternativa e as vantagens do descarte correto para a economia e o meio ambiente.

O Espaço Sebrae de Educação faz parte da programação da instituição na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20.

Para o carioca Fabiano Freitas, 30 anos, empresário do ramo de informática, a oficina chegou em muito boa hora. O objetivo dele era saber o que fazer com placas, baterias e fios de computadores que contêm materiais tóxicos como cobre e chumbo. A política de resíduos sólidos também interessa bastante ao empreendedor. “Acabei de abrir uma empresa e esta é uma oportunidade de manter-me em dia com as políticas públicas e também atuar de forma responsável, em sintonia com as novas exigências do mercado”, define Fabiano.

Os palestrantes Juliana Antunes, sócia e administradora da Agência de Sustentabilidade, e Paulo Braga, da By3 Comunicação Design, lembraram que a Política Nacional de Resíduos Sólidos, que tem na logística reversa seu ponto alto, visa à inclusão social. A norma diz que, uma vez descartados, componentes e embalagens são de responsabilidade do fabricante.

“A logística reversa é viável. Um exemplo disso são os países europeus, que encontraram soluções compatíveis com a realidade deles. A diferença é que, no Brasil, pensou-se uma forma de integrar os catadores e as cooperativas, buscando recolocação profissional dessas pessoas”, destaca Juliana. De acordo com dados da Organização das Nações Unidas (ONU), de 2005, o Brasil produz cerca de 360 mil quilos de e-lixo, o chamado lixo tecnológico.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

04 de Dezembro de 2025

Sebrae RS articula Marau, Erechim e Passo Fundo em agenda estratégica de inovação

SAIBA MAIS

 

04 de Dezembro de 2025

9ª edição do Programa O Empreendedor reúne 30 empresas e apresenta resultados do ano em Estação/RS

SAIBA MAIS

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 17/10/2025 16:30

Primeira edição do Camaquã Summit movimenta negócios no sul do Estado

Sebrae RS Podcast 16/07/2025 10:00

Da tecnologia às pessoas, podcast do Sebrae RS traz tendências para o setor de alimentos e bebidas

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: