Mais buscados: MEI credito SEI Boas praticas CONSULTORIA
Da Redação
Caxias do Sul – A marca da qualidade na produção rural é um caminho sem volta. Pelo segundo ano consecutivo, o Programa Juntos para Competir (FARSUL, SENAR-RS e SEBRAE/RS) promoveu, em Caxias do Sul, o Fórum de Pecuária de Corte nos Campos de Altitude. Com lotação mais do que esgotada, na terça-feira, dia 21 de junho, o evento contou com a presença de 230 produtores rurais e técnicos da região interessados nos conhecimentos específicos e de mercado apresentados por especialistas convidados.
Com a abordagem focada na qualidade das criações e suas perspectivas para crescer em um cenário desafiador como o ano de 2016, o encontro foi uma oportunidade para o debate e a troca de informações sobre os avanços produtivos e tecnologias disponíveis. O Salão da Comunidade Dall Agno, onde foi realizado o Seminário, recebeu os convidados que manifestaram uma repercussão imediata: “Ao final de cada palestra, percebia-se a motivação dos participantes com as oportunidades apresentadas e eles já demonstraram interesse para uma próxima edição”, comenta o coordenador estadual de Pecuária de Corte do SEBRAE/RS, Roberto Grecellé.
A realização do encontro teve o apoio fundamental do Sindicato Rural de Caxias do Sul e da Secretaria Municipal de Agricultura, que conseguiram mobilizar os produtores para a importância do conhecimento sobre as inovações tecnológicas e suas consequências na qualificação da criação. “No caso da Serra Gaúcha, a característica principal da pecuária de corte é a criação de terneiros. Sendo assim, fez todo o sentido a apresentação do professor da UFRGS, Júlio Barcellos, a respeito da gestão de rebanhos de cria focada em eficiência produtiva”, conta o coordenador.
Em um momento mais técnico, o representante da Fepagro, João Ricardo Martins, explicou sobre o controle estratégico do carrapato, tema solicitado pelos próprios produtores da região. “Foi muito oportuno saber das implicações negativas que o carrapato gera no gado de corte, causando problemas aos criadores”, diz Grecellé, salientando o estímulo deixado pela engenheira agrônoma Yara Suñe e sua trajetória de sucesso. “Sendo também diretora da Farsul, Yara tem visão de mercado e experiência suficiente para literalmente emocionar os participantes com o relato de sua própria criação”, finaliza.
Apoiaram o evento a Emater, os sindicatos rurais de várias localidades e o sindicato dos trabalhadores rurais.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
21 de Março de 2025Municípios atingidos pela enchente de 2024 discutem medidas para retomada da economia em evento promovido pelo Sebrae RS
SAIBA MAIS20 de Março de 2025
Encontro sobre Retomada Econômica em Bento Gonçalves Reúne Gestores Públicos da Região dos Vales
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
Varejo do futuro, loja física e insights da NRF são destaques na nova temporada do Plano de Voo
Plano de Voo aborda tendências para o varejo em 2025
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.