Mais buscados: mEI crEdito SEI boas Praticas CONSULTORIA
Da Redação
Caxias do Sul – A marca da qualidade na produção rural é um caminho sem volta. Pelo segundo ano consecutivo, o Programa Juntos para Competir (FARSUL, SENAR-RS e SEBRAE/RS) promoveu, em Caxias do Sul, o Fórum de Pecuária de Corte nos Campos de Altitude. Com lotação mais do que esgotada, na terça-feira, dia 21 de junho, o evento contou com a presença de 230 produtores rurais e técnicos da região interessados nos conhecimentos específicos e de mercado apresentados por especialistas convidados.
Com a abordagem focada na qualidade das criações e suas perspectivas para crescer em um cenário desafiador como o ano de 2016, o encontro foi uma oportunidade para o debate e a troca de informações sobre os avanços produtivos e tecnologias disponíveis. O Salão da Comunidade Dall Agno, onde foi realizado o Seminário, recebeu os convidados que manifestaram uma repercussão imediata: “Ao final de cada palestra, percebia-se a motivação dos participantes com as oportunidades apresentadas e eles já demonstraram interesse para uma próxima edição”, comenta o coordenador estadual de Pecuária de Corte do SEBRAE/RS, Roberto Grecellé.
A realização do encontro teve o apoio fundamental do Sindicato Rural de Caxias do Sul e da Secretaria Municipal de Agricultura, que conseguiram mobilizar os produtores para a importância do conhecimento sobre as inovações tecnológicas e suas consequências na qualificação da criação. “No caso da Serra Gaúcha, a característica principal da pecuária de corte é a criação de terneiros. Sendo assim, fez todo o sentido a apresentação do professor da UFRGS, Júlio Barcellos, a respeito da gestão de rebanhos de cria focada em eficiência produtiva”, conta o coordenador.
Em um momento mais técnico, o representante da Fepagro, João Ricardo Martins, explicou sobre o controle estratégico do carrapato, tema solicitado pelos próprios produtores da região. “Foi muito oportuno saber das implicações negativas que o carrapato gera no gado de corte, causando problemas aos criadores”, diz Grecellé, salientando o estímulo deixado pela engenheira agrônoma Yara Suñe e sua trajetória de sucesso. “Sendo também diretora da Farsul, Yara tem visão de mercado e experiência suficiente para literalmente emocionar os participantes com o relato de sua própria criação”, finaliza.
Apoiaram o evento a Emater, os sindicatos rurais de várias localidades e o sindicato dos trabalhadores rurais.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
16 de Setembro de 2024Programa do Sebrae RS e Prefeitura de Poa apoiará 39 startups gaúchas com soluções para cidades resilientes, turismo e saúde.
SAIBA MAIS13 de Setembro de 2024
Rodada de Negócios amplia conexões comerciais e fortalece setor alimentício da região do Vale do Rio Pardo
SAIBA MAISVídeos
Ouça o podcast do SEBRAE
29/08/2024 11:00Empreendedores contam história de união para superar perdas após enchente no RS no podcast do Sebrae RS
22/08/2024 13:00Setor de alimentos e bebidas e de inovação são temas de episódios do Plano de Voo
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.