
Mais buscados: MeI credito Sei boas praticas Consultoria

Da Redação
No ano em que a solidariedade e o cuidado com as pessoas ganharam um caráter de urgência, o orgulho em pertencer a organizações voltadas ao desenvolvimento social foi acentuado entre duas entidades do Rio Grande do Sul: Sesc/RS e o Sebrae RS estão entre as três melhores empresas do terceiro setor para trabalhar no Brasil. O reconhecimento nacional veio através do Ranking Melhores Empresas para Trabalhar GPTW na categoria Terceiro Setor 2020, coordenado pela Great Place to Work® (GPTW), empresa que atua em mais de 61 países, sendo referência no assunto. O Sesc/RS recebeu a primeira colocação e o Sebrae RS ocupou o terceiro lugar. O reconhecimento é o resultado de uma série de ações desenvolvidas por ambas as empresas, pensando na elevação do patamar de gestão para níveis de excelência.
A gerente de Recursos Humanos do Sesc/RS, Elizabeth Carvalho, conta que uma das estratégias para alcançar este resultado é identificar quem tem afinidade com a missão de melhorar a vida das pessoas desde o processo seletivo. “Não importa a posição que a pessoa vai ocupar na organização, ela tem que ter a vocação para o trabalho social e o entendimento de que participará de uma construção colaborativa para promover mudanças na sociedade. Por isso, os objetivos, desafios e estratégias são compartilhados pelas lideranças com todos os funcionários. Esse afinamento traz resultados e os resultados também são compartilhados, o que gera muita satisfação entre todos de estar fazendo parte de algo que faz a diferença na vida das pessoas”, afirma.
Elizabeth ainda ressalta que, além do cuidado com a sociedade, promovendo ações de solidariedade, cultura, esporte e educação que foram planejadas e executadas durante a pandemia, houve uma preocupação especial com a saúde dos trabalhadores da organização. Rotinas e programas foram adaptados para o ambiente virtual, informações foram amplamente disponibilizadas para que os colaboradores replicassem em casa os cuidados necessários para prevenir a Covid-19. Foram distribuídos EPIs e implementadas mudanças como maior espaçamento e jornada presencial em escalas. Um software foi desenvolvido para identificar quem teve contato, no local de trabalho, com algum funcionário que venha a testar positivo, permitindo a ampliação de medidas preventivas. A soma da vocação para a missão, visualização dos resultados e do sentimento de reciprocidade do cuidado colaboram para que o Sesc/RS tenha sido considerada a melhor empresa do Terceiro Setor para trabalhar no Brasil.

Já o Sebrae RS pontua que o resultado obtido no respectivo ranking é fruto de um trabalho sistemático de uma gestão de pessoas, que entende seus colaboradores como aqueles que criam soluções para melhorar a vida dos empreendedores. E, a partir dessa visão, são estimulados comportamentos de protagonismo e atitude inovadora, propiciando o engajamento das pessoas com o propósito da organização – empreendedorismo que transforma. Para tanto, há uma série de iniciativas internas que dão suporte a essa estratégia, como o laboratório interno de inovação – Colab.
Em 2020, a gerente de Recursos Humanos do Sebrae RS, Carla Dutra, destaca ainda o cuidado que a empresa teve com seu time de colaboradores no enfrentamento da pandemia. Suporte material e emocional para que as pessoas pudessem se adaptar ao novo tipo de trabalho foram constantes. Palestras com profissionais de saúde, realização de testes Covid-19, acompanhamento próximo dos gerentes junto a suas equipes e comunicação transparente foram os principais mecanismos para o enfretamento da pandemia.
Além disso, a diretoria do Sebrae RS é bem próxima dos colaboradores. A comunicação na empresa é colaborativa, sendo que seu principal canal é uma rede social interna e, também, dispõe de espaços institucionalizados de conversas entre os colaboradores e a direção.
Nesta 4ª edição do ranking GPTW, que reconhece as Melhores Empresas do Terceiro Setor, foram 87 empresas inscritas e, em 2021, 15 empresas receberam o reconhecimento. Saiba mais em https://gptw.com.br.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
12 de Dezembro de 20254 Salas do Empreendedor da região dos Vales recebem certificação de selo de referência em atendimento
SAIBA MAIS12 de Dezembro de 2025
Com atuação em mais de 50 municípios, Programa Cidade Empreendedora fortalece a retomada econômica do RS em 2025
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
17/10/2025 16:30
Primeira edição do Camaquã Summit movimenta negócios no sul do Estado
16/07/2025 10:00
Da tecnologia às pessoas, podcast do Sebrae RS traz tendências para o setor de alimentos e bebidas
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.