Mais buscados: Mei credito SEI boas praticas CONSULTORIA
Da Redação
Esteio – Os alimentos sem glúten foram feitos para os pacientes celíacos que de fato não podem ter contato com a proteína. Porém, existem muitas pessoas que retiram o glúten da alimentação na busca do emagrecimento. Para debater sobre alguns mitos e verdades deste tema, Marta Ladrizzi, da Ladrizzi Glúten Free, e Ester Benatti, vice-presidente da Associação dos Celíacos do Brasil no Estado (Acelbra-RS), estiveram presentes no Salão do Empreendedor na Expointer 2017, neste sábado, 2 de Setembro.
Marta Ladrizzi e Ester Benatti palestraram no Salão do Empreendedor (Foto: Giovani Vieira)
Moda nos últimos anos, as dietas livres de glúten e lactose têm sido disseminadas como uma opção para perda de peso. Segundo Ester Benatti, da Acelbra-RS, o emagrecimento se dá a outros fatores que não estão ligados diretamente ao glúten. “Muitas pessoas retiram da sua alimentação, junto com o glúten, alimentos que possuem carboidrato, como os pães e biscoitos, e passam a consumir legumes e vegetais em maior quantidade. É isso que ocasiona o emagrecimento, e não o glúten em si”, explica. Estar ainda atenta que, caso a pessoa note que o emagrecimento é ocasionado pela retira do glúten, em específico, a pessoa precisa realizar exames, pois esse fato não é normal e ocasiona alguma doença relacionada diretamente com o consumo do glúten.
Apesar de Porto Alegre ser a capital que mais tem diagnósticos de doença celíaca no país, ainda falta muito para que restaurantes e bares passem a oferecer opções de pratos sem glúten ou lactose. “É difícil produzir sem farinha, leite ou ovos. Mas é possível”, afirma a Chef Marta Ladrizzi, proprietária da Ladrizzi Glúten Free, marca de congelados sem a proteína e com produtos sem leite em suas composições.
As especialistas ressaltaram ainda que a produção deve ser separada, para que não haja contaminação cruzada. Outras questões que precisam ser trabalhadas, segundo elas, é a falta de informação e os valores dos produtos livres de glúten e leite, que precisam de demanda para aumentar a escala de produção e oferecer produtos mais em conta.
Salão do Empreendedor
O Salão do Empreendedor é uma iniciativa da FARSUL, do SENAR-RS e do SEBRAE/RS, através do programa Juntos para Competir, com parceria da Fecomércio/Senac-RS, SENAI-RS e apoio da Embrapa por meio das unidades Pecuária Sul, Uva e Vinho e Clima Temperado. Nesta edição da Expointer, considerada uma das principais feiras do setor agropecuário na América Latina, o Salão do Empreendedor tem sua programação orientada a partir dos sete segmentos selecionados por seu potencial de desenvolvimento no Rio Grande do Sul: Apicultura, Horticultura, Olivicultura, Ovinocultura, Pecuária de Corte, Leite e Vitivinicultura. Neste ano, todo conteúdo, atividades e atrações interativas proporcionados pelo Salão do Empreendedor estão relacionadas à ideia de mostrar as principais cadeias produtivas do Rio Grande do Sul com a perspectiva ‘do campo à mesa’. Dessa forma, o público conseguirá perceber a conexão do que é fornecido pelos produtores rurais, passando pelos meios de processamento até a oferta ao consumidor.
Com a inclusão da Fecomércio/Senac-RS, do Senai-RS e da Embrapa (apoio) ao grupo de entidades responsáveis pela organização do espaço e das atividades, o Salão torna-se mais completo. “A grande ideia é mostrar como se faz e o que está envolvido na produção de itens do dia a dia – detalhando cuidados, técnicas e tecnologia – e, claro, além disso, gerar oportunidades de negócios”, diz o presidente do Sistema Farsul e do Conselho Deliberativo Estadual do SEBRAE/RS, Carlos Rivaci Sperotto.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
21 de Março de 2025Municípios atingidos pela enchente de 2024 discutem medidas para retomada da economia em evento promovido pelo Sebrae RS
SAIBA MAIS20 de Março de 2025
Encontro sobre Retomada Econômica em Bento Gonçalves Reúne Gestores Públicos da Região dos Vales
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
Varejo do futuro, loja física e insights da NRF são destaques na nova temporada do Plano de Voo
Plano de Voo aborda tendências para o varejo em 2025
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.