Loading SEBRAE

Mais buscados: SEI credito mei Consultoria boas praticas

Loading SEBRAE

Notícias

Os pequenos negócios são importantíssimos para o desenvolvimento social e econômico do Brasil

04/12/12

Da Redação

COMPARTILHE

Bruno Quick, gerente de Políticas Públicas do Sebrae-NA, ressaltou no Fórum de Gestão Pública, a necessidade das prefeituras apoiarem fortemente as MPEs locais

Da Redação

Bruno Quick (Foto: Joao Alves)

Porto Alegre – Pequenos Negócios e Prefeituras Municipais: uma parceria estratégica para o Rio Grande do Sul e o Brasil. Esse foi o tema da palestra do gerente de Políticas Públicas do Sebrae Nacional, Bruno Quick, no V Fórum de Gestão Pública, na manhã desta terça-feira (04/12), em Porto Alegre. .Ele falou como o Sistema Sebrae pode contribuir para a construção desse processo. Começou abordando o tema do Produto Interno Bruto brasileiro, que hoje está entre o seis maiores do mundo, “mas que apresenta uma distribuição de renda muito irregular. Há uma grande concentração de renda nas camadas mais favorecidas da população, o que causa uma série de problemas sociais no país”.

Para Quick, “mais do que fazer crescer o PIB, temos que nos preocupar em desenvolver o nosso país. E, nada melhor do que fazer crescer os municípios, a base da sociedade, para fazer impulsionar o estado e a nação”. O gerente de Políticas Públicas do Sebrae-NA ressaltou, também, que a distribuição da renda empresarial é muito desparelha, com as grande empresas concentrando mais de 67% da renda. “E isso é muito ruim, pois as micro e pequenas empresas representam 99% dos empreendimentos deste país e precisam ter uma fatia maior da renda empresarial”.

Para que isso ocorra, conclamou os prefeitos a valorizarem os negócios de micro e pequeno porte, “pois eles são fundamentais para o desenvolvimento social e econômico das cidades que os senhores administram”.

Bruno Quick destacou a importância da formalização dos empreendedores individuais e da implementação da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas em todos os municípios brasileiros. “É uma forma concreta de oportunizar mais geração de renda e de empregos em todos os recantos deste país”, avaliou. E valorizou a atuação do Sebrae nestes dois processos, especialmente no que diz respeito a inserção dos benefícios da lei no cotidiano dos pequenos negócios, por meio da priorização de quatro capítulos: desburocratização, incentivo a formalização dos Eis, formação de agentes de desenvolvimento municipal e a presença das MPEs nos processos de compras governamentais.

Segundo Quick, hoje 15% dos municípios brasileiros estão praticando a Lei Geral das MPEs de forma efetiva. “Esse número ainda é pequeno para o que queremos em relação a implementação da legislação, mas estamos trabalhando arduamente para ampliar esse indicador”, apontou.

O Sebrae, por meio de Bruno Quick, apontou dez passos para que as administrações municipais possam melhorar o ambiente de negócios para as micro e pequenas empresas.

Entre eles, preparar o gestor público e os servidores para o desenvolvimento com base na Lei Geral das MPES, apoiar a formalização e o sucesso dos EIs, prestigiar os comerciantes do município, fortalecer os empreendedores da indústria a atrair investimentos, modernizar e profissionalizar as atividades dos prestadores de serviços, promover os empreendedores do turismo com iniciativas de desenvolvimento, fortalecer o associativismo dos agricultores familiares, ativar o acesso à tecnologia para os empreendimentos rurais, trabalhar os empreendimentos para os desafios da sustentabilidade, e estimular o ensino do empreendedorismo e a cultura da comparação.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

23 de Maio de 2018

Negócios no Estande Coletivo do RS no SICC já somam 3,8 milhões

SAIBA MAIS

 

23 de Maio de 2018

Empreendimentos de saúde organizam compra conjunta

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 21/05/2018 16:40

Santa Cruz do Sul terá Sessão de Crédito e Negócios

Sebrae RS Podcast 15/05/2018 14:32

Sessão de Crédito ensina sobre financiamento em Caxias do Sul

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: