Loading SEBRAE

Mais buscados: mei crEdito SEI BOAS PRATICAS CONSULTORIA

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Os resultados concretos da missão à Feira Médica

Empreendedores que estiveram na Alemanha, em 2018, destacam avanços obtidos a partir da experiência

atualizado em: 16/05/19

Da Redação

COMPARTILHE
O encontro ocorreu na Santa Casa, que tem um programa voltado para empresas e startups médicas chamado Programa de Inovação na Saúde.
O encontro ocorreu na Santa Casa, que tem um programa voltado para empresas e startups médicas chamado Programa de Inovação na Saúde.
Foto: Moglia Comunicação Empresarial

Seis meses após retornarem da Imersão Empresarial Internacional Feira Médica 2018, realizada em novembro do ano passado em Düsseldorf, na Alemanha, chegou a hora de apresentar os primeiros resultados a partir do que se viu e vivenciou nessa que é uma das mais importantes feiras do mundo no setor de saúde. A imersão foi organizada por Sebrae RS, FIERGS, e Governo do Estado, com o apoio do Cluster de Tecnologia para a Saúde do RS.

Ao longo de toda quarta-feira, 15 de maio, seis dos nove empresários que foram à Alemanha, e representantes do Sebrae RS, FIERGS e Governo do Estado, reuniram-se no Centro de Inovação da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. A tarde começou com a coordenadora setorial da Saúde e Bem-estar do Sebrae RS, Ana Paula Rezende, que esteve com o grupo na viagem, fazendo um resgate de tudo o que de mais importante aconteceu na Feira Médica 2018. Ela começou lembrando as visitas técnicas em empresas na Holanda, onde o grupo conheceu laboratórios de última geração, entre outros. Durante a viagem, o grupo fez 246 contatos com representantes de mais de 16 países, ao todo, 70% das empresas tiveram acesso a novas tecnologias e geração de conhecimento.

Em seguida, foi a vez da KeD Tecnologia comentar como as feiras influenciam no crescimento da empresa, no aumento de faturamento e na ampliação e prospecção de mercado. “Através da feira, conseguimos acessar áreas que não tínhamos antes. Hoje, temos contato com Hospital de Clínicas, Moinhos de Vento e Hospital Albert Einstein”, reforça Nádia Guimarães, diretora da KeD Tecnologia, que esteve na Feira Médica pela terceira vez.

Integrante do Cluster de Tecnologia para a Saúde RS e Projeto Conexão RS desde 2015, a Domo Salute, especializada em consultoria regulatória para fabricantes estrangeiros, foi em todas as edições da Feira Médica, desde então. Israel, USA, Singapura, Alemanha, Suíça e China estão entre os países parceiros da empresa, contatos que surgiram a partir das experiências nessa imersão internacional proporcionada pelo Sebrae RS. Diego Louzada destaca que, em cada feira, é preciso ter objetivos bem concretos. Para ele, realizar negócios é importante, mas “ter continuidade é indispensável. Além disso, pensar em sedimentar a marca, conhecer novos países e traçar objetivos e ter um planejamento bem claro são fundamentais para atingir resultados melhores”.

O CEO da DHMed, Rafael Heck, representou a empresa pela primeira vez no evento e voltou satisfeito. “A feira é dinâmica, muito grande e cheia de oportunidades. Fiz contatos com alemães, americanos e israelenses. São aproximações iniciais que podem se tornar grandes negócios”, relata.

“Foi a experiência mais importante que eu tive na vida profissional. Na Feira, a gente viu os benefícios reais entre a formação acadêmica e a realidade. Quero devolver para a sociedade tudo o que aprendi nessa viagem”, destaca a Laura Severo, diretora da Luthier Saúde Funcional. A empresa, que tem como propósito o modelo assistencial de reabilitação física, foi a quarta se apresentar e compartilhar os ganhos. Por lá, descobriram dois pavilhões inteiros voltados ao mercado de reabilitação.

“Em 2015, estava nos fundos de casa, eu, um sócio e um cachorro. Essa era a BeeIT no início do Cluster. Minha empresa só existe hoje por conta do envolvimento nessas feiras e por parceiros como o Sebrae RS”, comenta Sandro Pinheiro, proprietário da BeeIT. Especializada em soluções através de softwares para medicina, hoje, a empresa tem como clientes o Mãe de Deus, a Santa Casa e hospitais no Chile, Colômbia, Argentina e prospectam outros no Peru e nos Estados Unidos.

Quem encerrou a tarde de apresentações foi a Angiolux Dispositivos Médicos. Em função de diferentes perdas de capital, descontinuidades de clientes e redução brusca no faturamento da empresa, a Angiolux foi buscar na Feira Médica a “luz no fim do túnel”. Com um cenário tão incerto, fazer negócios seria fundamental. A empresa chamou a missão de “estratégia de salvamento”, agendando cerca de 30 reuniões na Alemanha. “Tivemos excelentes oportunidades e motivações para enfrentarmos o nosso cenário. A experiência foi fundamental para não deixarmos nosso negócio morrer”, garante a gerente comercial e de marketing da Angiolux, Luciana Colao.

Ao longo de toda a tarde, os empresários também aproveitaram o tempo para trocar experiências e mostrar os conhecimentos que a Feira proporcionou, em um bate-papo informal recheado e coberto de conhecimento. A expectativa é de repetir em 2019 o sucesso da Imersão Empresarial Internacional Feira Médica do ano passado. O edital será lançado em agosto. Fique ligado!

Além da Feira Médica

A Santa Casa, instituição onde aconteceu o encontro entre os empresários médicos, tem um programa voltado para empresas e startups médicas chamado Programa de Inovação na Saúde. A iniciativa tem como objetivo melhorar a rotina do hospital, além de ser uma oportunidade de entrada de novos projetos na rotina da instituição. “Queremos de alguma forma conectar iniciativas que estão no mercado e nas universidades e que podem agregar valor à Santa Casa e outros hospitais filantrópicos. Temos a expectativa de formarmos uma rede de trabalho, onde se consiga conectar com o ecossistema de vários lugares do mundo, acelerando o processo de inovações. Essa rede é formada por aceleradoras, outros hospitais, e startups” destaca o coordenador de projetos de inovação da Santa Casa, Diego Ramires.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

11 de Setembro de 2024

Ecossistemas de inovação do RS concorrem em um dos maiores eventos do Sistema Sebrae

SAIBA MAIS

 

09 de Setembro de 2024

Sebrae estreia na Feira do Livro de Lajeado com foco na Educação Empreendedora

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 29/08/2024 11:00

Empreendedores contam história de união para superar perdas após enchente no RS no podcast do Sebrae RS

Sebrae RS Podcast 22/08/2024 13:00

Setor de alimentos e bebidas e de inovação são temas de episódios do Plano de Voo

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: