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Da Redação
O período de distanciamento social provocado pela pandemia do novo Coronavírus (COVID-19) fez com que empreendedores começassem a desenvolver novas estratégias para diminuir o reflexo negativo da crise. Dentre as alternativas, está mobilizar funcionários e clientes sem que haja exposição desnecessária.
A Ótica Davanti, de Ijuí, adotou diversas atitudes para a adaptação ao “novo normal”. Uma de suas primeiras iniciativas, segundo o proprietário da empresa, Joel Davanti, surgiu através de um brainstorming, em abril deste ano. “Coloquei meus funcionários sentados lado a lado, cada um com um telefone. Ligamos para nossos clientes para saber como eles e suas famílias estavam. Também esclarecemos o fato de que, se precisassem, estaríamos aqui, dispostos a adaptar o que fosse necessário para melhor atendê-los”. Para o empreendedor, pode haver diversas emergências ligadas à área da visão e avisar que, embora fechados, poderiam ajudar. O feedback da ação foi muito proveitoso e o faturamento, mesmo em tempos de crise, aumentou.
“Enviar mensagens de conforto foi uma das formas de renovar o contato e se manter presente na memória do cliente, para que quando ele precisasse de um produto fosse essa marca a primeira a ser lembrada” relata a Analista de Articulação de Projetos do Sebrae RS na regional noroeste, Lisiani Uggeri Hampel. Para ela, o diferencial da Davanti está na maneira como a marca se relaciona com o cliente, criando vínculos afetivos e boas memórias, seja gerando conteúdo relevante ou experiências atrativas para os clientes através dos mimos de padrão diferenciado, um café personalizado ou na maneira como a marca se conecta com os problemas atuais e incorpora essas ações nas suas mídias sociais, gerando empatia. “O Joel entendeu que esse é um diferencial e investiu em ações nesse sentido, gerando grandes resultados”, completa Lisiani.
Agora, novamente com as portas abertas, o empresário entende que as pessoas não queiram sair de suas casas. “Se elas vêm até a loja, o tempo de compra será reduzido e, quem o faz, está determinado a comprar”. Outro diferencial da empresa é o atendimento remoto via chamada de vídeo com os clientes. Os funcionários fazem uma espécie de showroom mostrando como os óculos ficam no rosto ou relógios nos pulsos.
A Davanti conta, há 8 anos, com os atendimentos do Sebrae RS e participa dos programas do setor varejista, tendo participado, no ano passado, do Conexão da Moda RS. Atualmente, a ótica está no projeto Digital Moda Noroeste, que é focado em estratégias de venda pelas redes sociais. Entre os planos, está a inauguração de uma segunda loja na cidade, prevista para o segundo semestre deste ano. Além da consultoria, Joel e sua equipe já participaram de diversas capacitações e não pretendem parar. “Precisamos de dados para lidar com a nova realidade, estamos estudando sempre”, relata. Você encontra mais informações sobre a Ótica Davanti no Instagram @davanti_store e https://www.facebook.com/lojadavanti.
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Embora algumas unidades físicas do Sebrae RS tenham retomado o atendimento presencial, seguimos funcionando de forma remota em todo Estado por meio do telefone 0800.570.0800, das 10h às 16h, e no sebraers.com.br, via chat. Além disso, na página https://sebraeaoseulado.com.br/ o empreendedor encontra informações, conteúdos e ferramentas sobre as melhores práticas a serem adotadas em tempos de dificuldade, a fim de minimizar prejuízos.
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