Mais buscados: Mei crEdito SEI boas praticas CONSULTORIA
Da Redação
Passo Fundo – A realização do I Painel de Oportunidades e Diversificação de Negócios, iniciativa do SEBRAE/RS, vai proporcionar para produtores rurais novas formas de negociar produtos e, também, trocar experiências. O evento é gratuito e ocorre no dia 14 de abril, às 19h30, no Salão da Comunidade da Santa Gema, interior de Passo Fundo. A atividade faz parte da Semana do MEI, que ocorre entre 13 e 18 de abril.
Os produtores da comunidade de Santa Gema, no interior de Passo Fundo, são atendidos pelo projeto Sistema Agrofamiliares da Região do Planalto desde 2012. A iniciativa é operacionalizada por meio do programa Juntos para Competir (FARSUL, SENAR-RS e SEBRAE/RS), e atende 23 produtores. O painel, conforme destaca a técnica do SEBRAE/RS na Regional Planalto Diane Teresinha Sensolo “terá foco na diversificação do grupo. O objetivo é identificar oportunidades para novos negócios”, conta. As atividades englobam, entre outros, agroindústria de farináceos, laticínios, conservas, chás medicinais, artesanato e embutidos.
A expectativa é mostrar aos empreendedores que compra e venda conjunta, de acordo com Diane, são alternativas que podem beneficiar os negócios. “Eles participam de feiras do produtor e vendas para merenda escolar com frequência, e como há bastante diversidade, mas com pontos em comum, é possível reuni-los em pequenos grupos para compra de insumos, como embalagens, entre outros, reduzindo os custos de produção”, destaca.
Entre esses produtores está Zuleica Casanova, que trabalha no cultivo de plantas bioativas, frutas e grãos. Ela conta que o trabalho com o SEBRAE/RS auxiliou no desenvolvimento de diversos aspectos do negócio. “Recebemos capacitação intensa de gestão e auxílio para desenvolver o valor nutricional das ervas, por exemplo. Tudo aqui é produzido por nós. Então essa ajuda foi importante”, destaca. A participação no painel já instiga a produtora a fazer parte das compras conjuntas e também a diversificar ainda mais sua produção. “Tem coisas que não temos aqui durante o ano todo, como frutas cítricas, então compramos fora”, aponta Zuleica que, além da produção para venda in natura, passou a processar para comercialização em conserva. No futuro, a empresária pretende abrir uma agroindústria e fornecer para uma farmácia de manipulação.
Diane Sensolo ressalta que desde o ano passado a entidade realiza visitas individuais às propriedades para diagnóstico e capacitação. “Fizemos consultoria com carga horária de 9h com cada um deles, orientando em áreas de gestão e marketing e foi aí que vimos que era possível fazer uma aproximação entre eles. Esse painel será importante para encontrarem oportunidades, alavancar vendas e aumentar produtividade e lucratividade”, finaliza.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
06 de Setembro de 2024Queijo artesanal maturado há oito meses será degustado pela primeira vez em feira no Centro Histórico de Poa, a partir de sexta (06/09)
SAIBA MAIS04 de Setembro de 2024
Com edição especial para o RS, Semana Nacional de Educação Financeira realiza palestra gratuita em Santa Maria
SAIBA MAISVídeos
Ouça o podcast do SEBRAE
29/08/2024 11:00Empreendedores contam história de união para superar perdas após enchente no RS no podcast do Sebrae RS
22/08/2024 13:00Setor de alimentos e bebidas e de inovação são temas de episódios do Plano de Voo
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.