Mais buscados: Mei credito SEI boas praticas CONSULTORIA
Da Redação
“Professores que fazem a transformação do futuro” é o tema da palestra de sensibilização e apresentação das soluções do eixo Educação que será realizada na próxima quarta-feira, dia 30/03, em São Leopoldo, como parte da agenda do programa Cidade Empreendedora, implementado pelo Sebrae RS em parceria com o poder público.
“Vamos abordar a responsabilidade do professor, a importância que ele tem na vida de seus alunos e a transformação que pode gerar”, afirma a consultora do Sebrae RS Ivi Helena Minuzzi, responsável pela palestra.
O evento que acontecerá no auditório do Sindimetal (Rua José Bonifácio, 204 – 4º andar) terá a presença do prefeito Ary Vanazzi e do gerente regional do Sebrae Sinos, Caí e Paranhana, Marco Aurélio Copetti. “Acredito que a educação empreendedora é um marco no processo de formação dos professores e dos estudantes. O protagonismo em buscar o conhecimento e produzir a partir da pesquisa é fundamental na construção de uma cidade que se propõe a enfrentar os novos desafios que se apresentam, principalmente no atual contexto pandêmico”, frisa o secretário municipal de Educação, Ricardo Fernandes da Luz. “Por isso, estamos construindo soluções para que as ações locais sejam de participação de todos para empreender novas ideias a partir dos projetos de vida de toda a população”, complementa.
Ivi ressalta que a transformação só se torna presente se o docente, além da dedicação, tem uma prática pedagógica que possibilita o protagonismo do aluno. “Todas as soluções do Cidade Empreendedora vêm para dar um subsídio para o professor, para dar uma ferramenta para proporcionar aos alunos o protagonismo”, afirma.
As soluções oferecidas no eixo Educação – um dos quatro prioritários do programa – trazem diferentes atividades nas mais variadas temáticas, todas visando a desenvolver competências para que os alunos lidem com o seu futuro de uma forma mais crítica e independente. Ao mesmo tempo, essas ferramentas dão ao professor um portfólio relevante para incluir nas suas práticas pedagógicas. Assim, além de trabalhar as competências programadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o professor tem a possibilidade de manter a sua autonomia, pois essas ferramentas são orientações versáteis que dão espaço para que ele faça adequações para a sua disciplina.
As soluções
As soluções oferecidas na Educação Empreendedora vão desde o letramento digital, que busca o desenvolvimento da competência digital, passam pelas ferramentas socioemocionais trabalhando empatia, pensamento crítico, questões de ética e colaboração, incluindo ainda a formação do viés empreendedor como transformador do futuro. Ivi explica que com esse foco, há o workshop Professor Empreendedor, oficinas que valorizam o legado para sua comunidade, destacam o projeto de vida para o aluno pensar o que quer para o seu futuro e como pode colocar isso em prática.
“Esse projeto de vida se relaciona com a oficina sonho e propósito que vem fortalecer essa ideia de futuro. Todas as formações da Educação Empreendedora se entrelaçam porque propõem uma forma de trabalhar no professor todas as competências necessárias para que o aluno possa ser um empreendedor do seu futuro, não um empreendedor empresário. É isso que o professor pode fazer, plantar sementes, instigar, fazer com que o aluno possa transformar o seu futuro”, finaliza a consultora.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
07 de Janeiro de 2025Saiba os cinco grandes temas que devem ser destaque da NRF e como acompanhar pelos canais do Sebrae RS
SAIBA MAIS06 de Janeiro de 2025
Sebrae RS orienta MEI e pequenas empresas a regularizarem débitos do Simples Nacional
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
20/12/2024 10:30Plano de Voo aborda tendências para o varejo em 2025
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.