
Mais buscados: MeI crédito SEI boas Praticas Consultoria

Da Redação
“Professores que fazem a transformação do futuro” é o tema da palestra de sensibilização e apresentação das soluções do eixo Educação que será realizada na próxima quarta-feira, dia 30/03, em São Leopoldo, como parte da agenda do programa Cidade Empreendedora, implementado pelo Sebrae RS em parceria com o poder público.
“Vamos abordar a responsabilidade do professor, a importância que ele tem na vida de seus alunos e a transformação que pode gerar”, afirma a consultora do Sebrae RS Ivi Helena Minuzzi, responsável pela palestra.
O evento que acontecerá no auditório do Sindimetal (Rua José Bonifácio, 204 – 4º andar) terá a presença do prefeito Ary Vanazzi e do gerente regional do Sebrae Sinos, Caí e Paranhana, Marco Aurélio Copetti. “Acredito que a educação empreendedora é um marco no processo de formação dos professores e dos estudantes. O protagonismo em buscar o conhecimento e produzir a partir da pesquisa é fundamental na construção de uma cidade que se propõe a enfrentar os novos desafios que se apresentam, principalmente no atual contexto pandêmico”, frisa o secretário municipal de Educação, Ricardo Fernandes da Luz. “Por isso, estamos construindo soluções para que as ações locais sejam de participação de todos para empreender novas ideias a partir dos projetos de vida de toda a população”, complementa.
Ivi ressalta que a transformação só se torna presente se o docente, além da dedicação, tem uma prática pedagógica que possibilita o protagonismo do aluno. “Todas as soluções do Cidade Empreendedora vêm para dar um subsídio para o professor, para dar uma ferramenta para proporcionar aos alunos o protagonismo”, afirma.
As soluções oferecidas no eixo Educação – um dos quatro prioritários do programa – trazem diferentes atividades nas mais variadas temáticas, todas visando a desenvolver competências para que os alunos lidem com o seu futuro de uma forma mais crítica e independente. Ao mesmo tempo, essas ferramentas dão ao professor um portfólio relevante para incluir nas suas práticas pedagógicas. Assim, além de trabalhar as competências programadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o professor tem a possibilidade de manter a sua autonomia, pois essas ferramentas são orientações versáteis que dão espaço para que ele faça adequações para a sua disciplina.
As soluções
As soluções oferecidas na Educação Empreendedora vão desde o letramento digital, que busca o desenvolvimento da competência digital, passam pelas ferramentas socioemocionais trabalhando empatia, pensamento crítico, questões de ética e colaboração, incluindo ainda a formação do viés empreendedor como transformador do futuro. Ivi explica que com esse foco, há o workshop Professor Empreendedor, oficinas que valorizam o legado para sua comunidade, destacam o projeto de vida para o aluno pensar o que quer para o seu futuro e como pode colocar isso em prática.
“Esse projeto de vida se relaciona com a oficina sonho e propósito que vem fortalecer essa ideia de futuro. Todas as formações da Educação Empreendedora se entrelaçam porque propõem uma forma de trabalhar no professor todas as competências necessárias para que o aluno possa ser um empreendedor do seu futuro, não um empreendedor empresário. É isso que o professor pode fazer, plantar sementes, instigar, fazer com que o aluno possa transformar o seu futuro”, finaliza a consultora.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
07 de Novembro de 2025Inova Centro de Santa Maria participa do ELI Summit Nacional 2025, em Natal (RN)
SAIBA MAIS05 de Novembro de 2025
Sebrae RS leva experiência prática e reconhecimento à Expo Favela RS 2025
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
17/10/2025 16:30
Primeira edição do Camaquã Summit movimenta negócios no sul do Estado
16/07/2025 10:00
Da tecnologia às pessoas, podcast do Sebrae RS traz tendências para o setor de alimentos e bebidas
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.