
Mais buscados: mEI CREDITO Sei Boas Praticas consultoria

Da Redação
Palmeira das Missões deu um passo importante rumo à inovação local. Em um encontro recente, lideranças do ecossistema de inovação debateram a “Instituição de Políticas Públicas para a Lei de Inovação”, sob a condução de Alexandre Baraldi Tonin, advogado e consultor do Programa Cidade Empreendedora do Sebrae RS.
Segundo Tonin, o objetivo foi destacar a importância de uma lei local de inovação e os benefícios que ela pode trazer para o ecossistema empreendedor do município. “A metodologia para a criação desta lei pressupõe a participação de diversos agentes, responsáveis por apontar as necessidades do município”, explicou. Ele ressaltou ainda que essa abordagem permite traçar caminhos para questões estratégicas, como a liberação de áreas urbanas para testes de produtos inovadores e a captação de recursos.
O gestor de Políticas Públicas do Sebrae RS, Euclides Spies, enfatizou que o Programa Cidade Empreendedora visa desenvolver ações que fomentem o empreendedorismo e o desenvolvimento local nos municípios. “Nosso objetivo é criar um ambiente favorável para que novos negócios surjam e prosperem, contribuindo assim para o crescimento econômico e a melhoria da qualidade de vida das comunidades”, afirmou Spies.
Sobre o Cidade Empreendedora
O Programa Cidade Empreendedora, uma iniciativa do Sebrae RS, busca engajar gestores e servidores na promoção de políticas públicas que apoiem e fortaleçam o empreendedorismo. O programa tem como principal objetivo a transformação local e o impulso ao desenvolvimento econômico, por meio de eixos estratégicos que potencializam a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa.
Moeda Social Digital Tacuapi
Durante o evento, o Executivo Municipal sancionou a lei n° 6.214/2024, que implementa a moeda social digital Tacuapi e institui o Banco Municipal Popular de Palmeira das Missões (Banco Tacuapi). A instituição visa gerir a moeda social e promover o desenvolvimento socioeconômico do município, com base nos princípios da Economia Solidária e do Desenvolvimento Sustentável.
A moeda social digital Tacuapi é restrita à cidade e operada por uma conta digital pré-paga, disponível como aplicativo ou cartão, seguindo as normas do Banco Central e lastreada em moeda nacional (Real).
Conforme a prefeitura, a criação da moeda Tacuapi busca promover o desenvolvimento territorial e socioeconômico, estimulando o consumo em empreendimentos locais e a circulação do dinheiro, facilitando um sistema integrado de crédito, produção, comercialização e capacitação dos moradores de Palmeira das Missões.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
12 de Dezembro de 20254 Salas do Empreendedor da região dos Vales recebem certificação de selo de referência em atendimento
SAIBA MAIS12 de Dezembro de 2025
Com atuação em mais de 50 municípios, Programa Cidade Empreendedora fortalece a retomada econômica do RS em 2025
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
17/10/2025 16:30
Primeira edição do Camaquã Summit movimenta negócios no sul do Estado
16/07/2025 10:00
Da tecnologia às pessoas, podcast do Sebrae RS traz tendências para o setor de alimentos e bebidas
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.