Loading SEBRAE

Mais buscados: Mei crEdito sei BOAS PRATICAS CONSULTORIA

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Panambi adere ao Cidade Empreendedora

Programa tem foco na melhoria do ambiente de negócios nos municípios gaúchos

atualizado em: 19/12/19

Da Redação

COMPARTILHE

O município de Panambi assinou o contrato de adesão ao programa Cidade Empreendedora, iniciativa do Sebrae RS que tem foco na melhoria do ambiente de negócios nos municípios gaúchos. O ato aconteceu na tarde desta quinta-feira, 19 de novembro, na Prefeitura Municipal de Panambi, e contou com a presença da diretoria executiva do Sebrae, do prefeito municipal Daniel Hinnah, e outras lideranças locais.

“Panambi tem um DNA empreendedor. É uma cidade que tem várias indústrias e acreditamos na força da iniciativa privada como um propulsor do nosso desenvolvimento. O programa fecha muito bem com o nosso propósito de continuar fomentando esse ambiente. Escolhemos fortalecer, dando oportunidades e desenvolvimento para o comércio, o turismo e o setor de serviços, além do meio industrial”, destacou o prefeito Daniel Hinnah.

Panambi adere ao Cidade Empreendedora

O Programa Cidade Empreendedora é uma iniciativa inédita no Rio Grande do Sul para engajar gestores e servidores públicos na melhoria do ambiente de negócios e na promoção das políticas públicas para o apoio e fortalecimento do empreendedorismo nos municípios, respeitando suas realidades. O programa tem como objetivo a transformação local, visando impulsionar o desenvolvimento econômico como um todo, com a potencialização e institucionalização de alguns capítulos da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa.

Para o diretor-superintendente do Sebrae RS, André Vanoni de Godoy, a gestão pública é fundamental para o crescimento econômico regional. “Vamos colaborar para que os entes públicos sejam mais produtivos e eficazes em suas ações junto às comunidades. O Cidade Empreendedora cria uma estratégia de atuação e sua implementação serve como uma importante ferramenta para o incentivo ao empreendedorismo local”, destacou Godoy.

Com um investimento de R$ 5 milhões, a iniciativa promove a implantação de políticas de desenvolvimento por meio de 10 eixos: os Priorizados, que são Liderança, Desburocratização, Compras Governamentais e Educação Empreendedora; e os Personalizados, que tratam dos temas, Plano de Desenvolvimento Econômico, Valorização das Empresas Locais, Fomento ao Crédito, Inovação, Turismo e Inspeção Municipal.

 

A força dos pequenos negócios

Os pequenos negócios têm uma importância fundamental no desenvolvimento econômico. Eles representam 98,3% das empresas do Estado, 32,6% do PIB e 48,6% dos empregos formais gerados, segundo dados da Receita Federal de 2019.

Já a Pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM RS) de 2018 mostra que os empreendedores representam 31,6% da população de 18 a 64 anos, correspondendo a mais de 2,4 milhões de pessoas no Rio Grande do Sul. A mesma pesquisa aponta as políticas governamentais e o apoio financeiro como um empecilho para seus negócios. Dessa forma, o Programa Cidade Empreendedora está fundamentado na atual necessidade dos empreendedores gaúchos.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

13 de Setembro de 2024

Rodada de Negócios amplia conexões comerciais e fortalece setor alimentício da região do Vale do Rio Pardo

SAIBA MAIS

 

13 de Setembro de 2024

Santa Maria (RS) tem um dos melhores ecossistemas de inovação do país

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 29/08/2024 11:00

Empreendedores contam história de união para superar perdas após enchente no RS no podcast do Sebrae RS

Sebrae RS Podcast 22/08/2024 13:00

Setor de alimentos e bebidas e de inovação são temas de episódios do Plano de Voo

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: