Loading SEBRAE

Mais buscados: sei MeI Credito Consultoria Boas Praticas

Loading SEBRAE

Notícias

Panambi adere ao Cidade Empreendedora

Programa tem foco na melhoria do ambiente de negócios nos municípios gaúchos

atualizado em: 19/12/19

Da Redação

COMPARTILHE

O município de Panambi assinou o contrato de adesão ao programa Cidade Empreendedora, iniciativa do Sebrae RS que tem foco na melhoria do ambiente de negócios nos municípios gaúchos. O ato aconteceu na tarde desta quinta-feira, 19 de novembro, na Prefeitura Municipal de Panambi, e contou com a presença da diretoria executiva do Sebrae, do prefeito municipal Daniel Hinnah, e outras lideranças locais.

“Panambi tem um DNA empreendedor. É uma cidade que tem várias indústrias e acreditamos na força da iniciativa privada como um propulsor do nosso desenvolvimento. O programa fecha muito bem com o nosso propósito de continuar fomentando esse ambiente. Escolhemos fortalecer, dando oportunidades e desenvolvimento para o comércio, o turismo e o setor de serviços, além do meio industrial”, destacou o prefeito Daniel Hinnah.

Panambi adere ao Cidade Empreendedora

O Programa Cidade Empreendedora é uma iniciativa inédita no Rio Grande do Sul para engajar gestores e servidores públicos na melhoria do ambiente de negócios e na promoção das políticas públicas para o apoio e fortalecimento do empreendedorismo nos municípios, respeitando suas realidades. O programa tem como objetivo a transformação local, visando impulsionar o desenvolvimento econômico como um todo, com a potencialização e institucionalização de alguns capítulos da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa.

Para o diretor-superintendente do Sebrae RS, André Vanoni de Godoy, a gestão pública é fundamental para o crescimento econômico regional. “Vamos colaborar para que os entes públicos sejam mais produtivos e eficazes em suas ações junto às comunidades. O Cidade Empreendedora cria uma estratégia de atuação e sua implementação serve como uma importante ferramenta para o incentivo ao empreendedorismo local”, destacou Godoy.

Com um investimento de R$ 5 milhões, a iniciativa promove a implantação de políticas de desenvolvimento por meio de 10 eixos: os Priorizados, que são Liderança, Desburocratização, Compras Governamentais e Educação Empreendedora; e os Personalizados, que tratam dos temas, Plano de Desenvolvimento Econômico, Valorização das Empresas Locais, Fomento ao Crédito, Inovação, Turismo e Inspeção Municipal.

 

A força dos pequenos negócios

Os pequenos negócios têm uma importância fundamental no desenvolvimento econômico. Eles representam 98,3% das empresas do Estado, 32,6% do PIB e 48,6% dos empregos formais gerados, segundo dados da Receita Federal de 2019.

Já a Pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM RS) de 2018 mostra que os empreendedores representam 31,6% da população de 18 a 64 anos, correspondendo a mais de 2,4 milhões de pessoas no Rio Grande do Sul. A mesma pesquisa aponta as políticas governamentais e o apoio financeiro como um empecilho para seus negócios. Dessa forma, o Programa Cidade Empreendedora está fundamentado na atual necessidade dos empreendedores gaúchos.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

21 de Janeiro de 2020

Plataforma conecta pequenos negócios de design e arquitetura com potenciais clientes

SAIBA MAIS

 

20 de Janeiro de 2020

Gosto por limpeza e organização vira negócio bem-sucedido

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 20/01/2020 10:20

Sebrae RS desenvolve o projeto Gastronomia de Experiência na Serra Gaúcha

Sebrae RS Podcast 20/01/2020 10:16

Sebrae RS seleciona empresas para Imersão NRA Show Chicago 2020

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: