Mais buscados: MEI crEdito SEI boas Praticas CONSULTORIA
Da Redação
Na tarde desta quarta-feira, 11 de maio, o diretor-superintendente do SEBRAE/RS, Derly Fialho, assinou convênio de cooperação técnica com os prefeitos de São Leopoldo, Anibal Moacir da Silva, e de Nova Santa Rita, Margarete Simon Ferretti, com o objetivo de dividir responsabilidades no atendimento aos Microempreendedores Individuais (MEIs). As cerimônias ocorreram nas sedes das prefeituras municipais e contaram com a participação de lideranças locais.
Juntamente com Canoas e Erechim, os municípios de São Leopoldo e Nova Santa Rita prestam serviços para os MEIs exclusivamente junto às prefeituras. Por meio da parceria, demandas como registros, baixas e declarações anuais são realizadas de forma centralizada na Sala do Empreendedor, ficando sob responsabilidade do SEBRAE/RS atender necessidades de capacitação como cursos, oficinas, palestras e qualificações em geral. “Embora estejamos assinando os convênios formalmente hoje, a parceria já ocorre na prática deste o início de abril”, destaca Derly Fialho.
Em sua fala, o dirigente reconheceu e parabenizou os prefeitos pela determinação e decisão política, abraçando o atendimento do MEI. “Uma gestão pública empreendedora faz a diferença para sua população”, acrescentou. Conforme o superintendente, até o final de 2016 a instituição deverá ter realizado este mesmo convênio em todos os municípios onde há unidades de atendimento do SEBRAE/RS.
Para o gerente da Regional Vales do Sinos, Caí e Paranhana do SEBRAE/RS, Marco Copetti, a transferência de prestação de serviços que dizem respeito a uma série de burocracias perante às prefeituras é bastante natural na medida em que os processos, de fato, ficam concentrados nas secretarias e demais órgãos locais. “Certamente irá trazer mais agilidade, facilitando o dia a dia deste empreendedor que atua muito sozinho nos processos de sua empresa”.
Sobre o MEI
O Microempreendedor Individual é a pessoa que trabalha por conta própria e que se legaliza como pequeno empresário. Para ser MEI, é necessário faturar no máximo até R$ 60.000,00 por ano e não ter a participação em outra empresa como sócio ou titular. O MEI também pode ter um empregado contratado que receba o salário mínimo ou o piso da categoria. Mais informações podem ser obtidas pelo endereço: www.portaldoempreendedor.gov.br.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
13 de Setembro de 2024Rodada de Negócios amplia conexões comerciais e fortalece setor alimentício da região do Vale do Rio Pardo
SAIBA MAIS13 de Setembro de 2024
Santa Maria (RS) tem um dos melhores ecossistemas de inovação do país
SAIBA MAISVídeos
Ouça o podcast do SEBRAE
29/08/2024 11:00Empreendedores contam história de união para superar perdas após enchente no RS no podcast do Sebrae RS
22/08/2024 13:00Setor de alimentos e bebidas e de inovação são temas de episódios do Plano de Voo
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.