Mais buscados: MEi CREDITO SEI boas Praticas CONSULTORIA
Da Redação
Professores e gestores da Universidade Federal de Santa Maria participam de Hackathon para disseminar cultura de educação empreendedora no meio universitário. As duas primeiras turmas já ocorreram em maio e junho no Campus de Silveira Martins e deve ocorrer novamente em 29 de setembro.
O evento prático aplicado pela Insight Academy tem duração de 10 horas onde são trabalhadas temáticas para a resolução de problemas, aprendizado de novas habilidades técnicas e o trabalho em equipe. Devem participar da atividade prática cerca de 280 servidores. Além disso, 750 professores terão acesso a uma plataforma de ensino que une aprendizagem e interatividade, com recursos como: gamificação, comunidade, inteligência artificial, entre outros. Com apoio do Sebrae RS a ação deve atingir até 1.030 participantes.
A atividade faz parte do UFSM Inova, Programa de Formação em Inovação e Empreendedorismo que possibilita ampliar a capacidade dos docentes de disseminar a cultura da inovação e empreendedorismo. Com fins de preparar para o mercado de trabalho e contribuir para o desenvolvimento econômico e social das regiões em que atuam. O programa busca desenvolver nos docentes e gestores uma visão crítica e analítica para identificar oportunidades, além de habilidades para trabalhar em equipe, liderança e pensamento criativo e inovador.
De acordo com a analista de Relacionamento com o Cliente do Sebrae RS, Ananda Faccin, atualmente, a educação de nível superior está muito ligada à inovação, a ponto de se falar em inovar e empreender já mesmo dentro da universidade. “E não há como ficar de fora dessa conversa, tendo em vista os cenários educacional e social que exigem cada vez mais pessoas aptas a resolverem problemas.
Desse modo, ter iniciativas de preparação de lideranças, fomento do empreendedorismo e inovação (uma nova ação, não necessariamente ligada à tecnologia) dentro da universidade é uma oportunidade tanto para o Sebrae quanto para a UFSM, pois ambos têm o mesmo objetivo: proporcionar educação empreendedora de qualidade e que os resultados reflitam na sociedade como um todo”.
O reitor da UFSM, Luciano Schuch destaca a sobre a importância de promover a atitude empreendedora com os professores e alunos de uma forma diferente, mesmo no serviço público e pensado em problemas coletivos: “quando a gente consegue movimentar a nossa comunidade, a universidade, que a gente tá falando em trinta mil pessoas, a gente começa com a autogestão, agora nos coordenadores de curso e depois vamos seguir cada vez mais levar essa metodologia de pensar numa forma mais coletiva de problemas, a gente consegue transformar toda a nossa região”.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
07 de Janeiro de 2025Saiba os cinco grandes temas que devem ser destaque da NRF e como acompanhar pelos canais do Sebrae RS
SAIBA MAIS06 de Janeiro de 2025
Sebrae RS orienta MEI e pequenas empresas a regularizarem débitos do Simples Nacional
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
20/12/2024 10:30Plano de Voo aborda tendências para o varejo em 2025
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.