Loading SEBRAE

Mais buscados: mei crédito Sei boas praticas CONSULTORIA

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Parceria com Sebrae proporciona formação a professores da UFSM

A atividade faz parte do UFSM Inova, Programa de Formação em Inovação e Empreendedorismo

atualizado em: 23/06/23

Da Redação

COMPARTILHE

Professores e gestores da Universidade Federal de Santa Maria participam de Hackathon para disseminar cultura de educação empreendedora no meio universitário. As duas primeiras turmas já ocorreram em maio e junho no Campus de Silveira Martins e deve ocorrer novamente em 29 de setembro.

O evento prático aplicado pela Insight Academy tem duração de 10 horas onde são trabalhadas temáticas para a resolução de problemas, aprendizado de novas habilidades técnicas e o trabalho em equipe. Devem participar da atividade prática cerca de 280 servidores. Além disso, 750 professores terão acesso a uma plataforma de ensino que une aprendizagem e interatividade, com recursos como: gamificação, comunidade, inteligência artificial, entre outros. Com apoio do Sebrae RS a ação deve atingir até 1.030 participantes.  

A atividade faz parte do UFSM Inova,Programa de Formação em Inovação e Empreendedorismo que possibilita ampliar a capacidade dos docentes de disseminar a cultura da inovação e empreendedorismo. Com fins de preparar para o mercado de trabalho e contribuir para o desenvolvimento econômico e social das regiões em que atuam. O programa busca desenvolver nos docentes e gestores uma visão crítica e analítica para identificar oportunidades, além de habilidades para trabalhar em equipe, liderança e pensamento criativo e inovador.   

De acordo com a analista de Relacionamento com o Cliente do Sebrae RS, Ananda Faccin, atualmente, a educação de nível superior está muito ligada à inovação, a ponto de se falar em inovar e empreender já mesmo dentro da universidade. “E não há como ficar de fora dessa conversa, tendo em vista os cenários educacional e social que exigem cada vez mais pessoas aptas a resolverem problemas.

Desse modo, ter iniciativas de preparação de lideranças, fomento do empreendedorismo e inovação (uma nova ação, não necessariamente ligada à tecnologia) dentro da universidade é uma oportunidade tanto para o Sebrae quanto para a UFSM, pois ambos têm o mesmo objetivo: proporcionar educação empreendedora de qualidade e que os resultados reflitam na sociedade como um todo”.  

O reitor da UFSM, Luciano Schuch destaca a sobre a importância de promover a atitude empreendedora com os professores e alunos de uma forma diferente, mesmo no serviço público e pensado em problemas coletivos: “quando a gente consegue movimentar a nossa comunidade, a universidade, que a gente tá falando em trinta mil pessoas, a gente começa com a autogestão, agora nos coordenadores de curso e depois vamos seguir cada vez mais levar essa metodologia de pensar numa forma mais coletiva de problemas, a gente consegue transformar toda a nossa região”. 

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

20 de Junho de 2024

30% dos micro e pequenos negócios gaúchos levarão de quatro a seis meses para voltarem a normalidade

SAIBA MAIS

 

20 de Junho de 2024

Mais de 36% das MPEs ainda estão fora de operação no RS

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 27/02/2024 16:18

Plano de Voo, do Sebrae RS, traz as principais tendências da NRF para o varejo

Sebrae RS Podcast 29/01/2024 10:00

Dicas de finanças para empresas é tema do podcast do Sebrae RS

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: