Loading SEBRAE

Mais buscados: mei CRÉDITO Sei Boas Praticas CONSULTORIA

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Passo Fundo sedia Ecossistema Local de Inovação da Região Norte

Articulada pelo Sebrae RS, Comunidade Vértice foi lançada em evento nesta quinta-feira (31/08)

atualizado em: 01/09/23

Da Redação

COMPARTILHE

Convergir ideias para impulsionar a inovação é o mote da Comunidade Vértice – originária do Ecossistema Local de Inovação (ELI) da Região Norte do Estado, que foi lançado em evento realizado na noite desta quinta-feira (31/08), em Passo Fundo. Articulada pelo SebraeX – marca de inovação do Sebrae RS –, a iniciativa reúne os principais atores que participam de ações de cunho inovador no município e região para fomentar e desenvolver ainda mais a economia local por meio de novas ações.  

O evento foi realizado no Quintino Espaço Gastronômico e contou com a presença da Reitora da Universidade de Passo Fundo, Bernadete Dalmolin, o empresário Antônio Roso, presidentes e representantes de entidades e empresas da região, Secretaria de Inovação de Passo Fundo, Câmara de Vereadores do município, dentre outros. 

“Olhar à frente é o primeiro passo para termos um futuro ainda mais promissor e estarmos unidos é essencial. É por isso que decidimos iniciar este movimento, que é formado por pessoas físicas, jurídicas, representantes do Poder Público e das universidades e centros de ensino. Temos a certeza que juntos construiremos um futuro mais sólido”, enfatiza a gerente regional do Sebrae RS, Silvana Conterato Berguemmaier.  

Embora o lançamento tenha sido realizado neste ano, as ações que originaram a Comunidade Vértice iniciaram ainda em 2020, através de mapeamentos e ativações realizados pelo Sebrae RS. “Através desse trabalho de pesquisa, entendemos que seria importante termos um movimento mais estruturado e coletivo, fazendo com que cada um destes atores trabalhem em sintonia, a fim de criar um ecossistema que desenvolva a região comum um todo”, comenta Silvana. 

Como irá funcionar 

Para atingir o propósito, a comunidade contará com um núcleo facilitador responsável pela organização de uma série de ações como a criação de grupos de trabalho, realização de eventos, missões empresariais, capacitações, dentre outras. O planejamento prevê ainda ações como o compartilhamento de experiências, identificação de desafios e oportunidades comuns, promoção de conexões de valor e desenvolvimento de práticas e projetos colaborativos com o objetivo de desenvolver a economia local através de novas ideias.  

A efetividade da Comunidade Vértice será medida através de indicadores específicos,  como o mapeamento de startups, a maturidade do ecossistema de inovação da cidade e região, a qualidade e o engajamento das quatro hélices do grupo (sociedade civil, empresários, setor público e universidades e centros de ensino) nos encontros e eventos promovidos pela iniciativa, o número de ações em conjunto, o número de participantes nas ações da comunidade, entre outros. 

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

23 de Fevereiro de 2024

Sebrae RS abre inscrições para o Selo Sebrae de Referência em Atendimento da Sala do Empreendedor

SAIBA MAIS

 

22 de Fevereiro de 2024

Sebrae RS lança convênio com Governo do Estado do Rio Grande do Sul para desenvolvimento de MEIs

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 29/01/2024 10:00

Dicas de finanças para empresas é tema do podcast do Sebrae RS

Sebrae RS Podcast 16/01/2024 14:00

No Plano de Voo, empresária compartilha tendências após participar da maior feira de alimentação e bebidas

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: