Loading SEBRAE

Mais buscados: sei Credito mei Consultoria boas praticas

Loading SEBRAE

Notícias

Passo Fundo valoriza gastronomia local

Iniciativa do Polo Gastronômico da Regional Planalto, projeto do Sebrae/RS, conta com 30 pratos que farão parte de um roteiro com divulgação na rede hoteleira e pontos comerciais

06/02/18

Da Redação

COMPARTILHE

Passo Fundo – Com o objetivo de valorizar a culinária local e impulsionar os empreendimentos de bares e restaurantes do município, o Sebrae/RS lançou, em dezembro de 2017, o Circuito Gastronômico Saberes e Sabores. A ação, divulgada durante o Seminário Regional de Gestão para Gastronomia, realizado em Passo Fundo, conta com 30 empreendimentos cuja ideia é formar uma rota gastronômica, e ganhará uma nova edição no final de 2018. O projeto é fruto de uma parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico da cidade.

Um dos destaques do Circuito Gastronômico é a pizza de sushi, da Pizzaria Somare (Foto: Divulgação)

As empresas selecionadas fazem parte do Polo Gastronômico da Regional Planalto, que, desde 2015, realiza uma série de atividades para estimular a profissionalização da gestão, promover aspectos como segurança alimentar e acesso à inovação, aprimorar a competitividade no mercado e alcançar a excelência em produtos e serviços. De acordo com a técnica da Regional Planalto do Sebrae/RS Caroline Betencourt da Silva “o intuito do Circuito é melhorar a oferta qualitativa e quantitativa de pratos característicos da cultura gastronômica de Passo Fundo, unindo saberes tradicionais com os sabores contemporâneos das cozinhas”, disse.

O projeto teve três etapas. Na primeira, uma pesquisa coordenada pela faculdade IMED com uma amostra de 400 entrevistas identificou os elementos mais expressivos da culinária regional, para gerar subsídios ao eixo história, tradição e hábitos de consumo. Na segunda, cada empresa participante, a partir da leitura e entendimento dos dados gerados pela pesquisa, somados ao conceito de cada modelo de negócios, produziu ou definiu um prato característico, que posteriormente será incluído em um cardápio com o selo alusivo à comemoração de 160 anos de Passo Fundo. Por último, o registro de imagem e informações para o material de divulgação. “Esse material será divulgado em hotéis, bares, restaurantes e em eventos, para ampliar a visibilidade dos pratos e empresas participantes, ação que pode ser permanente no calendário gastronômico da cidade”, ressalta Caroline.

O clássico e o novo

O empresário Felipe Moro, proprietário da Pizzaria Somare, têm atuado sob dois pilares: tradição e inovação. Estabelecida no mercado há 18 anos, a casa oferece em torno de 100 sabores, mas foi uma receita inusitada que entrou para o Circuito Gastronômico: a pizza de sushi. “No início, trabalhávamos no modo à la carte, mas o público sentia falta do rodízio, que se tornava muito forte na época. Hoje diversificamos os sabores e pensamos em algo novo para o Circuito, não encontrado em nenhum lugar”, conta. Moro, que participa das ações do Polo desde o início, ressalta que é preciso se diversificar, por isso a aposta de um sabor que não foi encontrado em nenhum estabelecimento. “Durante esse período fizemos muitas capacitações, viagens técnicas e aprendemos muito. O resultado está na excelente aceitação do público com a novidade”, comemora.

Também contando com experiência em sua trajetória, Rudimar De Bona comanda o restaurante Sabor Natural há quase 21 anos. A proposta, segundo ele, foi muito bem recebida na cidade, mas como a cultura da carne vermelha ainda é muito presente, foi criado um espaço para agradar, também, quem aprecia o produto. “Temos dois espaços, o buffet mais natural e as opções com carne, incluindo a branca”, conta. Uma das primeiras empresas a aderir ao Polo Gastronômico da Regional Planalto, o Sabor Natural participou de quase todo o cronograma de atividades. “Recentemente, passamos por uma reestruturação, incluindo uma reforma que nos deu uma cara totalmente nova”, disse.

O prato inscrito remete às memórias de infância do empreendedor. “Quando era criança em Santa Catarina, minha mãe preparava um bife de alface na chapa. Anos mais tarde, resolvi pedir a receita e incluí no cardápio, e hoje é tradicional por aqui, faz muito sucesso”, conta. Além da alface, a receita conta com farinha de rosca, ovos e sal.

Para participar da próxima edição do Circuito Gastronômico é preciso fazer parte do Polo Gastronômico da Regional Planalto. Empresas interessadas em integrar o projeto podem se informar pelo telefone (54) 9.9637-3218 ou pelo e-mail carolined@sebrae-rs.com.br, com Caroline Betencourt da Silva.

Empresas e pratos participantes:

Americana Café – Risoto de Carne de Panela Desfiada
Bendita Bolaria – Bolo Vulcão de Ninho com Nutella
Prato Gostoso – A La Minuta da Casa
Pizzaria Box 778 – Pizza dos Pampas
Buffet Clube Comercial ltda – Brownies Artesanais
Cia da Panela – Bolo de Milho
Don Genti – Pizza de Entrevero
Dulce Gourmet Brigaderia – Cupcake Red Velvet
Gallu’s Restaurante – Caldinho de Feijão
Genova Pizzaria e Restaurante – Filé de Peixe Linguado a Milanesa
Gulla Patel – Pastel Pig Extreme
Izzô Sushi Bar – Combinado Especial Izzô
Kanguru Gourmet – Picanha na Pedra
La Cantina – Penne ao Molho Serrano
Lanchonete Veneza – Pastel Campeiro
Lapolitália – Tortéi ao Molho sugo
Le Gourmet – Paella Gaúcha
Le Pan – Pão Campesini
Mr.Big Super Pizza Delivery – Pizza Marguerita
Nobre Refeições Coletivas – Gorgolhone com Purê de Batata Cremoso
Nutrichef Gourmet – Polenta Mole com Ragú de Gado
Pizzaoli – Pizza do Chefe
Restaurante Furini – Bife à Parmegiana
Restaurante Supremo Sabor – Filé de Peixe ao Molho Mostarda
Sabor Natural – Bife de Alface
Sahib Lanches Árabes – Shawarma ao Prato
Padaria Santo – Pão Paulistinha
Somare Pizzaria – Pizza de Sushi
The Bagual Burguer – Hambúrguer Tropeiro
Subcast – Chorizo Castelhano

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

25 de Maio de 2018

Pequenos negócios vendem mais de R$ 5 milhões na SICC

SAIBA MAIS

 

25 de Maio de 2018

O Rio Grande do Sul na vitrine da Fenadoce

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 25/05/2018 11:13

Especial SEBRAE-RS: O Guia Definitivo do MEI

Sebrae RS Podcast 24/05/2018 11:38

Fique atento aos erros comuns na hora da declaração anual do MEI

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: