Loading SEBRAE

Mais buscados: MeI crédito Sei Boas praticas CONSULTORIA

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

“Peguei emprestado uma peça do meu sogro que tinha 9 m². E assim comecei o meu negócio”, diz Bittencourt

Proprietário da Barbearia Álamo, em Uruguaiana, largou a carreira de concursado para ser empreendedor

atualizado em: 12/02/19

Da Redação

COMPARTILHE
Desde o início, o Sebrae RS ajudou o empreendedor em sua formalização como Microempreendedor Individual (MEI) e com outras dicas e indicações de cursos.

Transformar. No dicionário, a palavra significa “dar nova forma a algo”, “aparecer com novo aspecto” ou “alterar o estado de”. Entre os sinônimos, estão converter e mudar. E foi exatamente isto que Jeferson Bittencourt fez: mudou! Ele era concursado da guarda municipal de Uruguaiana, em que trabalhava desde 2011. Chegou a guardar dinheiro para sair do Brasil, mas teve o visto negado. Foi com as economias da viagem que resolveu investir nos negócios.

Em 2013, deixou de lado a vida estável que tinha como concursado para ser empresário. Mudou de área e abriu a Barbearia Álamo, em Uruguaiana. “Peguei emprestado uma peça do meu sogro que tinha nove metros quadrados. E assim comecei o meu negócio”, diz. Hoje, a barbearia tem dois andares, 80 metros quadrados e mais uma filial em outro ponto da cidade, além de empregar 12 pessoas.

Como se não bastasse esse crescimento, em janeiro deste ano, a barbearia foi sorteada para o Programa Empreende Uruguaiana, da prefeitura do município em parceria com o Sebrae RS, para o desenvolvimento de empresários e empresas da cidade. Nesse novo desafio, já pensa em abrir novas franquias e transformar a barbearia, que começou humilde numa sala pequena, em uma grande rede.

Ninguém começa sozinho. Desde o início, o Sebrae RS ajudou o empreendedor em sua formalização como Microempreendedor Individual (MEI) e com outras dicas e indicações de cursos. Ele correu atrás, acreditou e colheu os resultados. Bittencourt lembra que fez “alguns cursos de gestão, com bastante teorias, mas tu aprendes mesmo na prática, com as dificuldades do dia a dia. Porém, é muito importante para o crescimento ter um acompanhamento e trocar ideias com pessoas que entendam do teu trabalho. Eu aprendo bastante nessas conversas. O conteúdo de uma palestra acaba sendo muito rico para gente”.

O poder transformador do empreendedorismo

Quem nunca pensou em viver um momento de “Jefferson” e largar tudo para ter o próprio negócio? Empreender é o quarto na lista dos principais sonhos dos gaúchos, atrás apenas de comprar a casa própria, viajar por todo o Brasil e comprar um carro.

Talvez, seja por isso que, no Rio Grande do Sul, um em cada quatro adultos (entre 18 e 64 anos) é empreendedor, totalizando aproximadamente 1,9 milhão de pessoas.  Os dados são do último levantamento do Global Entrepreneurship Monitor (GEM). A pesquisa também mostra que o empreendedorismo gaúcho é bem equilibrado, sendo 44% dominado por mulheres e 56% por homens.

Muitas pessoas veem no empreendedorismo uma nova forma de renda e dar o primeiro passo para investir no próprio negócio não é uma decisão fácil. É por isso que, segundo a pesquisa, 66,7% dos empresários abre a própria empresa pela oportunidade e 33,3% pela necessidade. Segundo a gestora de atendimento do Sebrae RS, Alessandra Santos Farias, a hora certa vai depender do momento da pessoa e da oportunidade que ela tem.

“Depois que surgiu o Microempreendedor Individual (MEI), as pessoas puderam fazer testes de mercado, abrindo uma empresa onde o custo é menor. Antes de largar o emprego, elas podem atuar com as duas atividades em paralelo: continuam com o emprego formal, testam o negócio e, quando a empresa começa a dar certo, largam o trabalho e se dedicam à nova atividade”, comenta Alessandra.

Para ela, o segredo está no planejamento, em uma boa modelagem do negócio. Para entender onde se quer investir, é preciso fazer uma análise de mercado, entender o público-alvo, e, se não der certo, analisar outras possíveis possibilidades e, só assim, investir tudo na empresa.

Qualificação Para ajudar a despertar aquele “espírito empreendedor”, o Sebrae RS tem diversas soluções online. Por estar na internet, o conteúdo é gratuito e que pode ser aquele agente motivador que faltava. Entre eles, estão soluções como “Identidade Empreendedora”, “Como Ter Ideias Criativas e Inovar Na Prática?”, “Como Modelar Um Negócio Inovador” e “Como Validar Seu Modelo de Negócio”. Basta acessar (sebraers.com.br/empreendedorismoquetransforma) e embarcar nessa jornada. Mas não esqueça que, para ter sucesso, será necessário ser capaz de executar o que se propõe com determinação, competência e uma boa dose de ousadia. Adicione a isso tudo a possibilidade de não medir esforços para atingir os objetivos.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

24 de Abril de 2024

Formação para micro e pequenas empresas de Porto Alegre começa em abril

SAIBA MAIS

 

24 de Abril de 2024

Workshop orienta empresários para a busca de recursos por meio do Edital Tecnova

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 27/02/2024 16:18

Plano de Voo, do Sebrae RS, traz as principais tendências da NRF para o varejo

Sebrae RS Podcast 29/01/2024 10:00

Dicas de finanças para empresas é tema do podcast do Sebrae RS

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: