
Mais buscados: MEi credito SEI boas Praticas Consultoria

Da Redação
A Educação Empreendedora é uma prioridade para a Prefeitura de Pelotas que, com apoio do Programa Cidade Empreendedora, do Sebrae RS, vem desenvolvendo uma série de ações para qualificar professores e gestores escolares da rede pública municipal. “Estamos realizando diversas oficinas de formação, compostas por cinco semanas de encontros presenciais, mais abertura e fechamento online, com o objetivo de formar as equipes diretivas do município”, explica Bruna Costa da Silva, analista de Educação Empreendedora do Sebrae RS Regional Sul.
Entre as temáticas abordadas estão: Formação em gestão escolar, Gestão democrática na educação, Planejamento e gestão do tempo, Gestão de pessoas e liderança, Programas do MEC e Legislação educacional. “Os professores estão sendo capacitados para atuarem com a educação empreendedora nas escolas da rede. A partir do próximo ano, essa disciplina vai integrar a grade curricular. É um grande avanço para a educação no município de Pelotas, para a formação integral do jovem”, destaca Bruna.
Na rede municipal, a escolha foi por iniciar as formações pelos gestores na Secretaria Municipal de Educação e Desporto em conjunto com as equipes diretivas das escolas e expandir para professores e educandos, impactando aproximadamente 200 gestores, 500 professores e 20.000 alunos até 2023.
A primeira turma da trilha Competências Socioemocionais foi finalizada em setembro e, a partir de fevereiro do ano que vem, os professores seguem em formação nas próximas duas trilhas: Desenvolvimento do Protagonismo Juvenil e Projeto de Vida. Além das formações para professores, o Município também capacitou equipes diretivas em Gestão Escolar e uma turma de servidores da Secretaria Municipal de Educação para a captação de recursos para a educação.
Segundo a diretora pedagógica do Município, Cristiane Marryam de Matos Quiumento, a Educação Empreendedora de Pelotas é percebida como um dos pilares educacionais deste século. Ela acredita que a sua inserção como área de conhecimento na Educação Básica permite o desenvolvimento de competências para gestão da própria vida e fazendo com que o sujeito seja autônomo, cooperativo, crítico e se reconheça como cidadão. “A Educação Empreendedora tem se diferenciado da educação tradicional por estimular habilidades de adaptação à novas situações com proatividade”, reforça Cristiane.
A educação empreendedora proposta pelo Sebrae RS busca transformar jovens em cidadãos mais preparados para os novos desafios da sociedade, entendendo o empreendedorismo como um jeito de ser no mundo. O objetivo é estimular o desenvolvimento de competências empreendedoras nos estudantes, alinhadas às premissas da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
O Programa Cidade Empreendedora é uma iniciativa do Sebrae RS voltada a engajar gestores e servidores na promoção de políticas públicas para o apoio e fortalecimento do empreendedorismo nos municípios, respeitando suas realidades. O programa tem como principal objetivo a transformação local, visando impulsionar o desenvolvimento econômico como um todo, por meio de eixos estratégicos, com a potencialização e institucionalização de alguns capítulos da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
14 de Novembro de 2025Venâncio Aires dá início ao trabalho de regulamentação da Lei de Inovação
SAIBA MAIS13 de Novembro de 2025
Com apoio do Sebrae, Festival do Xis valoriza o turismo gastronômico de Santa Maria
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
17/10/2025 16:30
Primeira edição do Camaquã Summit movimenta negócios no sul do Estado
16/07/2025 10:00
Da tecnologia às pessoas, podcast do Sebrae RS traz tendências para o setor de alimentos e bebidas
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.