Mais buscados: Mei credito SEI boas praticas CONSULTORIA
Da Redação
A Educação Empreendedora é uma prioridade para a Prefeitura de Pelotas que, com apoio do Programa Cidade Empreendedora, do Sebrae RS, vem desenvolvendo uma série de ações para qualificar professores e gestores escolares da rede pública municipal. “Estamos realizando diversas oficinas de formação, compostas por cinco semanas de encontros presenciais, mais abertura e fechamento online, com o objetivo de formar as equipes diretivas do município”, explica Bruna Costa da Silva, analista de Educação Empreendedora do Sebrae RS Regional Sul.
Entre as temáticas abordadas estão: Formação em gestão escolar, Gestão democrática na educação, Planejamento e gestão do tempo, Gestão de pessoas e liderança, Programas do MEC e Legislação educacional. “Os professores estão sendo capacitados para atuarem com a educação empreendedora nas escolas da rede. A partir do próximo ano, essa disciplina vai integrar a grade curricular. É um grande avanço para a educação no município de Pelotas, para a formação integral do jovem”, destaca Bruna.
Na rede municipal, a escolha foi por iniciar as formações pelos gestores na Secretaria Municipal de Educação e Desporto em conjunto com as equipes diretivas das escolas e expandir para professores e educandos, impactando aproximadamente 200 gestores, 500 professores e 20.000 alunos até 2023.
A primeira turma da trilha Competências Socioemocionais foi finalizada em setembro e, a partir de fevereiro do ano que vem, os professores seguem em formação nas próximas duas trilhas: Desenvolvimento do Protagonismo Juvenil e Projeto de Vida. Além das formações para professores, o Município também capacitou equipes diretivas em Gestão Escolar e uma turma de servidores da Secretaria Municipal de Educação para a captação de recursos para a educação.
Segundo a diretora pedagógica do Município, Cristiane Marryam de Matos Quiumento, a Educação Empreendedora de Pelotas é percebida como um dos pilares educacionais deste século. Ela acredita que a sua inserção como área de conhecimento na Educação Básica permite o desenvolvimento de competências para gestão da própria vida e fazendo com que o sujeito seja autônomo, cooperativo, crítico e se reconheça como cidadão. “A Educação Empreendedora tem se diferenciado da educação tradicional por estimular habilidades de adaptação à novas situações com proatividade”, reforça Cristiane.
A educação empreendedora proposta pelo Sebrae RS busca transformar jovens em cidadãos mais preparados para os novos desafios da sociedade, entendendo o empreendedorismo como um jeito de ser no mundo. O objetivo é estimular o desenvolvimento de competências empreendedoras nos estudantes, alinhadas às premissas da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
O Programa Cidade Empreendedora é uma iniciativa do Sebrae RS voltada a engajar gestores e servidores na promoção de políticas públicas para o apoio e fortalecimento do empreendedorismo nos municípios, respeitando suas realidades. O programa tem como principal objetivo a transformação local, visando impulsionar o desenvolvimento econômico como um todo, por meio de eixos estratégicos, com a potencialização e institucionalização de alguns capítulos da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
11 de Dezembro de 2024Lançamento: Ecossistema de Inovação de Santiago é apresentado no dia 18
SAIBA MAIS11 de Dezembro de 2024
Seminário em Cruz Alta destaca oportunidades de Compras Públicas para Micro e Pequenas Empresas
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
01/01/2024 15:00Plano de Voo tem dicas para participar da Black Friday sem comprometer as finanças do negócio
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.