Mais buscados: mei Credito sei boas praticas Consultoria
Da Redação
Pelotas e Capão do Leão agora fazem parte do Ranking Nacional de Dispensa de Alvarás e Licenças, com 770 atividades econômicas liberadas de burocracia. Esse avanço foi possível graças à Lei de Liberdade Econômica (Lei nº 13.874/2019), que reduz exigências para atividades de baixo risco, agilizando a abertura de empresas e incentivando o empreendedorismo local.
A conquista resultou do trabalho conjunto entre as prefeituras, secretarias municipais e consultorias do programa Cidade Empreendedora. Os municípios aderiram à classificação de atividades de baixo risco do Estado do Rio Grande do Sul, alinhando-se à Resolução 04 do subcomitê estadual da Redesim.
A inclusão de Pelotas e Capão do Leão no ranking reforça um ambiente de negócios mais dinâmico, atraindo investimentos e facilitando a formalização de pequenos empreendimentos. Com menos entraves burocráticos, mais empreendedores podem expandir seus negócios e impulsionar a economia local.
De acordo com a secretária de Desenvolvimento, Empreendedorismo e Inovação, Paula Cardoso, Pelotas tem o benefício de ser um dos principais polos da região sul com uma infraestrutura logística robusta, integrar a Lei da Liberdade Econômica já aprovada no município com as normas nacionais nos torna ainda mais atrativos e competitivos no cenário regional.
Essa iniciativa reflete o esforço do município em desburocratizar processos e facilitar a abertura de novos negócios, promovendo um ambiente mais favorável ao empreendedorismo.
Para Danilo, Secretário de Desenvolvimento Rural, e Econômico do Capão do Leão, estar no ranking coroa o trabalho feito com esforço e dedicação para tornar o município do Capão do Leão atrativo para as empresas, para os negócios, para o desenvolvimento dos nossos empreendedores. Essa iniciativa também tem o apoio do Sebrae, que sempre esteve junto conosco, para desenvolver o Capão do Leão e tornar o município competitivo.
A agente de desenvolvimento do Sebrae, Flávia Aldrighi destaca que o trabalho está sendo feito há um bom tempo para que a desburocratização seja uma realidade no Capão do Leão, com o esforço conjunto de servidores e da gestão.
Até o final do quarto trimestre deste ano, 279 municípios em 20 estados encaminharam normas específicas ao Governo Federal, refletindo um esforço nacional para tornar o Brasil mais favorável ao empreendedorismo. A expectativa é que a simplificação regulatória estimule novos negócios, gerando desenvolvimento e emprego.
Sobre o Cidade Empreendedora
O Programa Cidade Empreendedora é uma iniciativa do Sebrae RS voltada a engajar gestores e servidores na promoção de políticas públicas para o apoio e fortalecimento do empreendedorismo nos municípios, respeitando suas realidades. O programa tem como principal objetivo a transformação local, visando impulsionar o desenvolvimento econômico como um todo, por meio de eixos estratégicos, com a potencialização e institucionalização de alguns capítulos da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa.
Para saber mais sobre o programa acesse:
https://cidadeempreendedora.sebraers.com.br/
Siga o SEBRAE RS
Notícias
17 de Julho de 2025Salas do Empreendedor da Região Noroeste superam 33 mil atendimentos no 1º semestre de 2025
SAIBA MAIS17 de Julho de 2025
Sebrae RS lança programa para impulsionar vendas de startups no estado
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
Da tecnologia às pessoas, podcast do Sebrae RS traz tendências para o setor de alimentos e bebidas
Missão do Sebrae RS leva empresários gaúchos para a maior feira de alimentos e bebidas do mundo em Chicago, a NRA Show 2025 (versão longa)
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.