Mais buscados: Mei crEdito sei BOAS PRATICAS CONSULTORIA
Da Redação
Pelotas – Alvará expresso, Sala do Empreendedor, agente de desenvolvimento nomeado. Estas são algumas das iniciativas que a prefeitura municipal de Pelotas colocou em prática, criando um ambiente mais favorável ao desenvolvimento dos pequenos negócios. O município possui 10.130 micro e pequenas empresas e 4.530 Empreendedores Individuais formalizados que estão usufruindo da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, considerada implementada pelo Sebrae/RS esta semana.
Aprovada em 2009, a legislação prevê uma série de benefícios às empresas com destaque a quatro capítulos: Empreendedor Individual, Compras Governamentais, Desburocratização e Agente de Desenvolvimento. “O que contribuiu muito para Pelotas conseguir colocar em prática a legislação foi o Programa de Desenvolvimento Local com Base na Lei Geral, que o município participou até 2011. Todas as cidades que fizeram parte desta iniciativa do Sebrae/RS estão hoje com a Lei implementada”, comenta o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/RS, Vitor Augusto Koch.
Dentre as iniciativas de destaque estão a criação do Alvará Expresso Municipal, que permite imediato início das atividades após o ato do registro; a Sala do Empreendedor, espaço exclusivo para o atendimento dos empresários e dos interessados em abrir o primeiro negócio, com forte orientação referente ao microcrédito; e a nomeação do Agente de Desenvolvimento Local, profissional da prefeitura que auxilia no processo de implementação e continuidade dos programas e projetos, em parceria com o poder público e as lideranças do setor privado. Além disso, a prefeitura realiza ações com foco na fiscalização orientadora, inovação e tecnologia, compras públicas e educação empreendedora.
No Sul do Estado, assim como Pelotas, implementaram a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa as cidades de Jaguarão, São Lourenço do Sul, Piratini, Camaquã, Arroio Grande e Herval. A gerente do Sebrae Sul, Rosani Boeira Ribeiro, adianta que no dia 13 de setembro o Sebrae/RS entrega selo e certificado ao prefeito de Pelotas e presidente da Azonasul, Adolfo Fetter Júnior, e aos demais administradores que aprovaram e retiraram a legislação do papel.
No Estado
Até esta quinta-feira, dia 9 de agosto, 38 municípios gaúchos haviam implementado a Lei Geral. A meta do Sebrae/RS para este ano é totalizar 41 cidades.
Saiba quem já implementou:
Sul
Jaguarão
São Lourenço do Sul
Piratini
Camaquã
Pelotas
Herval
Arroio Grande
Planalto
Mormaço
Pontão
Tio Hugo
Norte
Constantina
Caiçara
Erechim
Campinas do Sul
Taquaruçu do Sul
Liberato Salzano
Getúlio Vargas
Serra
Farroupilha
Guaporé
Centro
Santiago
Santa Maria
Noroeste
Tiradentes do Sul
Derrubadas
Campo Novo
São Martinho
Chiapetta
Tuparendi
Porto Mauá
Barra do Guarita
Horizontina
Santo Ângelo
Vale do Taquari
Encantado
Arroio do Tigre
Venâncio Aires
Campanha e Fronteira Oeste
Alegrete
Santana do Livramento
Metropolitana
Balneário Pinhal
Sinos, Caí e Paranhana
Esteio
Siga o SEBRAE RS
Notícias
13 de Setembro de 2024Rodada de Negócios amplia conexões comerciais e fortalece setor alimentício da região do Vale do Rio Pardo
SAIBA MAIS13 de Setembro de 2024
Santa Maria (RS) tem um dos melhores ecossistemas de inovação do país
SAIBA MAISVídeos
Ouça o podcast do SEBRAE
29/08/2024 11:00Empreendedores contam história de união para superar perdas após enchente no RS no podcast do Sebrae RS
22/08/2024 13:00Setor de alimentos e bebidas e de inovação são temas de episódios do Plano de Voo
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.