Mais buscados: MEi CREDITO SEI boas Praticas CONSULTORIA
Da Redação
A Prefeitura de Pelotas regulamentou a Lei de Liberdade Econômica que prevê a simplificação de processos e a redução da burocracia para a abertura de empresas e, entre outras prerrogativas, estabelece que são dispensáveis atos públicos, como a emissão de alvarás e licenças prévias para liberação de atividades econômicas que se encaixem na categoria de baixo risco.
“A atuação já é operacionalizada desde 2019, ou seja, ela vem para incrementar o empreendedorismo pelotense. Eu diria que entre tantos projetos que foram criados pelo Governo Federal, a Lei de Liberdade Econômica está entre as leis estruturantes do Brasil, pois foi um passo importante que faz um alinhamento entre todos os entes, município e estado, todos os entes da federação. Por vezes nós tínhamos muita dificuldade no município de implementar e regulamentar e facilitar a vida do empreendedor por falta de base. Hoje, com a Lei de Liberdade Econômica, isso fica vencido e fica mais fácil para o poder público, como um todo, atender às necessidades atuais dos empreendedores, que é ter celeridade nos processos.”, defende o Secretário de Desenvolvimento, Turismo e Inovação, Gilmar Bazanella
O passo, importante para tornar o município parte de um ecossistema empreendedor inovador, contou com consultorias do programa Cidade Empreendedora em parceria com o município, secretaria envolvidas na abertura e regulamentação de empresas e, de acordo com a resolução 04 do subcomitê estadual da rede sim, aderiu na íntegra a tabela de classificação de atividades de baixo risco conforme Lei de Liberdade Econômica do Estado do Rio Grande do Sul.
“Com a lei regulamentada ficam estabelecidos os 770 CNAE de baixo risco e normas claras na redução da burocracia para pessoas jurídicas, visando garantir o livre exercício da atividade econômica e o fomento da economia local. A legislação regulamentada no município estimula o desenvolvimento através do ambiente mais propicio para o desenvolvimento através do empreendedorismo.”, informa o Analista de Articulação Territorial, Fabrício Burkert.
Sobre o Cidade Empreendedora
O Programa Cidade Empreendedora é uma iniciativa do Sebrae RS voltada a engajar gestores e servidores na promoção de políticas públicas para o apoio e fortalecimento do empreendedorismo nos municípios, respeitando suas realidades. O programa tem como principal objetivo a transformação local, visando impulsionar o desenvolvimento econômico como um todo, por meio de eixos estratégicos, com a potencialização e institucionalização de alguns capítulos da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa.
Para saber mais sobre o programa acesse:
https://cidadeempreendedora.sebraers.com.br/
Siga o SEBRAE RS
Notícias
07 de Janeiro de 2025Saiba os cinco grandes temas que devem ser destaque da NRF e como acompanhar pelos canais do Sebrae RS
SAIBA MAIS06 de Janeiro de 2025
Sebrae RS orienta MEI e pequenas empresas a regularizarem débitos do Simples Nacional
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
20/12/2024 10:30Plano de Voo aborda tendências para o varejo em 2025
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.