Mais buscados: mEI Credito SEI BOAS PRATICAS CONSULTORIA
Da Redação
A baixa oferta de produtos pode ser uma oportunidade para o empreendedorismo. E foi desta forma que surgiu a Pepper Foods, empresa de molhos de pimentas artesanais premium de Santa Cruz do Sul. “Eu e meu sócio somos agrônomos e queríamos produzir algo. Dentre os diversos projetos que analisamos, vimos que o Brasil não tinha um grande mercado no ramo das pimentas e no Rio Grande do Sul muito menos. Então, vimos nesse meio um potencial de negócio”, conta Marcos André Steffens, sócio-proprietário da Pepper Foods.
O projeto iniciou em 2015, com o plantio de pimentas e o desenvolvimento do negócio, acompanhando o que já vinha sendo desenvolvido no mercado e buscando alternativas de inovação. O resultado de todo esse trabalho tornou-se uma das características da empresa, que entrega ao consumidor um produto natural, sem corante e sem sabor artificial. Além disso, o período serviu para avaliar os produtos que existiam fora do Brasil. “Criamos dois molhos baseados no que já existia no exterior (Sweet Chili e Sriracha) e, a partir disso, começamos a criar nossos próprios produtos”, comenta Steffens.
Até o início da pandemia, o negócio estava se consolidando no mercado. No entanto, as medidas de distanciamento social prejudicaram a empresa. “O fechamento do comércio nos afetou diretamente. Vendíamos para bares, restaurantes e supermercados, que, durante a crise, nos disseram que a pimenta não era prioridade. Chegamos a ficar quatro meses sem nenhuma venda”, revela o empreendedor. Embora tenha sofrido fortemente os impactos da crise, a Pepper Foods se recuperou e conseguiu fechar 2020 com o mesmo volume de vendas do ano anterior. “Com a ajuda do Sebrae RS e a retomada do comércio, no segundo semestre, conseguimos reverter a situação”, relata.
A Pepper Foods participa do projeto Desenvolvimento da Cadeia Produtiva de Alimentos e Bebidas do RS, realizado pelo Sebrae RS, que auxilia empresários do setor a acessar novos mercados e a melhorar a presença do negócio na área digital. “A iniciativa nos ajudou a focar na parte de vendas através de mídias sociais. Dentro disso, criamos uma loja em nosso site e Facebook, além de melhorarmos nosso Instagram. Assim, melhoramos muito nossas vendas nos canais on-line. O que foi importante para superarmos a crise”, salienta Steffens.
Para a Analista de Articulação de Alimentos e Bebidas do Sebrae RS, Francine Danigno, a Pepper Foods tem se desenvolvido muito bem junto ao projeto. “Os empresários participam frequentemente das ações, buscando desenvolver os aspectos comerciais da empresa e procurando novas alternativas. O que é muito importante, principalmente por conta da atual situação econômica”, finaliza Francine.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
07 de Janeiro de 2025Saiba os cinco grandes temas que devem ser destaque da NRF e como acompanhar pelos canais do Sebrae RS
SAIBA MAIS06 de Janeiro de 2025
Sebrae RS orienta MEI e pequenas empresas a regularizarem débitos do Simples Nacional
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
20/12/2024 10:30Plano de Voo aborda tendências para o varejo em 2025
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.