Mais buscados: Mei CREDITO sei BOAS PRATICAS CONSULTORIA
Da Redação
A baixa oferta de produtos pode ser uma oportunidade para o empreendedorismo. E foi desta forma que surgiu a Pepper Foods, empresa de molhos de pimentas artesanais premium de Santa Cruz do Sul. “Eu e meu sócio somos agrônomos e queríamos produzir algo. Dentre os diversos projetos que analisamos, vimos que o Brasil não tinha um grande mercado no ramo das pimentas e no Rio Grande do Sul muito menos. Então, vimos nesse meio um potencial de negócio”, conta Marcos André Steffens, sócio-proprietário da Pepper Foods.
O projeto iniciou em 2015, com o plantio de pimentas e o desenvolvimento do negócio, acompanhando o que já vinha sendo desenvolvido no mercado e buscando alternativas de inovação. O resultado de todo esse trabalho tornou-se uma das características da empresa, que entrega ao consumidor um produto natural, sem corante e sem sabor artificial. Além disso, o período serviu para avaliar os produtos que existiam fora do Brasil. “Criamos dois molhos baseados no que já existia no exterior (Sweet Chili e Sriracha) e, a partir disso, começamos a criar nossos próprios produtos”, comenta Steffens.
Até o início da pandemia, o negócio estava se consolidando no mercado. No entanto, as medidas de distanciamento social prejudicaram a empresa. “O fechamento do comércio nos afetou diretamente. Vendíamos para bares, restaurantes e supermercados, que, durante a crise, nos disseram que a pimenta não era prioridade. Chegamos a ficar quatro meses sem nenhuma venda”, revela o empreendedor. Embora tenha sofrido fortemente os impactos da crise, a Pepper Foods se recuperou e conseguiu fechar 2020 com o mesmo volume de vendas do ano anterior. “Com a ajuda do Sebrae RS e a retomada do comércio, no segundo semestre, conseguimos reverter a situação”, relata.
A Pepper Foods participa do projeto Desenvolvimento da Cadeia Produtiva de Alimentos e Bebidas do RS, realizado pelo Sebrae RS, que auxilia empresários do setor a acessar novos mercados e a melhorar a presença do negócio na área digital. “A iniciativa nos ajudou a focar na parte de vendas através de mídias sociais. Dentro disso, criamos uma loja em nosso site e Facebook, além de melhorarmos nosso Instagram. Assim, melhoramos muito nossas vendas nos canais on-line. O que foi importante para superarmos a crise”, salienta Steffens.
Para a Analista de Articulação de Alimentos e Bebidas do Sebrae RS, Francine Danigno, a Pepper Foods tem se desenvolvido muito bem junto ao projeto. “Os empresários participam frequentemente das ações, buscando desenvolver os aspectos comerciais da empresa e procurando novas alternativas. O que é muito importante, principalmente por conta da atual situação econômica”, finaliza Francine.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
13 de Setembro de 2024Rodada de Negócios amplia conexões comerciais e fortalece setor alimentício da região do Vale do Rio Pardo
SAIBA MAIS13 de Setembro de 2024
Santa Maria (RS) tem um dos melhores ecossistemas de inovação do país
SAIBA MAISVídeos
Ouça o podcast do SEBRAE
29/08/2024 11:00Empreendedores contam história de união para superar perdas após enchente no RS no podcast do Sebrae RS
22/08/2024 13:00Setor de alimentos e bebidas e de inovação são temas de episódios do Plano de Voo
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.