Loading SEBRAE

Mais buscados: Mei Credito Sei boas praticas CONSULTORIA

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Pequenos gigantes: conheça empreendedores gaúchos que se reinventaram e cresceram em 2022

Cinco cases de sucesso do Sebrae RS ilustram o fortalecimento do setor e o otimismo na geração de novos negócios

atualizado em: 15/12/22

Da Redação

COMPARTILHE

Inovar, superar e crescer. Os verbos que certamente fazem parte do vocabulário corporativo de grandes organizações são igualmente conjugados com maestria por empreendedores que estão à frente dos chamados pequenos negócios.  E no Rio Grande do Sul, 2022 provou isso. 

  

De microempreendedores individuais – os chamados MEIs – a empresas de pequeno porte, estes empreendimentos que representam nada menos que 99% dos negócios brasileiros e 30% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional, segundo o Ministério da Economia, chegam ao final da temporada com importantes conquistas. Das mais diversas regiões do Estado e oriundos de diferentes segmentos de atuação, são muitos os exemplos de quem deixa 2022 para trás com o sentimento de que 2023 pode ser ainda melhor.  

  

Reinvenção no coração da boemia de POA 

Um destes bons exemplos pode ser visto na jornada do empreendedor Luís Fernando da Silva. Depois do enfrentamento de desafios significativos durante a retomada da fase mais aguda da pandemia, o proprietário da Bellona Sorvetes, de Porto Alegre, viu o faturamento do negócio crescer durante este ano após uma profunda análise do empreendimento. “Em março recorri a consultorias, principalmente de gestão financeira, e passei por um processo de remodelagem do negócio de forma muito significativa”, conta.  

  

A ampliação do mix de produtos oferecidos também foi outro ponto para a virada. Localizado em uma das regiões mais movimentadas da Capital, o negócio passou a oferecer além dos tradicionais sorvetes, pastéis, pizzas e cerveja. Entre outros resultados, hoje a Bellona tem recebido uma média de 220 clientes por dia, de domingo a quinta-feira, e entre 300 e 400 às sextas-feiras e aos sábados. Com a chegada do calor e do verão, a promessa é de vendas aquecidas. “Em dezembro já estamos com uma previsão de aumento de faturamento de mais de nove vezes em relação a março de 2022″, comemora. 

  

Quem também fez de 2022 um ingrediente para elevar a receita do seu negócio foi João Peter, proprietário da casa de pizzas que leva o seu nome nos municípios de São Leopoldo e Picada Café. Em maio ele participou da missão internacional organizada pelo Sebrae RS que levou empreendedores do RS à National Restaurant Association Show 2022 (NRA) – a maior feira de bares e restaurantes do mundo, em Chicago, nos Estados Unidos. O resultado? “Nosso faturamento do ano subiu 30% este ano e com isso decidimos abrir a nossa terceira operação, agora em Novo Hamburgo”, comemora. 

  

Empreendedorismo sob medida 

Longe da capital e em um nicho completamente distinto, um dos destaques do Distrito Industrial de Espumoso – município que liga as regiões das Missões Vale do Taquari – a Madrey Móveis Sob Medida tem muito o que comemorar em 2022. Para o empresário Juliano Lupatini, os resultados da temporada – crescimento de 25% tanto em produção quanto em faturamento – são reflexos do aprendizado do ano anterior. Em 2021, a empresa foi uma das participantes de missão empresarial organizada pelo Sebrae RS que levou pequenos negócios da região à Serra Gaúcha em uma imersão dentro da cultura organizacional de grandes empresas daquele polo gaúcho. “Foi um divisor de águas, uma oportunidade de intercâmbio de conhecimento técnico. Desde lá adotamos novos processos e tecnologias que qualificaram ainda mais a nossa linha de produção”, conta. 

  

Paisagens que geram oportunidades 

Um pouco mais adiante no interior do RS, as belas paisagens que enchem os olhos de viajantes são também o ponto de partida para novas oportunidades de negócio. É o caso do Belvedere Encantado. Localizado na chamada Linha Chiquinha, o empreendimento inaugurado no final do ano passado fortaleceu sua vocação como um dos novos destaques do turismo gaúcho em 2022.  “O ano serviu para o desenvolvimento de estratégias e melhorias em todos os segmentos do negócio. A experiência foi boa, superando expectativas, com bastante trabalho e aprendizado, sempre procurando melhorar e inovar cada dia mais”, destaca a empreendedora Diane Garibotti Brino.  

 

Um dos destaques da propriedade rural que hoje recebe centenas de clientes a cada mês é o mirante com vista para a ferradura do Rio do Taquari, entre Encantado, Muçum e Roca Sales e com vista para a ponte rodoferroviária Brochado da Rocha.  “Para 2023 a expectativa é continuar com melhorias, desenvolver novos produtos e espaços para suprir demanda, atrair público e buscar mais conhecimento, qualificação”, resume. 

  

Já para Ecléia Kruger dos Santos, 2022 foi o ano de tirar uma antiga ideia do papel e transformá-la em realidade. No caso, o Sítio Casa da Figueira. A propriedade familiar localizada no pequeno município de Arroio do Padre, na Zona Sul do Estado, ganhou pequenas adaptações para receber visitantes e estimular o turismo rural por meio da oferta de um completo café colonial com referências diretas da cultura pomerana. “Fizemos todo um trabalho de diagnóstico e mapeamento de oportunidades entre 2021 e início de 2022 com apoio do Sebrae RS e da Prefeitura, o que nos deu confiança de apostar no sítio enquanto um negócio”, explica.  

  

Situado às margens da ERS 737, a pouco mais de 30 minutos de carro de Pelotas, o negócio recebe turistas em um salão anexo a um antigo casarão e próximo uma grande figueira, e um cenário digno de cartão postal inaugurado em maio, o empreendimento já recebeu mais de mil visitantes de diferentes partes do RS e do País em pouco mais de seis meses aberto ao público. Encerrando 2022 com uma agenda cheia de eventos particulares e corporativos, em janeiro o sítio passará por pequenas adaptações para receber ainda melhor o público a partir de março. 

 

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

30 de Abril de 2024

Sebrae lança a plataforma Crédito Consciente

SAIBA MAIS

 

30 de Abril de 2024

Projeto de Frederico Westphalen conquista 3º lugar na Etapa Nacional do Prêmio Educador Transformador

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 27/02/2024 16:18

Plano de Voo, do Sebrae RS, traz as principais tendências da NRF para o varejo

Sebrae RS Podcast 29/01/2024 10:00

Dicas de finanças para empresas é tema do podcast do Sebrae RS

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: