Loading SEBRAE

Mais buscados: Mei crEdito SEI Boas Praticas CONSULTORIA

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Pequenos negócios adotam desenvolvimento sustentável

atualizado em: 14/12/12

Da Redação

COMPARTILHE

Centro Sebrae de Sustentabilidade fecha 2012 com balanço positivo e apresenta ações para o segmento

Da Redação
Brasília – O ano de 2012 foi marcado pela inserção efetiva dos pequenos negócios na agenda da sustentabilidade. É o que mostra o balanço anual do Centro Sebrae de Sustentabilidade (CSS), que recebeu 5.780 visitantes à sua sede, em Cuiabá (MT). O relatório foi apresentado pelo superintendente do Sebrae em Mato Grosso, José Guilherme Barbosa Ribeiro, e pela coordenadora do CSS, Suênia Souza, ao diretor-técnico Carlos Alberto dos Santos, nesta semana na sede do Sebrae Nacional, em Brasília.
 
A sustentabilidade deixou de ser algo restrito ao movimento ambientalista para se inserir como estratégia de negócio das empresas, independente do seu porte, afirmou o diretor Carlos Alberto. “Para os pequenos negócios, além de um diferencial competitivo, produtos e serviços sustentáveis agregam valor à marca e à reputação das empresas”, assinalou.
 
A gestão de conhecimento foi uma das prioridades do CSS e gerou várias publicações, como uma série sobre sustentabilidade nos pequenos negócios, disponível no site www.sustentabilidade.sebrae.com.br. Somam-se oito cartilhas com dicas empresariais distribuídas aos 6 mil funcionários do Sebrae. Foram produzidos também 12 boletins eletrônicos com informações e orientações.
 
A oportunidade para inserir os pequenos negócios definitivamente na pauta global do desenvolvimento sustentável foi consolidada com a Rio+20. O sucesso está nos números. Foram mais de 8 mil visitas ao espaço dedicado à sustentabilidade nos pequenos negócios durante o evento no Rio de Janeiro. O tema foi amplamente debatido na imprensa nacional e resultou em 518 publicações divulgadas por 371 veículos de comunicação.
 
“O mais importante é que geramos conhecimento, trabalhando um conceito de sustentabilidade não só ligado ao meio ambiente, mas aplicado aos pequenos negócios. O empresário percebeu que sustentabilidade está ligada à competitividade”, afirmou Suênia Souza, coordenadora do CSS.
 
A partir da realização do Fórum Sebrae de Sustentabilidade, dos comitês e eventos temáticos, o CSS consolidou ainda um banco de dados formado por especialistas em sustentabilidade e outro de boas práticas empresariais que reúne casos de sucesso de 60 empresas de pequeno porte. “Isso só é possível por conta da integração nacional do Centro de Sustentabilidade com os empresários, parceiros e unidades do Sebrae nos estados”, destaca o superintendente em Mato Grosso, José Guilherme Ribeiro.
 
Desafios
O diretor-técnico do Sebrae aproveitou o momento e chamou a atenção para os desafios a serem superados em 2013.  “Hoje não é necessário fazer um seminário para dizer que a sustentabilidade é importante. Precisamos mostrar, cada vez mais, soluções para problemas concretos das empresas. O desafio é massificar o conceito e ampliar a sustentabilidade nos pequenos negócios em geral”.
 
Para mais notícias sobre sustentabilidade nas MPEs, acesse www.sustentabilidade.sebrae.com.br
COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

12 de Julho de 2024

Sala do Empreendedor de Encruzilhada do Sul impulsiona economia local através de melhorias em compras públicas

SAIBA MAIS

 

11 de Julho de 2024

Queijarias gaúchas conquistam Selo Arte e o direito de comercializar seus produtos em todo o país

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 12/07/2024 13:00

Retomada dos pequenos e médios negócios de varejo é tema de podcast do Sebrae RS

Sebrae RS Podcast 11/07/2024 15:00

Organização das finanças para pequenos negócios é tema de podcast do Sebrae RS

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: