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Da Redação
Com a imunização avançando no Estado e a adoção de novas estratégias para a remodelação dos negócios, números do Sebrae RS indicam pontos positivos para a economia gaúcha às vésperas da virada do ano. Estudo da organização aponta aumento de 8 pontos percentuais entre os empresários que informam ter um plano de expansão dos seus negócios para os próximos seis meses – 23% frente aos 15% registrados em outubro. No que tange ao faturamento, 25% apontaram aumento nos ganhos, frente aos 22% registrados anteriormente.
Os dados são da 18ª edição da Pesquisa de Monitoramento dos Pequenos Negócios na Crise, a qual ouviu 453 respondentes entre os dias 16 e 30 de novembro, com nível de confiança de 95%.
A pesquisa mostra ainda que uma em cada quatro empresas (24%) retornou suas atividades ao nível pré-pandemia – 5 pontos percentuais a mais desde o último levantamento. O mesmo percentual e evolução foram indicados por empresas que dizem ter superado o nível de atividade na comparação com o período pré-pandemia.
“As pequenas empresas passaram por um ano de ajuste de rota para se adaptarem ao mercado e a uma nova realidade, e agora estão retomando os negócios”, explica o diretor-superintendente do Sebrae RS, André Vanoni de Godoy. O estudo reflete a percepção do dirigente ao apontar a estabilidade no percentual dos empresários que notam melhora nos seus negócios com a evolução da vacinação (62%). “Há uma melhoria no ambiente social e econômico, o que impacta na confiança dos consumidores e, consequentemente, dos empreendedores”, explica.
A pesquisa em números
Situação atual
34% melhorou
34% sem alteração
31% piorou
Faturamento
29% diminuiu
46% Manteve inalterado
25% aumentou
Financiamento
77% não precisou
23% precisou
O que o empreendedor precisa
28% recurso para capital de giro
31% recurso para investimento
33% orientação sobre uso de ferramentas digitais
29% consultoria/orientação para gestão financeira
26% análise sobre tendências e perspectivas do mercado
23% parcerias com outras empresas para otimizar negócios
11% análise do comportamento do consumidor
20% alternativas para diversificar produtos/serviços
17% busca de novos fornecedores
14% consultoria para readequação/remodelagem do negócio
21% consultoria para adequação de custos
12% consultoria para gestão da crise
9% orientações sobre questões legais (decretos, protocolos e medidas provisórias etc)
7% orientações sobre assuntos trabalhistas
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