Loading SEBRAE

Mais buscados: Mei credito SEI boas praticas CONSULTORIA

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Pequenos negócios respondem por 82% das novas vagas nos últimos nove meses

Em setembro foram abertas 85,8 mil postos de trabalho nas micro e pequenas empresas, 37% a mais do que no mesmo período ano passado, conforme levantamento do Sebrae

atualizado em: 25/10/18

Da Redação

COMPARTILHE

Os pequenos negócios geraram 85,8 mil novos postos de trabalho em setembro, 37% a mais em relação ao mesmo período do ano passado, totalizando 82% das vagas criadas com carteira assinada em nove meses (575 mil postos). Os números equivalem a 63% do total de empregos criados em setembro no país, superior às médias e grandes empresas, que geraram 50,5 mil, e a Administração Pública, 954. O levantamento foi feito pelo Sebrae, com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

Pequenos negócios respondem por 82% das novas vagas nos últimos nove meses

82% das novas vagas nos últimos nove meses vieram dos pequenos negócios

“É inegável a força dos pequenos negócios para a geração de empregos no Brasil. As pesquisas só confirmam, mês após mês, que o empresário de micro e pequena empresa deve ser prioridade das políticas públicas, porque somente por meio do fortalecimento do empreendedorismo, o país terá chance de voltar a crescer”, analisa o presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos.

Em setembro, foram criados 137,3 mil novos postos no país. O saldo de 575 mil empregos gerados pelas micro e pequenas empresas de janeiro a setembro de 2018, é quase cinco vezes maior que a quantidade gerada pelas empresas de maior porte (130,4 mil empregos). Isso equivale a 82% do total de 704 mil postos de trabalho criados por esses dois nichos de empresas neste ano. O setor de serviços impulsionou por mais um mês a geração de empregos pelos pequenos negócios no país (46,6 mil postos de trabalho em setembro deste ano). O segundo setor que mais se destacou foi o do Comércio (24,3 mil empregos), seguido pela Indústria de Transformação (11,9 mil empregos).

No acumulado até setembro, os pequenos negócios do setor de Serviços seguem liderando a geração de empregos no país, com a criação de 339,5 mil novos postos de trabalho, 59% do total de empregos gerados pelas micro e pequenas empresas nesse período. A Construção Civil também tem se destacado, com 94,1 mil postos de trabalho nos nove primeiros meses deste ano. Segundo a Sondagem Conjuntural feita pelo Sebrae em setembro, os empresários do setor são os mais otimistas com o futuro da economia brasileira, com 45% deles achando que irá melhorar nos próximos 12 meses.

Os pequenos negócios do estado de São Paulo lideraram a geração de empregos, em termos absolutos, em setembro de 2018. Foram criados 21,4 mil postos de trabalho. Com isso, a região Sudeste foi a que mais gerou postos de trabalho em setembro, respondendo pela criação de 32,9 mil empregos. A segunda região que mais gerou empregos no país foi a Nordeste (20,1 mil), com melhor atuação do Ceará (5.033) e Pernambuco (4.475).

Os principais números da pesquisa:

* Os pequenos negócios geraram 85,8 mil novos postos de trabalho em setembro de 2018
* São 37% a mais de postos de trabalho em relação ao mesmo período do ano passado
* De janeiro a setembro, totalizaram 575 mil o número de vagas com carteira assinada
* Os números dos pequenos negócios equivalem a 63% dos empregos criados em setembro no país
* O setor de Serviços lidera a geração de empregos, com 339,5 mil novos postos de trabalho de janeiro a setembro.

 

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

11 de Setembro de 2024

Ecossistemas de inovação do RS concorrem em um dos maiores eventos do Sistema Sebrae

SAIBA MAIS

 

09 de Setembro de 2024

Sebrae estreia na Feira do Livro de Lajeado com foco na Educação Empreendedora

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 29/08/2024 11:00

Empreendedores contam história de união para superar perdas após enchente no RS no podcast do Sebrae RS

Sebrae RS Podcast 22/08/2024 13:00

Setor de alimentos e bebidas e de inovação são temas de episódios do Plano de Voo

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: