Mais buscados: MEI crEdito sei boas praticas consultoria
Da Redação
Rio Grande – O município de Rio Grande, no Sul do Estado, possui o 4º Produto Interno Bruto (PIB) gaúcho, é sede do Polo Naval e de grandes indústrias de fertilizantes. Num cenário de grandes empreendimentos e vultosos investimentos, a administração municipal realiza trabalho especial com foco nas micro e pequenas empresas e no Empreendedor Individual (EI). A nomeação do Agente de Desenvolvimento, e ações visando a desburocratização e o estímulo às compras governamentais evidenciam que a Lei Geral das MPEs foi retirada do papel pela prefeitura.
A legislação, que prevê uma série de benefícios aos pequenos negócios permite, na cidade de Rio Grande, a participação das MPEs em certames licitatórios mesmo que apresentem alguma restrição fiscal e concede o prazo para regularização da documentação da vencedora; licitações exclusivas para participação de MPEs nas contratações cujo valor seja de até R$ 80.000,00; concede Alvará de Funcionamento Provisório para atividades classificadas como de baixo/médio risco; institui Alvará Provisório para funcionamento imediato de micro e pequenas empresas; e a figura do Agente de Desenvolvimento Local, profissional que auxilia no processo de implementação e continuidade dos programas e projetos, em parceria com o poder público e as lideranças do setor privado. Das compras que município realiza, 95% são provenientes dos pequenos negócios.
Antes mesmo de a Lei Geral ser aprovada na cidade, em 2009, o município investia em práticas que estimulam o crescimento das empresas. “Um exemplo é a ativa participação da administração municipal nas rodadas de negócios que o Sebrae/RS realiza em Rio Grande nos últimos anos”, ressalta o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/RS, Vitor Augusto Koch. Rio grande conta com 8.071 MPEs e 2.438 empreendedores individuais formalizados.
Pelo Estado
Na segunda-feira, dia 13 de agosto, chegou a 41 o número de municípios gaúchos que implementaram a Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas. O número era meta do Sebrae/RS para todo o ano de 2012 e foi alcançado faltando quatro meses para o final do período. Nesta sexta-feira, dia 17 de agosto, já chegam a 45 as cidades com a Lei.
Planalto
Mormaço
Pontão
Tio Hugo
Norte
Constantina
Caiçara
Erechim
Campinas do Sul
Taquaruçu do Sul
Liberato Salzano
Getúlio Vargas
Serra
Farroupilha
Guaporé
Bento Gonçalves
Centro
Santiago
Santa Maria
São Francisco de Assis
Noroeste
Tiradentes do Sul
Derrubadas
Campo Novo
São Martinho
Chiapetta
Tuparendi
Porto Mauá
Barra do Guarita
Horizontina
Santo Ângelo
Nova Ramada
Sul
Jaguarão
São Lourenço do Sul
Piratini
Camaquã
Pelotas
Herval
Arroio Grande
Rio Grande
Vale do Taquari
Encantado
Arroio do Tigre
Venâncio Aires
Travesseiro
Relvado
Campanha e Fronteira Oeste
Alegrete
Santana do Livramento
Metropolitana
Balneário Pinhal
Sinos, Caí e Paranhana
Esteio
Tupandi
Siga o SEBRAE RS
Veja Mais
Notícias
11 de Setembro de 2024Ecossistemas de inovação do RS concorrem em um dos maiores eventos do Sistema Sebrae
SAIBA MAIS09 de Setembro de 2024
Sebrae estreia na Feira do Livro de Lajeado com foco na Educação Empreendedora
SAIBA MAISVídeos
Ouça o podcast do SEBRAE
29/08/2024 11:00Empreendedores contam história de união para superar perdas após enchente no RS no podcast do Sebrae RS
22/08/2024 13:00Setor de alimentos e bebidas e de inovação são temas de episódios do Plano de Voo
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.