Loading SEBRAE

Mais buscados: Sei mei Crédito consultoria boas praticas

Loading SEBRAE

Notícias

Pequenos negócios são destaque no Prêmio Nacional de Inovação

A Editora Belas Letras, de Caxias do Sul, venceu na categoria Inovação em Marketing

atualizado em: 11/06/19

Da Redação

COMPARTILHE
A editora Belas Letras produz livros sobre criatividade, viagens, família e gastronomia, compartilhando experiências transformadoras .
A editora Belas Letras produz livros sobre criatividade, viagens, família e gastronomia, compartilhando experiências transformadoras .

A 6ª edição do Prêmio Nacional de Inovação reconheceu 15 empresas de sete estados brasileiros que investem em processos e produtos inovadores. Os prêmios para os pequenos negócios ficaram com a Boulle, CCLi, Editora Belas Letras e Topos Informática. Akaer, BMD Têxteis, Ativa Soluções Tecnológicas, Angelus e MIP Engenharia foram as médias indústrias reconhecidas, enquanto entre as grandes foram: WEG, Natura, Enel, Embraco, Basf e Aker Solutions. A solenidade de entrega do Prêmio aconteceu durante o 8º Congresso Nacional de Inovação da Indústria, promovido pelo Sebrae e pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), em São Paulo.

“Para nós, do Sebrae, das startups e das empresas inovadoras, essa noite tem um sabor especial. É um momento de alegria, encantamento, celebração. É saber que o Sebrae está no caminho certo e que, sobretudo, o brasileiro é um grande entusiasta. Não se faz empreendedorismo e inovação sem a alegria e esperança de transformar nossa sociedade”, comemorou o presidente do Sebrae, Carlos Melles. “Os finalistas são todos campeões. Somos aqui 24 campeões. O Sebrae se sente honrado, junto com a CNI, pois vocês estão criando um país melhor”.

“Assumimos o desafio de fazer com que o setor privado se comprometa com o que há de melhor e inspirador em termos de novas tecnologias, produtos, processos, serviços, mercados e políticas. É assim que vemos a inovação: como a saída mais inteligente para o triunfo, vencendo, inclusive, as adversidades econômicas. Essa é a razão de ser desse prêmio”, afirmou o presidente da CNI, Robson Braga de Andrade.

O Prêmio Nacional de Inovação é dividido em três modalidades, definidas por porte das empresas. Cada modalidade conta com as categorias Gestão da Inovação e Inovação, sendo que esta última tem quatro subcategorias: produto, processo, organizacional e marketing. Nesta edição, também foram reconhecidas empresas que promoveram práticas inovadoras em saúde e segurança do trabalho (SST).

“É um prazer estar aqui pela Topos Informática. Passamos por uma transformação nos últimos tempos, que nos permitiu comprovar processos e criar uma estrutura realmente colaborativa. Agora entendemos como funciona o processo de aceleração empresarial e agradecemos todos os que nos ajudaram a chegar até aqui”, celebrou o diretor da Topos Bahia, Ramon Santos, destacando que a Topos representa o estado da Bahia – única finalista do Nordeste das MPE. A empresa sagrou-se campeã nas categorias Inovação Organizacional e Gestão da Inovação.

A honra em vencer o Prêmio foi ressaltada por Rodolpho Gutierrez, da Boulle Móveis de Fundamento: “Essa lareira tem uma história especial, pois foi o 1º produto com produção em série. Nosso produto representou o design brasileiro nos Jogos Olímpicos e fomos convidados para expor em Milão em 2017 e 2018”. Por sua vez, Gustavo Guertler, diretor da Editora Belas Letras, declarou: “Muito obrigada ao Sebrae e à Fernanda, nossa Agente Local de Inovação (ALI). Inovação é não colocar as pessoas em caixinhas, é deixar elas pensarem”.

Todos os vencedores participarão de imersão internacional em ecossistema de inovação. Além disso, aqueles que ficaram em 1º lugar nas categorias de produto e processo terão R$ 150 mil pré-aprovados para desenvolver projetos por meio do Edital de Inovação para a Indústria – iniciativa do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Serviço Social da Indústria (SESI) e Sebrae.

Conheça os projetos vencedores:

MICRO OU PEQUENA EMPRESA

Inovação de Produto: Boulle Móveis de Fundamento (Curitiba, PR)

A Boulle cria móveis exclusivos e funcionais de madeira maciça, utilizando matéria-prima de origem sustentável e ecologicamente correta, buscando árvores caídas naturalmente ou madeiras submersas em rios e represas, além de peças antigas para promover uma transformação. A principal inovação foi a Lareira LUG, que é uma lareira portátil, de uso doméstico, fabricada a partir de um bloco maciço de madeira certificada, que utiliza álcool líquido para seu funcionamento e possibilita o aquecimento de até 20m² por duas horas.

Inovação em Processo: CCLi Consultoria Linguística (São José do Rio Preto, SP)

A CCLi é uma consultoria linguística que está expandindo para todo o país por meio de projetos via videoconferência. A principal inovação implementada é uma nova metodologia para consultoria linguística que aborda o cliente de modo distinto aos cursos tradicionais de idiomas, oferecendo soluções customizadas para cada pessoa. A inovação deu resultados: 100% dos alunos que tiveram aulas com a nova metodologia foram aprovados na certificação de idiomas TOEFL.

Inovação em Marketing: Editora Belas Letras (Caxias do Sul, RS)

A editora Belas Letras produz livros sobre criatividade, viagens, família e gastronomia, compartilhando experiências transformadoras para tornar o mundo um lugar mais humano, sensível e criativo. Entre as principais inovações estão as mudanças no modelo de vendas e as parcerias estratégicas que permitiram a entrada em novos mercados. Como exemplo, a campanha “compre um, doe um” promoveu o engajamento dos clientes na doação de mais de 5 mil livros e potencializou as vendas online da editora. Linha de produtos exclusivos, criação de livros infantis personalizáveis e vendas de livros digitais aumentaram o faturamento da empresa. A editora participou do Programa ALI – Agentes Locais de Inovação do Sebrae RS.

Inovação Organizacional: TOPOS Informática (Salvador, BA)

A TOPOS atua há mais de 25 anos prestando serviços nas áreas de TI e comunicação. A empresa implementou um novo modelo de negócio baseado na lógica de aceleração de startups e geração de spin-offs. Chamado “GetIN”, funciona como uma unidade de apoio administrativo, auxiliando na gestão das diferentes linhas de negócios, bem como um mecanismo de geração de spin-offs e aceleração de startups para os múltiplos novos negócios desenvolvidos pela organização. Devido à inovação, a empresa captou novos clientes, aumentou o portfólio de ofertas e obteve significativos impactos positivos no faturamento.

Gestão da Inovação: TOPOS Informática (Salvador, BA)

A TOPOS criou um “Espaço da Inovação”, onde os colaboradores podem discutir e desenvolver ideias para novos projetos, e implantou um “Portal de Inovação”, engajando colaboradores em diferentes níveis organizacionais, no processo de inovação. O portal foi tão bem-sucedido que se tornou um produto da TOPOS e já é oferecido ao mercado. Além disso, a empresa implantou o modelo de negócio “GetIN” como uma forma de aceleração de startups e geração de novos negócios por meio de spin-offs. Essas iniciativas destacam a TOPOS como uma referência para Gestão da Inovação em uma pequena empresa brasileira.

Destaque Saúde e Segurança no Trabalho: Boulle Móveis de Fundamento (Curitiba, PR)

A Boulle apresentou expressivos resultados decorrentes das práticas relacionadas à saúde e segurança no trabalho. Há uma preocupação quanto à segurança, saúde e ergonomia dos colaboradores, parceiros, fornecedores e terceirizados. Há treinamentos sobre segurança e ergonomia, campanhas de conscientização sobre a importância do uso dos equipamentos de

proteção individual, padronização dos processos e mecanismos para a segurança na operação de máquinas e equipamentos. A empresa ostenta um histórico impecável, nunca tendo tido colaboradores afastados por acidente ou doenças de trabalho desde a fundação da empresa.

MÉDIAS EMPRESAS

Inovação de produto: Akaer Engenharia S.A. (São José dos Campos, SP)

Akaer é uma empresa de soluções tecnológicas integradas especializada no desenvolvimento de aero-estruturas e gestão de projetos “Turn Key” para os setores aeroespacial e de defesa. Desenvolveu nova báscula, mais eficiente, leve, de maior capacidade e vida operacional para o mercado de mineração. A câmera para nano satélite de alta resolução oferece ganhos significativos em peso, resolução, capacidade de processamento e versatilidade. Os produtos apresentam resultados efetivos e evidenciaram a capacidade de inovar da empresa, contribuindo para o crescimento expressivo do faturamento da Akaer nos últimos anos.

Inovação em processo: BMD Têxteis (Camaçari, BA)

A BMD fabrica tecidos técnicos e geossintéticos, é referência na América Latina. Desenvolveu máquina capaz de substituir outros quatro equipamentos nas atividades de furar, estampar e costurar tecidos. A inovação possibilitou ganhos na produção de lonas, redução de custos na operação e propiciou mais segurança aos trabalhadores. A empresa também criou um pigmento líquido para o subprocesso de pintura de produtos em parceria com seu fornecedor. O projeto permitiu redução de tempo de setup de máquinas e redução do lote econômico de produção.

Inovação em marketing: Ativa Soluções Tecnológicas (Santa Rita do Sapucaí, MG)

A Ativa é estabelecida no “Vale da Eletrônica” e atua nos mercados de telemetria e gerenciamento remoto para diversos segmentos. Sua principal inovação de marketing foi o reposicionamento do Datalogger Baixo Consumo VRP para controle remoto das válvulas redutoras de pressão e Datalogger Baixo Consumo 100 com certificação INMETRO para ambientes explosivos que possibilitaram a entrada nos mercados de gás e saneamento. A empresa conseguiu aumento expressivo em seu faturamento em decorrência dessas inovações.

Inovação organizacional: Akaer Engenharia S.A. (São José dos Campos, SP)

A Akaer desenvolveu o programa InovAKAER, que promoveu inovações em processos organizacionais, produtivos e de apoio. O programa torna a empresa fornecedora integrada “Tier 1”, para os mercados nacionais e internacionais de sistemas complexos de engenharia, principalmente para a indústria aeroespacial e de defesa. Por meio do InvAKAER, a empresa desenvolveu soluções que estão em operação para os clientes, como os sistemas de simulação e realidade virtual. A Akaer conquistou retornos comerciais imediatos nos diferentes mercados de atuação e alcançou diferenciais competitivos de destaque.

Gestão da Inovação: Angelus Indústria de Produtos Odontológicos (Londrina, PR)

A Angelus é uma empresa de pesquisa, desenvolvimento, fabricação e comercialização de produtos na área de saúde bucal. Oferece biocerâmicos para tratamento de canais e produtos em fibras de vidro e carbono para suporte de próteses dentárias. Comercializa seus produtos para 86 países e possui uma base de distribuição na Flórida (EUA) e uma filial no Japão. Oferece o programa Angelus, de apoio à pesquisa e incentivo de pesquisadores externos, bonificação por resultados e sistemas de gestão de projetos de inovação. Possui uma área de inteligência para monitoramento do mercado. A organização possui diversas patentes internacionais e também obteve resultados financeiros expressivos em decorrência das ações de inovação.

Destaque Saúde e Segurança no Trabalho: MIP Engenharia (Belo Horizonte, MG)

A MIP Engenharia foi fundada em 1961 e oferta projetos de engenharia em obras industriais, projetos de EPC e Turn Key. Implementa ações relacionadas à saúde e segurança no trabalho, como a análise de Aspectos e Impactos Ambientais Adversos, práticas de lean construction e campanhas “carona solidária” e “direção sem álcool”. Também aplica ferramentas contínuas de avaliação comportamental e identificação de situações de risco. Esses esforços resultaram em indicadores significativos de segurança e saúde do trabalho, como zero acidentes nos últimos anos, boa taxa de satisfação dos funcionários e três premiações promovidas pela Vale como empresa destaque na gestão de segurança do trabalho em suas obras.

GRANDE EMPRESA

Inovação de Produto: WEG Equipamentos Elétricos (Jaraguá do Sul, SC)

A WEG fabrica motores elétricos, motorredutores, nobreaks, painéis elétricos, sensores industriais, tintas e vernizes para os setores de geração, transmissão e distribuição de energia, automação e controle industrial e segurança de máquinas. Com o WEG Motor Scan, monitora remotamente motores por meio de sensores não-invasivos capazes de medir temperatura, vibração e tempo de funcionamento. Construído a partir de inteligência artificial e redes neurais, proporciona melhor gestão da manutenção e maior durabilidade dos equipamentos, bem como integra-os aos sistemas da Indústria 4.0.

Inovação em Processo: Natura Cosméticos (São Paulo, SP)

A Natura é uma multinacional brasileira de produtos cosméticos, vendidos por mais de 1,7 milhão de consultoras em todo o país. Entre as inovações em processos, estão a implementação de tecnologias de realidade aumentada na produção, o uso de impressão 3D para fabricação de peças de máquinas, a estruturação do “Centro de Excelência em Ágil”, responsável pela implementação da metodologia ágil em toda a organização e a adequação de seu processo produtivo às tecnologias da Indústria 4.0 por meio de veículos guiados automaticamente, robôs e inteligência artificial.

Inovação em Marketing: Enel (Niterói, RJ)

A Enel é a maior empresa privada do setor elétrico brasileiro. As principais inovações em marketing incluem iniciativas para o fomento à diversificação da matriz energética nacional, o lançamento do primeiro V2G latino-americano, sistema que permite a carros elétricos devolver energia não-utilizada, a iniciativa “Ecoenel”, que oferece descontos na conta de energia a partir de resíduos recicláveis; e o programa “Luz Solidária”, que viabiliza a venda de equipamentos eficientes com desconto de até 50%, gerando a criação de mais de 200 projetos sociais por meio de crowdfunding.

Inovação Organizacional: Embraco (Joinville, SC)

A Embraco é uma empresa global que desenvolve soluções inovadoras em refrigeração para os segmentos residencial, comercial, de distribuição e revenda. Implementou modelo de gestão de pessoas “Carreira W”, que define três pilares para o desenvolvimento dos colaboradores: competências técnicas, de projetos e administrativas. Esse modelo permite que todos os talentos evoluam nas áreas em que mais se identificam, garantindo que a Embraco desenvolva e retenha pessoas com diferentes perfis de liderança. Essa prática contribui para agilidade nos processos decisórios e potencializam os esforços no desenvolvimento de inovações.

Gestão da Inovação: BASF (São Paulo, SP)

O Grupo BASF conta com 114 mil colaboradores e portfólio organizado em cinco segmentos: químicos, produtos de performance, materiais e soluções funcionais, soluções para agricultura e petróleo e gás. Possui programa de sugestões de colaboradores BASF – EUREKA; o Prêmio

BASF de Excelência; o programa de fomento ao intraempreendedorismo; o espaço AgroDigital, para agilizar o desenvolvimento de soluções para setor das agritechs; e a Metodologia InnoPET: Innovation Project Evaluation Tool, que avalia os riscos dos projetos. Também merecem destaque os processos “Innovation Chain” e as práticas de gestão da propriedade intelectual.

Destaque Saúde e Segurança no Trabalho: Aker Solutions do Brasil (São José dos Pinhais, PR) A Aker apresentou resultados e práticas de destaque em segurança e saúde no trabalho nos 20 países em que está presente, como a implementação das ‘9 saving rules’ da IOGP (International Association of Oil and Gas Producers), práticas de mapeamento de riscos para cada célula de produção e programas de conscientização de saúde para melhoria de hábitos alimentares e promoção de práticas esportivas. Uma de plantas no Brasil ficou conhecida internacionalmente por ter completado 17 anos sem acidentes de trabalho

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

24 de Agosto de 2019

Espaço Juntos para Competir recebe bom público

SAIBA MAIS

 

23 de Agosto de 2019

Espaço Juntos para Competir receberá produtores rurais

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 21/08/2019 17:22

Sebrae-RS promove encontros com quem pretende abrir uma Empresa Simples de Crédito

Sebrae RS Podcast 21/08/2019 17:19

Sebrae-RS realiza seminários sobre Empresas Simples de Crédito

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: