
Mais buscados: MeI credito SEI Boas praticas Consultoria

Da Redação
A perspectiva do empreendedor para 2025 envolve uma combinação de otimismo e preocupação. É o que revela a 40ª edição da Pesquisa de Monitoramento dos Pequenos Negócios, realizada pelo Sebrae RS entre 02 e 17 de janeiro. O levantamento traz um panorama sobre as perspectivas para micro, pequenas e médias empresas. Segundo 57% dos entrevistados, o foco é expandir suas atividades, enquanto 34% pretendem manter suas operações no nível atual. Por outro lado, 5% dos empreendedores buscam estratégias para reduzir seus negócios e 4% enfrentam o desafio de decidir encerrar suas atividades.
A análise abrange uma avaliação do desempenho de 2024, que passa por aspectos como faturamento, ocupação e acesso ao crédito. Para o ano de 2025, foram identificadas tanto as expectativas quanto os desafios que as empresas enfrentarão, juntamente com os planos de investimento. A partir dessas informações, é possível traçar cenários que auxiliam as pequenas empresas na tomada de decisões.
“Vale destacar que, comparado ao ano anterior, a pesquisa do Sebrae RS observou um nível de redução no percentual de empreendedores com expectativas de expansão, refletindo um cenário mais cauteloso em relação ao crescimento. Ao mesmo tempo, porém, é motivador observar que um quarto dos empreendedores têm planos de iniciar um novo negócio em 2025. Esse dado, dessa forma, retrata bem o ano de 2024 que tivemos e que ainda repercute muito nos negócios e na economia. De qualquer forma, observa-se cada vez mais uma cultura empreendedora cada vez mais enraizada na sociedade”, destaca Gustavo Reck, do Sebrae RS.
A pesquisa quantitativa envolveu coleta de dados através de questionário estruturado com 531 clientes do Sebrae RS atendidos em 2024. O nível de confiança é de 95% e a margem de erro é de 4%.
Perspectivas para 2025
Cerca de um quarto dos empreendedores (26%) planeja abrir um novo negócio em 2025. Em relação ao financiamento, 55% dos entrevistados não têm intenção de recorrer a essa opção em 2025. Em contrapartida, 45% buscarão financiamento para atender às necessidades de capital de giro, aquisição de máquinas e equipamentos e pagamento de dívidas.
Os principais desafios para os pequenos negócios em 2025 são o aumento de vendas (59%), equilibrar finanças (36%), planejamento dos negócios (29%), mão de obra qualificada (29%), aumento dos custos (27%), redução do poder de compra do consumidor (24%), reestruturação dos negócios (21%), oferta de produto e serviço diferenciado (15%), mudança no comportamento do consumidor (12%), diversificação de fornecedores (9%), custo do aluguel (8%), saúde mental da equipe (8%), atraso na entrega de insumos/matéria prima (3%) e ter processos focados no reuso, transformação e reciclagem (3%).
Por outro lado, a pesquisa constatou ainda que 69% dos entrevistados têm a intenção de fazer investimentos em 2025 nas áreas de marketing, máquinas e equipamento, novos produtos, ampliação da capacidade de atendimento e estrutura física.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
07 de Novembro de 2025Inova Centro de Santa Maria participa do ELI Summit Nacional 2025, em Natal (RN)
SAIBA MAIS05 de Novembro de 2025
Sebrae RS leva experiência prática e reconhecimento à Expo Favela RS 2025
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
17/10/2025 16:30
Primeira edição do Camaquã Summit movimenta negócios no sul do Estado
16/07/2025 10:00
Da tecnologia às pessoas, podcast do Sebrae RS traz tendências para o setor de alimentos e bebidas
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.