Mais buscados: MeI Credito SEI boas Praticas Consultoria
Da Redação
Fornecedores da Prefeitura Municipal de Sapiranga atingiram índices expressivos de satisfação na avaliação de sua relação com o Poder Público. É o que demonstra pesquisa realizada pelo Sebrae RS a qual indicou que 88,2% dos respondentes afirmaram estar satisfeitos com o atendimento do departamento de compras e licitações – sendo que 50% disseram estar muito satisfeitos. Os dados são de estudo desenvolvido pelo Sebrae RS e integram a segunda etapa do Eixo Compras Governamentais do Programa Cidade Empreendedora, o qual tem o objetivo de propor soluções para concessões simplificadas e favorecidas aos pequenos negócios nas licitações públicas
A pesquisa contou com a participação de 68 empresas divididas em dois grupos iguais entre atuais fornecedores e não fornecedores da prefeitura. O objetivo foi mapear e fomentar oportunidades para empresas com potencial de atuar junto à Prefeitura Municipal.
Para a secretária de Administração Fazendária de Sapiranga, Simone Isabel Silveira Melo, o feedback trazido pela pesquisa demonstra que o município tem trilhado um caminho de acertos, ao mesmo tempo em que busca a melhoria contínua de suas ações. ‘‘Nunca havíamos feito nada do gênero, mas já sentíamos a necessidade. Com certeza isso também esclareceu aos nossos fornecedores e possíveis fornecedores de que o Município tem a intenção de realizar processos sérios e transparentes de compras’’, destaca. Segundo ela, o conjunto de informações coletadas no estudo servirá de base para a tomada de decisão de ações futuras. “Vamos nos utilizar das respostas dadas na pesquisa para melhorarmos nossos processos de contato com os fornecedores, principalmente os micro e pequenos’’, explica.
O aspecto financeiro é outro ponto destacado entre os atuais fornecedores: 88,5% dos respondentes afirmaram que recebem, no máximo, em até 30 dias a partir da apresentação da nota fiscal – sendo que 23,5% dos respondentes afirmaram que recebem em até 10 dias. No quesito domicílio, dos atuais fornecedores, 85,3% são empresas com base em Sapiranga, sendo 55,9 Microempresas (ME), 26,5% Empresas de Pequeno Porte (EPPs) e 8,8% Microempreendedores Individuais (MEI). Em relação aos não fornecedores, a pesquisa indica uma significativa oportunidade para as empresas locais: 97,1% disseram nunca terem participado de licitações na Prefeitura Municipal.
Segundo o consultor do Sebrae RS, Lourenço Mayer, a pesquisa é baseada em uma metodologia própria da organização sendo focada em três metas centrais: entender a cultura das empresas locais em licitações; compreender a imagem da prefeitura perante fornecedores, e levantar pontos de melhoria. O objetivo final é fomentar oportunidades de negócios para empresas que possuem interesse em atuar junto ao Poder Público nas esferas de prestação de serviços e aquisições.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
13 de Setembro de 2024Rodada de Negócios amplia conexões comerciais e fortalece setor alimentício da região do Vale do Rio Pardo
SAIBA MAIS13 de Setembro de 2024
Santa Maria (RS) tem um dos melhores ecossistemas de inovação do país
SAIBA MAISVídeos
Ouça o podcast do SEBRAE
29/08/2024 11:00Empreendedores contam história de união para superar perdas após enchente no RS no podcast do Sebrae RS
22/08/2024 13:00Setor de alimentos e bebidas e de inovação são temas de episódios do Plano de Voo
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.