
Mais buscados: mei crEdito Sei boas praticas CONSULTORIA

Da Redação
“O Programa Cidade Empreendedora tem sido uma ferramenta importante para o desenvolvimento da economia local”, destaca a prefeita de São José do Norte, Fabiany Zogbi Roig. Ela considera que o Eixo Compras irá contribuir para que as empresas locais estejam preparadas e aptas a participar dos processos licitatórios da prefeitura. “Fazendo com que a movimentação na economia local seja elevada, os empreendedores terão aumento nas suas receitas, o que é muito importante nesse período de pandemia e na pós-pandemia”, avalia a prefeita.
O gestor de projetos do Sebrae RS Fabrício Burket relata que como parte das ações do Eixo Compras, durante o mês de maio está sendo realizada uma pesquisa com os atuais fornecedores e, também, com aqueles que ainda não vendem para a prefeitura.
O objetivo é avaliar como está a situação dos fornecedores e levantar porque outros fornecedores não ingressam nesse mercado das compras públicas. A pesquisa abrange também fornecedores fora da área urbana. “Vamos trabalhar para aumentar a participação dos pequenos produtores rurais do município nas compras da merenda escolar”, afirma o gestor. Atualmente, essas compras estão próximas a 30%, o mínimo que a legislação exige. “A ideia é estimular os produtores a produzir o que a prefeitura compra, diversificando a produção, numa proposta relacionada com o objetivo de aumentar as oportunidades de comprar localmente”, complementa.
Com o resultado da pesquisa, poderão ser implantadas ações de melhoria nas compras públicas. “A prefeitura tem um grande potencial de compra, de insumos, serviços e nada mais justo do que buscar essas compras nas próprias empresas do município”, salienta a prefeita.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
06 de Janeiro de 2026Passo do Sobrado assina contrato do Programa Cidade Empreendedora Retomada
SAIBA MAIS22 de Dezembro de 2025
Com apoio do Sebrae RS, Barão de Cotegipe avança no fortalecimento do ambiente de negócios
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
19/12/2025 12:00
Sebrae RS leva comitiva de micro e pequenos empreendedores para a maior feira de varejo do mundo, a NRF
17/10/2025 16:30
Primeira edição do Camaquã Summit movimenta negócios no sul do Estado
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.