Loading SEBRAE

Mais buscados: MEi credito Sei boas Praticas Consultoria

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Pesquisa mobiliza cadeia de fornecedores locais de Estância Velha

Estudo do Sebrae RS tem o objetivo de aumentar a participação e competitividade de empresas locais

atualizado em: 28/09/21

Da Redação

COMPARTILHE

Setembro marca um importante momento para o engajamento da cadeia produtiva de Estância Velha. Com o objetivo de mapear e fomentar oportunidades para empresas com potencial de atuar junto à Prefeitura Municipal, o município está promovendo uma pesquisa com fornecedores e não-fornecedores da instituição. O estudo desenvolvido pelo Sebrae RS integra a segunda etapa do Eixo Compras Governamentais do Programa Cidade Empreendedora, o qual tem o objetivo de propor soluções para concessões simplificadas e favorecidas aos pequenos negócios nas licitações públicas

 

Baseado em uma metodologia própria da organização, o estudo tem três metas centrais: entender a cultura das empresas locais em licitações; entender a imagem da prefeitura perante fornecedores, e levantar pontos de melhoria. O objetivo final é fomentar oportunidades de negócios para empresas que possuem interesse em atuar junto ao Poder Público nas esferas de prestação de serviços e aquisições. Microempreendedores Individuais (MEI). ‘‘A adesão dos empreendedores é fundamental para que possamos agregar valor e ter informações concretas sobre a realidade do município e assim possamos dar suporte a tomada de decisão para ações futuras’’, explica o consultor do Sebrae RS, Lourenço Mayer.

 

Com o objetivo de agregar qualidade ao trabalho, a iniciativa conta com o suporte do MonitorGov (https://monitorgov.com.br/). O sistema funciona como uma ferramenta de pesquisa que permite aos órgãos públicos identificarem as melhores oportunidades de compra facilitando, assim, a tomada de decisão dos servidores.

 

Dados do mapeamento ‘‘Perfil das Cidades Gaúchas – 2019’’ do Sebrae RS apontam que Estância Velha possui 2.688 Microempresas e 156 Pequenas Empresas, sendo comércio, serviços, indústria de transformação e construção civil os principais segmentos. O chefe de gabinete e gestor municipal do Cidade Empreendedora, João Víctor Torres, destaca a intenção da prefeitura em aumentar a participação de empresas e prestadores de serviço locais nos processos de contratação realizados pela prefeitura. ‘‘Já realizamos capacitações e estamos contentes com os resultados obtidos até o momento. Além de aumentar a concorrência, o que gera economicidade aos cofres públicos, oportunizamos a participação de empreendedores estancienses’’, explica.

 

Link da pesquisa para fornecedores:

https://forms.gle/5GPDvDrH5msZ1x6y9

 

Link da pesquisa para não fornecedores:

 

https://forms.gle/SAmCHmiGLviLCDAg7

Sobre o Cidade Empreendedora

Lançado oficialmente em Estância Velha no mês de abril e desenvolvido no Rio Grande do Sul desde 2019, o Cidade Empreendedora conta com quatro eixos centrais de atuação: Liderança, Desburocratização, Educação Empreendedora e Compras Governamentais. No primeiro eixo, agentes de desenvolvimento do município participam de cursos, formações e consultorias direcionadas com o objetivo de desenvolver a liderança pública. A orientação para otimizar processos como o de abertura de empresas é o foco do eixo Desburocratização. Finalmente, o eixo de Educação Empreendedora busca fomentar e oferecer, por meio de oficinas e formações, conhecimentos sobre empreendedorismo e inovação para professores e estudantes.

O programa é uma iniciativa inédita no Rio Grande do Sul para engajar gestores e servidores públicos na melhoria do ambiente de negócios e na promoção das políticas públicas para o apoio e fortalecimento do empreendedorismo nos municípios, respeitando suas realidades. Seu objetivo é a transformação local, visando impulsionar o desenvolvimento econômico como um todo, com a potencialização e institucionalização de alguns capítulos da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa. Saiba mais em cidadeempreendedora.sebraers.com.br.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

07 de Janeiro de 2025

Saiba os cinco grandes temas que devem ser destaque da NRF e como acompanhar pelos canais do Sebrae RS

SAIBA MAIS

 

06 de Janeiro de 2025

Sebrae RS orienta MEI e pequenas empresas a regularizarem débitos do Simples Nacional

SAIBA MAIS

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 20/12/2024 10:30

Plano de Voo aborda tendências para o varejo em 2025

Sebrae RS Podcast 14/11/2024 16:32

Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: