
Mais buscados: MEI credito Sei boas praticas consultoria

Da Redação
As ações desenvolvidas pela prefeitura de Estância Velha para melhorar os processos de contratações públicas e aumentar a participação de micro e pequenas empresas locais estão surtindo efeito. A pesquisa com os atuais fornecedores mostra que mais de 80% estão satisfeitos com sua relação com o atendimento do departamento de compras e licitações e com o relacionamento com o setor de almoxarifado/entregas.
O consultor do Sebrae RS Lourenço Mayer acompanha o município no eixo Compras Públicas do Cidade Empreendedora e relata que outro resultado positivo está relacionado ao setor de pagamentos da prefeitura. Nesse item, mais de 90% afirmaram estarem satisfeitos. Com relação aos prazos, 57% revelaram que recebem, no máximo, em até 30 dias a partir da apresentação da nota fiscal e 18,4% responderam que o pagamento é feito em até 10 dias. “O alto grau de satisfação demonstra que a estratégia adotada está dando certo”, observa Mayer.
A pesquisa também serviu para mostrar o que pode ser feito para incluir novos fornecedores locais nas contratações públicas. De acordo com o resultado, 93% dos não fornecedores afirmaram que nunca participaram das licitações e apontaram a complexidade dos processos como um dos entraves. Por isso, entre as medidas sugeridas estão parcerias com entidades empresariais para divulgação de oportunidades, o que também pode ser feito na Sala do Empreendedor, e uso das redes sociais.
Outro ponto importante é que os não fornecedores consideram que é muito complexo e burocrático participar de licitações. Para superar esse desafio, uma das sugestões é a criação de tutoriais, cartilhas e vídeos sobre licitações e processos licitatórios da prefeitura para que, a partir dessas informações, capacitação e prática, as empresas mudem a sua forma de pensar.
O chefe de departamento do Setor de Compras da Prefeitura Municipal, Roberto Rambo, considera que é importante para os empreendedores locais conhecerem como funciona o processo e cita o caso de uma pequena empresa que buscou informações, se cadastrou e agora tem o município como principal cliente. ”O empreendedor da cidade se sente motivado e a renda gira dentro do município”, complementa.
A pesquisa
A pesquisa contou com 38 respostas no formulário realizado com atuais fornecedores e 30 respostas no formulário para não fornecedores. Entre os fornecedores, 50% são domiciliados em Estância Velha e 50% são de empresas fora do município. Do total, 89,4% são enquadrados como MEI, ME ou EPP.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
12 de Dezembro de 20254 Salas do Empreendedor da região dos Vales recebem certificação de selo de referência em atendimento
SAIBA MAIS12 de Dezembro de 2025
Com atuação em mais de 50 municípios, Programa Cidade Empreendedora fortalece a retomada econômica do RS em 2025
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
17/10/2025 16:30
Primeira edição do Camaquã Summit movimenta negócios no sul do Estado
16/07/2025 10:00
Da tecnologia às pessoas, podcast do Sebrae RS traz tendências para o setor de alimentos e bebidas
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.