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Pesquisa mostra satisfação com processo de compras públicas de Estância Velha

O levantamento foi realizado dentro do programa Cidade Empreendedora, desenvolvido pelo Sebrae RS em parceria com o poder público

atualizado em: 14/04/22

Da Redação

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As ações desenvolvidas pela prefeitura de Estância Velha para melhorar os processos de contratações públicas e aumentar a participação de micro e pequenas empresas locais estão surtindo efeito. A pesquisa com os atuais fornecedores mostra que mais de 80% estão satisfeitos com sua relação com o atendimento do departamento de compras e licitações e com o relacionamento com o setor de almoxarifado/entregas.

O consultor do Sebrae RS Lourenço Mayer acompanha o município no eixo Compras Públicas do Cidade Empreendedora e relata que outro resultado positivo está relacionado ao setor de pagamentos da prefeitura. Nesse item, mais de 90% afirmaram estarem satisfeitos. Com relação aos prazos, 57% revelaram que recebem, no máximo, em até 30 dias a partir da apresentação da nota fiscal e 18,4% responderam que o pagamento é feito em até 10 dias. “O alto grau de satisfação demonstra que a estratégia adotada está dando certo”, observa Mayer.

A pesquisa também serviu para mostrar o que pode ser feito para incluir novos fornecedores locais nas contratações públicas. De acordo com o resultado, 93% dos não fornecedores afirmaram que nunca participaram das licitações e apontaram a complexidade dos processos como um dos entraves. Por isso, entre as medidas sugeridas estão parcerias com entidades empresariais para divulgação de oportunidades, o que também pode ser feito na Sala do Empreendedor, e uso das redes sociais.

Outro ponto importante é que os não fornecedores consideram que é muito complexo e burocrático participar de licitações. Para superar esse desafio, uma das sugestões é a criação de tutoriais, cartilhas e vídeos sobre licitações e processos licitatórios da prefeitura para que, a partir dessas informações, capacitação e prática, as empresas mudem a sua forma de pensar.

O chefe de departamento do Setor de Compras da Prefeitura Municipal, Roberto Rambo, considera que é importante para os empreendedores locais conhecerem como funciona o processo e cita o caso de uma pequena empresa que buscou informações, se cadastrou e agora tem o município como principal cliente. ”O empreendedor da cidade se sente motivado e a renda gira dentro do município”, complementa.

A pesquisa

A pesquisa contou com 38 respostas no formulário realizado com atuais fornecedores e 30 respostas no formulário para não fornecedores. Entre os fornecedores, 50% são domiciliados em Estância Velha e 50% são de empresas fora do município. Do total, 89,4% são enquadrados como MEI, ME ou EPP.

 

 

 

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