
Mais buscados: MEI crEdito Sei Boas Praticas consultoria

Da Redação
Realizada de 25 de janeiro a 9 de fevereiro de 2024, a Pesquisa de Empreendedorismo Feminino no RS entrevistou 734 mulheres e abordou: perfil das mulheres; perfil dos negócios; apoio/desafios; associativismo; crédito/financiamento; avaliação de 2023 e expectativas para 2024; além de jornada empreendedora.
O estudo mostrou que, desde a pandemia de covid 19, o empreendedorismo feminino vem crescendo exponencialmente e que 46% dos negócios pesquisados têm entre 3 e 10 anos de existência. Os setores que possuem maior relevância são serviços (45%) e comércio (36%). Grande parte das empreendedoras têm ensino superior completo e a maioria pós-graduação, mestrado e / ou doutorado.
Porém, abrir seu próprio negócio não é fácil, e requer uma rede de apoio para assim nascer um empreendimento de sucesso. A maioria (84%) são mulheres brancas e com idade entre 40 (33%) e 59 (22%) anos. Uma das ajudas mais recorrentes para que as entrevistadas conseguissem exercer suas funções como empreendedoras vieram de suas famílias e cônjuges (62%).
“Os dados nos mostram de forma concreta o cenário do empreendedorismo feminino e nos subsidiam para que possamos elaborar estratégias e políticas públicas importantes no intuito de potencializar o ambiente empresarial. Esse conhecimento todo é fundamental para que pensemos em como maximizar o protagonismo feminino no mundo dos negócios e de forma mais inclusiva”, diz a Especialista em Inteligência de Negócios do Sebrae RS, Andreia Nascimento.
O ano de 2023 e expectativas para 2024
Para 56% das empreendedoras o ano de 2023 foi melhor que 2022. E, na expectativa de crescimento para 2024 o objetivo de 68% das mulheres é expandir seu negócio. Essa expansão ocorre principalmente nas áreas de marketing, criação de novos produtos e capacidade de atendimento.
Desta pesquisa 41% das entrevistadas relataram ter passado por algum tipo de preconceito durante a jornada empreendedora por serem mulheres. Mas, é, justamente, por meio do empreendedorismo que as mulheres conquistam cada vez mais lugares de destaque na sociedade, o aumento de renda, o empoderamento e a autorrealização.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
17 de Dezembro de 2025Sala do Empreendedor de Garibaldi conquista Selo Prata em avaliação nacional do Sebrae
SAIBA MAIS17 de Dezembro de 2025
Sala do Empreendedor de Caxias do Sul recebe Selo Prata Sebrae de Referência em Atendimento
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
17/10/2025 16:30
Primeira edição do Camaquã Summit movimenta negócios no sul do Estado
16/07/2025 10:00
Da tecnologia às pessoas, podcast do Sebrae RS traz tendências para o setor de alimentos e bebidas
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.