Loading SEBRAE

Mais buscados: Mei CREDITO Sei Boas Praticas CONSULTORIA

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Pesquisa revela perfil das empreendedoras gaúchas em 2024

Estudo do Sebrae RS apontou que 68% das mulheres pretendem expandir seus negócios neste ano

atualizado em: 07/03/24

Da Redação

COMPARTILHE

Realizada de 25 de janeiro a 9 de fevereiro de 2024, a Pesquisa de Empreendedorismo Feminino no RS entrevistou 734 mulheres e abordou: perfil das mulheres; perfil dos negócios; apoio/desafios; associativismo; crédito/financiamento; avaliação de 2023 e expectativas para 2024; além de jornada empreendedora. 

O estudo mostrou que, desde a pandemia de covid 19, o empreendedorismo feminino vem crescendo exponencialmente e que 46% dos negócios pesquisados têm entre 3 e 10 anos de existência. Os setores que possuem maior relevância são serviços (45%) e comércio (36%). Grande parte das empreendedoras têm ensino superior completo e a maioria pós-graduação, mestrado e / ou doutorado.  

Porém, abrir seu próprio negócio não é fácil, e requer uma rede de apoio para assim nascer um empreendimento de sucesso. A maioria (84%) são mulheres brancas e com idade entre 40 (33%) e 59 (22%) anos. Uma das ajudas mais recorrentes para que as entrevistadas conseguissem exercer suas funções como empreendedoras vieram de suas famílias e cônjuges (62%).    

“Os dados nos mostram de forma concreta o cenário do empreendedorismo feminino e nos subsidiam para que possamos elaborar estratégias e políticas públicas importantes no intuito de potencializar o ambiente empresarial. Esse conhecimento todo é fundamental para que pensemos em como maximizar o protagonismo feminino no mundo dos negócios e de forma mais inclusiva”, diz a Especialista em Inteligência de Negócios do Sebrae RS, Andreia Nascimento.  

O ano de 2023 e expectativas para 2024 

Para 56% das empreendedoras o ano de 2023 foi melhor que 2022. E, na expectativa de crescimento para 2024 o objetivo de 68% das mulheres é expandir seu negócio. Essa expansão ocorre principalmente nas áreas de marketing, criação de novos produtos e capacidade de atendimento. 

Desta pesquisa 41% das entrevistadas relataram ter passado por algum tipo de preconceito durante a jornada empreendedora por serem mulheres. Mas, é, justamente, por meio do empreendedorismo que as mulheres conquistam cada vez mais lugares de destaque na sociedade, o aumento de renda, o empoderamento e a autorrealização. 

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

12 de Abril de 2024

Projeto pioneiro de Educação de Jovens e Adultos em Lajeado promove formação empreendedora

SAIBA MAIS

 

12 de Abril de 2024

Desenvolvimento Sustentável: Turismo de Natureza em Triunfo avança com o Cidade Empreendedora

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 27/02/2024 16:18

Plano de Voo, do Sebrae RS, traz as principais tendências da NRF para o varejo

Sebrae RS Podcast 29/01/2024 10:00

Dicas de finanças para empresas é tema do podcast do Sebrae RS

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: