Mais buscados: MEI crEdito sei boas praticas Consultoria
Da Redação
Jaguari – O que existe de mais atualizado para promover o desenvolvimento no campo está à disposição dos produtores rurais. E uma das ferramentas para essa evolução chama-se PISA (Produção Integrada de Sistemas Agropecuários). O programa, viabilizado no Rio Grande do Sul por meio do Juntos para Competir (FARSUL, SENAR-RS e SEBRAE/RS), será apresentado a técnicos e produtores rurais de Jaguari e região nos dias 27 e 28 de julho. As inscrições gratuitas ocorrem até o dia 21 de julho e podem ser realizadas pelo telefone (55) 3223-2277.
O 1º Encontro Técnico em Produção Integrada de Sistemas Agropecuários ocorrerá no dia 27 de julho, das 13h30 às 20h, no Hotel Giardino Victtória, localizado na Rua Sete de Setembro, 550. A gestora de projetos da Regional Centro do SEBRAE/RS, Lidiane Soldatti, explica que esse evento é voltado para lideranças, parceiros dos projetos do PISA e profissionais que interagem diretamente com produtores rurais em assistência técnica e gerencial. Segundo ela, será uma oportunidade para apresentar o programa, sua metodologia e benefícios. “O PISA é uma ferramenta desenvolvida pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), com a coordenação técnica da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), com o objetivo de promover o desenvolvimento agropecuário sustentável no âmbito da microbacia hidrográfica”, informa a gestora.
A metodologia baseia-se na inovação do processo produtivo, a partir da recuperação da capacidade de produção dos solos, redução de custos de produção, aumento da rentabilidade e organização da capacidade produtiva. No Estado, 700 propriedades rurais já utilizam essa metodologia, sendo 132 na Região Centro. Esses produtores recebem acompanhamento técnico e gerencial de forma continuada durante o período de desenvolvimento.
O supervisor do SENAR-RS na Região Centro, Gilmar Desconzi, explica que o projeto é fundamentado no planejamento alimentar do gado, especialmente leiteiro, para o ano inteiro. “A partir de uma utilização racional das pastagens, consegue-se uma alimentação melhor, redução de custo e de mão de obra e aumento da produtividade”, destaca Desconzi. Outra vantagem é que ao trabalhar o planejamento dos pastos, os produtores acabem pensando o gerenciamento de toda a propriedade. “O PISA estimula a melhoria de gestão e também a reflexão sobre a sucessão, o que acaba influenciando na manutenção do jovem no campo”, observa o supervisor.
Dia de Campo na Chácara Dois Irmãos
É o que ocorreu com a família de João Tasquetto Baccin, da Chácara Dois Irmãos. A visita à sua propriedade faz parte do 1º Dia de Campo Regional do Pisa Centro, que será realizado no dia 28 de julho, a partir das 9h, na chácara localizada na Linha Chapadão, em Jaguari. O evento é voltado para técnicos e também para produtores rurais interessados em conhecer o exemplo de sucesso na região. “A Chácara Dois Irmãos é referência em diversificação produtiva e sucessão familiar”, observa Lidiane. A história começou na década de 50 com o casal Hermínio e Josephina Baccin.
Da lavoura de fumo inicial, conquistada com muito trabalho, hoje a propriedade tem 50 hectares e está nas mãos dos herdeiros João e Nerci e de seus filhos, e é exemplo de diversificação de culturas. “Eu cuido da criação das vacas leiteiras e do manejo das pastagens. Meu filho Alex é responsável pela plantação de morangos. Meu irmão Nerci toma conta das videiras e minha esposa Nilsa é encarregada da produção de doces”, detalha João Baccin. E essa organização e a diversificação foram resultado da participação no projeto. “Estamos sendo atendidos desde 2011 e, ao ingressar no PISA em 2013, tudo ficou ainda melhor: o manejo das pastagens, as videiras e a produção aumentou. Ou seja, melhorou o sistema de trabalho”, destaca o produtor.
Confira a programação dos dois eventos:
1º Encontro Técnico em Produção Integrada de Sistemas Agropecuários
Data: 27/07/2015
Local: Hotel Giardino Victtória – Rua Sete de Setembro, 550, Jaguari/RS
Palestrante: Adilson Reinaldo Kososki, Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA)
Palestrante: Dr. Paulo César de Faccio Carvalho, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
Palestrante: Dr. Anibal de Moraes, Universidade Federal do Paraná (UFPR)
Palestrante: Genuir Stefanello – Presidente do CTG Alto Uruguai
Palestrante: Edson Bagolin – Secretário de Agricultura e Meio Ambiente da Prefeitura de São Sepé
Moderador: Ana Carolina Cittolin, SEBRAE/RS
1º Dia de Campo Regional do Pisa Centro
Data: 28/07/2015
Local: Chácara Dois Irmãos – Linha Chapadão, Jaguari/RS
Público-alvo: Produtores rurais das diversas regiões do Estado e técnicos
Estação 1 – Estrutura da Propriedade e Fruticultura
Estação 2 – Produção Leiteira
Estação 3 – Agroindústria
Estação 4 – Gestão e Sucessão Familiar
Siga o SEBRAE RS
Notícias
17 de Julho de 2025Salas do Empreendedor da Região Noroeste superam 33 mil atendimentos no 1º semestre de 2025
SAIBA MAIS17 de Julho de 2025
Sebrae RS lança programa para impulsionar vendas de startups no estado
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
Da tecnologia às pessoas, podcast do Sebrae RS traz tendências para o setor de alimentos e bebidas
Missão do Sebrae RS leva empresários gaúchos para a maior feira de alimentos e bebidas do mundo em Chicago, a NRA Show 2025 (versão longa)
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.