
Mais buscados: MeI CREDITO Sei BOAS Praticas consultoria

Da Redação
A 41ª edição da Pesquisa de Monitoramento dos Pequenos Negócios do Sebrae RS revelou que entre os principais obstáculos apontados pelos empreendedores do Estado no último bimestre está o planejamento do negócio, que lidera com 66% das menções, seguido pelo controle financeiro (28%), falta de mão de obra qualificada (27%) e a busca por recursos financeiros (26%).
O levantamento foi realizado entre 5 e 23 de março com 373 clientes do Sebrae RS atendidos nos meses de janeiro a fevereiro de 2025. O nível de confiança da pesquisa é de 95% e a margem de erro é de 5%.
A pesquisa também trouxe um panorama sobre o desempenho dos negócios no período. Para 42% dos entrevistados, o faturamento permaneceu estável, enquanto 22% registraram crescimento. No entanto, 36% dos empreendedores relataram queda no faturamento, sendo que, entre esses, 76% indicaram reduções de até 50%.
“A Pesquisa de Monitoramento dos Pequenos Negócios desempenha papel importante ao abordar questões que impactam diretamente os negócios. Além de mapear os desafios enfrentados pelos empreendedores, fornece dados valiosos para o desenvolvimento de estratégias e soluções alinhadas às necessidades dos empresários. Os resultados desta edição, por exemplo, podem direcionar programas de apoio a outras iniciativas para o fortalecimento dos pequenos negócios, promovendo o crescimento econômico, a inovação e a resiliência em um mercado em constante transformação”, destaca Andreia Cristine Gratsch do Nascimento, da área de gestão estratégica e orçamentária do Sebrae RS e responsável pela Pesquisa.
Geração de empregos e controle de custos
No que diz respeito à geração de empregos, os números se mostraram relativamente estáveis: 65% dos empresários mantiveram o número de colaboradores, 22% reduziram a ocupação e 13% aumentaram seu quadro de funcionários.
Outro ponto relevante da pesquisa foi o controle de custos. Enquanto 44% dos empresários afirmaram acompanhar detalhadamente os impactos financeiros dos custos em seus negócios, 38% disseram ter apenas uma noção geral, sem um controle rigoroso. Ainda, 18% admitiram não controlar seus custos operacionais. Esses custos representam de 30% a 50% do faturamento para 33% dos entrevistados, sendo que 22% conseguem manter essa despesa abaixo dos 30%, enquanto 13% enfrentam custos superiores a 70%.
A busca por financiamento também foi analisada. No último bimestre, 25% dos entrevistados procuraram crédito, obtendo em média R$ 106,8 mil por empresa. Os principais motivos para essa busca foram o pagamento de dívidas, aquisição de máquinas e equipamentos, reformas estruturais e compra de estoque ou matéria-prima. Entre os que não buscaram financiamento, 36% afirmaram que não precisaram e 22% utilizaram recursos próprios.
Otimismo dos empresários
Apesar dos desafios, o otimismo ainda prevalece entre os empreendedores gaúchos. A pesquisa revelou que 62% estão confiantes na melhoria do seu setor de atuação, enquanto 48% acreditam na recuperação da economia estadual. Além disso, metade dos empresários planeja expandir suas atividades nos próximos dois meses, enquanto 43% pretendem manter a operação atual.
A expectativa de aumento na geração de empregos foi apontada por 37% dos entrevistados, embora 42% prefiram manter a atual ocupação. Em relação ao financiamento, 30% pretendem buscar crédito no próximo bimestre para atender demandas como capital de giro, aquisição de equipamentos, reformas, pagamento de dívidas e investimentos em inovação e energias renováveis.
Com esse panorama, a pesquisa do Sebrae RS reforça a importância de estratégias sólidas para o fortalecimento dos pequenos negócios no estado, garantindo sua sustentabilidade e crescimento mesmo diante de desafios expressivos.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
12 de Dezembro de 20254 Salas do Empreendedor da região dos Vales recebem certificação de selo de referência em atendimento
SAIBA MAIS12 de Dezembro de 2025
Com atuação em mais de 50 municípios, Programa Cidade Empreendedora fortalece a retomada econômica do RS em 2025
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
17/10/2025 16:30
Primeira edição do Camaquã Summit movimenta negócios no sul do Estado
16/07/2025 10:00
Da tecnologia às pessoas, podcast do Sebrae RS traz tendências para o setor de alimentos e bebidas
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.