
Mais buscados: MEI Credito sei boas Praticas consultoria

Da Redação
Um dos segmentos mais impactados pelo distanciamento social imposto pela pandemia, o turismo já dá demonstrações de que está vencendo este desafio. “Desde o dia 18 de março estamos trabalhando firmes e a cada dia mais unidos, para ofertar produtos seguros, sustentáveis, saudáveis e solidários na Costa Doce Gaúcha”, afirma a gestora do Projeto Coopergov pelo Sebrae RS, Jussara Cruz Argoud. Novos roteiros, novas formas de se aventurar começaram a ser pensados e planejados para oferecer atividades de turismo com segurança, cumprindo todos os protocolos de distanciamento social para preservar a saúde de visitantes e da comunidade. “Queremos oferecer a oportunidade do contato com a nossa cultura, natureza e respeitando a limitação de público”, destaca Jussara.

Museu Histórico do Laranjal
Para tanto, foi elaborado um Planejamento Estratégico Emergencial para retomada do Turismo da região Costa Doce Gaúcha – Extremo Sul do Brasil, com metodologia participativa e integrada. O trabalho foi realizado com reuniões virtuais com a participação da governança do turismo da região, empreendedores e parceiros. “Mesmo a distância, não ficamos distantes, nos unimos para a construção de algo maior que é o planejamento de ações que nos ajudem a superar este momento de pandemia e logo que tudo passar, já estaremos preparados para receber os turistas que virão para esta região que pode oferecer um destino, sustentável, seguro, saudável e solidário”, afirma Jussara. Com esta ação, nos territórios denominados Vida na Lagoa, Meu Pago, Pelotas Criativa e Costa do Mar da Costa Doce Gaúcha, o turista terá momentos inspiradores em contato com a natureza e com a cultura local.
Um dos resultados do planejamento é um evento inédito que está em preparação para a Semana Farroupilha, em setembro. A secretária de Turismo, Desporto e Cultura de Guaíba e coordenadora da Governança Regional de Turismo da Costa Doce Gaúcha, Cláudia Mara Borges, conta que a ideia é realizar gravações nos prédios históricos que estão no contexto da Revolução Farroupilha, criando um evento virtual que contará com música, shows, gastronomia, história e turismo em um único projeto. “Queremos deixar um legado pós-pandemia, tendo em vista o formato de apresentar a Região”, afirma. O projeto está em fase de aprovação e envolverá os municípios de Guaíba, Barra do Ribeiro, Cristal, São Lourenço, Rio Grande, Pelotas, Jaguarão e Piratini, como cidades anfitriãs, e artistas convidados das demais cidades que compõe a região.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
12 de Dezembro de 20254 Salas do Empreendedor da região dos Vales recebem certificação de selo de referência em atendimento
SAIBA MAIS12 de Dezembro de 2025
Com atuação em mais de 50 municípios, Programa Cidade Empreendedora fortalece a retomada econômica do RS em 2025
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
17/10/2025 16:30
Primeira edição do Camaquã Summit movimenta negócios no sul do Estado
16/07/2025 10:00
Da tecnologia às pessoas, podcast do Sebrae RS traz tendências para o setor de alimentos e bebidas
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.