Loading SEBRAE

Mais buscados: mei CREDITO Sei BOAS PRATICAS CONSULTORIA

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Plano de retomada econômica para municípios afetados pelas enchentes no Vale do Taquari entra em nova fase

atualizado em: 18/03/24

Da Redação

COMPARTILHE

Sebrae apresenta diagnóstico de repasses financeiros, que marca nova fase do plano, visando impulsionar a recuperação econômica de municípios atingidos.

Na última terça-feira (12/03), o Sebrae RS promoveu uma reunião com os oito municípios participantes do Plano de Retomada Econômica na região dos Vales. Muçum, Encantado, Roca Sales, Arroio do Meio, Lajeado, Cruzeiro do Sul, Estrela e Colinas. Neste encontro, foi entregue aos participantes um diagnóstico detalhado dos repasses financeiros aos municípios, fornecendo um panorama abrangente das fontes de auxílio disponíveis.

O diagnóstico apresentado incluiu um relatório oficial dos danos registrados nos órgãos estaduais e federais, além de informações sobre repasses federais diretos aos municípios e cidadãos, financiamentos externos e uma lista de contatos para acesso a esses recursos.

Essas informações constituem a base para que os municípios possam revisar os recursos já acessados e identificar oportunidades de acesso a recursos ainda disponíveis. Esta etapa marca um avanço significativo do plano de retomada econômica, que já está em vigor desde o início deste ano e visa impulsionar a recuperação econômica e o desenvolvimento sustentável da região diante das adversidades enfrentadas.

O prefeito Amilton Fontana de Roca Sales fala sobre a retomada econômica em oito municípios da região, destacando a necessidade de organização, alinhamento com os governos estadual e federal, e a importância do apoio da entidade Sicredi. Ele enfatiza que esse trabalho é essencial para identificar onde é preciso melhorar, avançar e buscar os recursos necessários para recuperar os municípios.

Segundo Alexandre Schmitt, Analista Territorial do Sebrae RS, o relatório busca fornecer um panorama atualizado dos municípios, utilizando informações de vários ministérios. Seu objetivo é permitir que cada cidade avalie os esforços realizados e em andamento para sua recuperação econômica, além de incentivar novas ações. Entre os Ministérios consultados temos o da Integração e Desenvolvimento Regional, Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Defesa, Cidade, Saúde e Transporte. Um desafio comum identificado entre os municípios é a falta de estrutura física e de pessoal para lidar com projetos de captação de recursos. O relatório visa concentrar os esforços disponíveis para melhor aproveitar essa estrutura limita.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

12 de Abril de 2024

Projeto pioneiro de Educação de Jovens e Adultos em Lajeado promove formação empreendedora

SAIBA MAIS

 

12 de Abril de 2024

Desenvolvimento Sustentável: Turismo de Natureza em Triunfo avança com o Cidade Empreendedora

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 27/02/2024 16:18

Plano de Voo, do Sebrae RS, traz as principais tendências da NRF para o varejo

Sebrae RS Podcast 29/01/2024 10:00

Dicas de finanças para empresas é tema do podcast do Sebrae RS

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: